Com uma cor de mar que varia entre os tons de azul e verde, praias com areia branca, cercadas pela Mata Atlântica, em Ilha Grande, o que não falta são cenários paradisíacos, dignos de cartões postais. Com 193 quilômetros de área cercada por praias e muita mata, a aproximado uma hora e meia de barco do continente, a Ilha Grande é a maior ilha de Angra, aí está a origem do nome, e conta diversas opções de hospedagens, restaurantes e infraestrutura para os turistas (foi se o tempo em que não havia infraestrutura na ilha), ali dá pra ficar dias descansando, sem vontade de voltar pra casa.
Até o final do século passado, a ilha era frequentada apenas por prisioneiros e aventureiros, mas com a desativação do presídio, em 1994, não demorou para que Ilha Grande se tornasse um destino desejado inclusive pela alta sociedade.
A Vila do Abraão é o principal povoado da ilha, com cerca de 3 mil moradores.
A Praia de Lopes Mendes é uma das mais procuradas e possui além de areia branquinha, um mar dividido entre trechos calmos para mergulhar e trechos agitados para surfar. Está frequentemente na lista das praias mais bonitas do Brasil, então vale a pena ir até lá e ter sua opinião sobre a beleza da praia. Barcos são proibidos de atracar por lá, eles chegam somente até a Praia dos Mangues, aí depois são mais 20 minutos de caminhada.
A Praia do Cachadaço é minúscula, com apenas 50 metros e cercada por dois costões que protegem o mar formando uma baía. Não é bem uma praia deserta, principalmente durante feriados e meses de verão, mas é bem mais tranquila comparando com outras praias. Para chegar até ela, somente por trilha, ou então, de lancha na volta do passeio que faz a volta nas ilhas.
A Praia do Aventureiro está entre as mais bonitas, com areia clara e mar agitado, é muito frequentada por surfistas, além de turistas. A praia está incluída no passeio que faz o roteiro de volta nas ilhas, por isso sempre há muita gente. Para aproveitar melhor, tente ir bem cedo ou no final do dia. Um coqueiro deitado é uma espécie de símbolo da praia, que fica em uma área de proteção ambiental, então não há infraestrutura como pousadas ou restaurantes, para quem quiser se hospedar na praia, a opção é ficar na casa dos moradores que alugam quartos ou campings.
Barco é o principal meio de transporte em Ilha Grande, que irá te levar para os passeios mais interessantes como conhecer ilhas desertas, ilhas badaladas, ilhas grandes, ilhas pequenas e passear ao redor de todo tipo de ilha sentindo o vento e o sol batendo no rosto. A Ilha da Gipóia é a segunda maior ilha de Angra, e como não poderia deixar de ser, é cercada por praias lindas, algumas com mar calmo e outras com mar agitado. As Botinas são duas ilhotas cercadas por águas transparentes, parecem irmãs gêmeas. Com um mar bem calminho, é um ótimo ponto para mergulho. A ilha de Itanhangá é muito frequentada durante a noite devido às festas que acontecem por ali, mas quem quiser conhecê-la de dia, na ilha há trilhas, mirante e praias bonitas.
Para quem gosta de fazer trilhas, na Ilha Grande há trilhas imperdíveis, afinal a paisagem em volta ajuda a completar o visual. Muitas praias podem ser acessadas por trilhas, barco é sempre a maneira mais fácil e rápida, mas se a intenção é suar um pouco e caminhar em meio à mata, as trilhas são a melhor maneira de conhecer as praias da região. Na Ilha Grande por exemplo há mapas com as trilhas, placas mostrando a rota e o tempo de percurso, tudo muito bem explicado e organizado. Há trilhas para todos os níveis e pra quem gosta de um contato direto com a natureza, esse é o caminho.
Se você por acaso cansar de água salgada, não se preocupe, cachoeiras também fazem parte das atrações. A Cachoeira da Feiticeira está entre os passeios preferidos. Com uma queda de 12 metros de altura e um poço para se refrescar, a cachoeira é acessada por uma trilha com 3 horas de duração. Não é das mais fáceis, mas quando chega a cachoeira compensa o esforço. Uma alternativa é fazer uma trilha a partir da Praia da Feiticeira que tem apenas meia hora de duração.