Foi-se o tempo em que para comer bem em Ilha Grande tinha que ir até os restaurantes de Angra, no continente. Hoje em dia há estabelecimentos dos mais simples aos mais refinados, alguns especializados em PFs e outros especializados em pratos mais elaborados.
Por ser uma ilha, como já era de se imaginar, é um local onde a culinária é baseada principalmente na utilização de frutos do mar como camarões, lulas, lagostas e peixes frescos. Acrescente legumes, verduras e até frutas como a banana que está presente em muitos pratos, e teremos uma comida típica da Ilha Grande e região, sendo o Peixe com banana o prato mais tradicional da ilha. Mas também não pense que todos os restaurantes oferecem somente frutos do mar, há inclusive restaurantes especializados em comidas de outros países como restaurante de churrasco argentino e restaurante árabe.
Durante o dia é comum que muita gente coma qualquer coisa durante os passeios sem se importar muito com o que vai comer, afinal o que todos mais querem é aproveitar o que Ilha Grande tem de melhor, o mar e as praias. Mas depois de passear bastante é hora de se alimentar bem, então o jantar acaba sendo a refeição mais importante do dia. E já que o jantar é tão importante, é bom escolher bem onde comer.
A maioria dos restaurantes fica localizado na Vila do Abraão, alguns muito bem decorados, outros com música ao vivo, alguns de frente para o mar, e alguns com cardápios variados, inclusive o cardápio de bebidas, com cervejas especiais e vinhos. Os valores variam de acordo com o tipo do estabelecimento, sendo que há valores para todos os bolsos e dá para comer bem pagando pouco.
O restaurante Rei da Muqueca, fica na Vila do Abraão e não oferece somente moqueca como diz o nome, é também um bom restaurante para comer carnes e churrasco. Fica próximo da estação onde chegam os barcos, um local onde desembarca muita gente e para quem chegar na ilha e já quiser experimentar um de seus pratos, será um bom começo de viagem.
O Café do Mar é um restaurante de churrasco argentino que fica à beira da Praia do Canto e não vende somente carne vermelha, lá também tem peixes. As mesas ficam ao pé de uma grande árvore, em um ótimo ambiente que não dá nem vontade de ir embora. Experimente também as caipirinhas com frutas da estação e aproveite o jantar.
O restaurante Pé na Areia é considerado um dos mais charmosos da ilha, com guarda-chuvas coloridos decorando o ambiente, fica difícil não querer jantar ali ao menos uma noite. Com cervejas de qualidade e um cardápio variado, o preço acaba sendo um pouco acima da média, mas pelo ambiente vale experimentar.
O restaurante Lonier abre para o almoço e jantar, e leva o mesmo nome de uma pousada que também fica na Vila do Abraão. Com mesas na areia e vista para o mar, possui um ótimo custo/benefício.
O restaurante Lua e Mar é simples, mas é um dos mais tradicionais de Ilha Grande, especializado em frutos do mar e de frente para o mar. É um ótimo local para provar o prato típico que é o peixe com banana. De dia você come nas mesas colocadas à sombra embaixo de uma amendoeira, e de noite você come no mesmo lugar, porém à luz de velas.