Prepare-se para pegar muito calor e sol durante a sua estadia na capital piauiense! Com clima tropical quente, a cidade não reserva períodos frescos para o turista. Durante os meses do verão, as temperaturas mínimas não costumam cair para menos de 28•C, enquanto as máximas facilmente alcançam os 40•C! Já no inverno, que compreende os meses mais frios do ano, os termômetros marcam entre 26•C e 34•C, nada muito diferente da época mais abafada!
O que vai realmente impactar sua viagem é outro fator, as chuvas. De dezembro a maio acontece a temporada das tempestades em Teresina. Portanto, os níveis pluviométricos estão altíssimos, com muitas chances de seus passeios irem por água abaixo, literalmente. Se só puder viajar nesse período, opte por dezembro ou final de maio, quando as taxas ainda estão altas, mas não tão apavorantes quanto nos demais meses.
Em contrapartida, entre junho e novembro acontece a temporada das secas. Nesses meses as taxas de chuvas são baixíssimas, portanto, o turista pode aproveitar seu tour despreocupado. Se conseguir, viaje nos meses de junho, julho e agosto, que possuem temperaturas não tão agressivas e poucas pancadas de chuvas. Mesmo que as condições ainda sejam impactantes, essa é a melhor opção para o turista.
De qualquer forma, por apresentar temperaturas médias mais elevadas do que grande parte das capitais brasileiras, o viajante deve sair de casa preparado. Leve roupas leves e muito protetor solar, pois por mais que a cidade não tenha praias, você irá precisar de proteção extra durante sua estadia!