A grande maioria dos turistas que visita a cidade paranaense tem como objetivo fazer negócios por lá. Nesse caso não há melhor época do ano: o período ideal será aquele que compreender a sua reunião, evento ou compromisso na cidade. Agora para quem pretende conhecer Londrina como turista, as restrições são um pouco maiores – especialmente para aqueles que pretendem fazer trilhas e querem tomar banho em cachoeiras presentes nos arredores da cidade. Nesses casos, a melhor escolha são os meses de março, abril, setembro e novembro, quando as temperaturas estão indo de amenas para quentes e não há grandes riscos de precipitações.
Os meses mais abafados do ano são janeiro e fevereiro, mas eles são também os mais chuvosos. Com índices pluviométricos entre 50mm e 60mm ao mês, os períodos podem ser perigosos para quem quer fazer passeios ao ar livre sem ser surpreendido por pancadas de chuvas de verão.
Vale lembrar que a temporada quente em Londrina é longa e dura mais de seis meses, enquanto o frio não se estende nem por um trimestre. Os períodos mais “gelados” são maio, junho e julho, com mínimas na casa dos 13•C e 14•C e máximas entre 24•C e 25•C. Agosto ainda está friozinho com termômetros que variam entre 14•C e 27•C.
Outro ponto marcante do local é o clima encoberto. Essa foi a razão de os ingleses que moravam na região darem o nome de Londrina à cidade. Com lembranças da névoa tão característica de Londres, os habitantes europeus encontraram no Brasil um lugar para remeter à sua terra natal. Inclusive, as nuvens são tão recorrentes por lá que são presença garantida durante 7 dos 12 meses do ano!