A queridinha da Região dos Lagos faz jus a sua fama internacional. Com um litoral recortado, repleto de praias, uma mais bonita que a outra, Búzios consegue atrair visitantes durante o ano inteiro. A maior responsável por essa fama toda é a atriz francesa Brigitte Bardot que depois de conhecer Búzios, no ano de 1964, fez com que a antiga vila de pescadores se tornasse um balneário descolado e frequentado por turistas do mundo todo. Não à toa, a musa internacional foi escolhida para dar nome a uma das ruas mais importantes da cidade, a Orla Bardot que junto com a Rua das Pedras formam um dos metros quadrados mais disputados do estado do Rio de Janeiro, principalmente durante os meses de verão.
E para curtir mais o que a cidade tem de melhor, a seguir algumas sugestões de passeios:
Óbvio, mas o que atrai tanta gente a Búzios são as praias, com um litoral recortado, tem uma mais bonita que a outra, ao todo são 24 praias para turista nenhum botar defeito, sendo que as mais concorridas são:
Azeda e Azedinha - frequentada por moradores, a dupla de praias têm águas transparentes e calmas, perfeitas para um banho de mar. São próximas ao centro, por isso durante período de alta temporada costumam ficar bem cheias.
Praia da Ferradura - praia onde a atração principal é praticar esportes aquáticos: stand up paddle, caiaque e pedalinho são algumas opções. A cor do mar não é das mais bonitas, mas ninguém parece se importar com isso. É muito frequentada por famílias.
Geribá - praia da galerinha mais jovem, onde há aulas de surf para garotada. O mar não é calminho, muito pelo contrário, há ondas fortes, por isso atrai muitos surfistas.
João Fernandes - praia com pousadas e restaurantes, é a preferida de estrangeiros, mais especificamente dos argentinos.
Caravelas - fica na estrada em direção a Cabo Frio, em uma área de preservação ambiental.
Praia da Tartaruga - próxima ao centro, é cercada por matas e piscinas naturais. No fim de tarde, a praia consegue ficar ainda mais bonita quando o sol se põe.
Praia Brava - como o próprio nome diz a praia é brava mesmo, com ondas fortes. É frequentada por surfistas e por quem gosta (e pode pagar) de clubs de praia, com bons comes e bebes.
Praia do Forno - pequena e próxima ao centro, tem areia de tom avermelhado. De mar calmo, normalmente é menos frequentada que as outras praias.
Olho de Boi - acessível por uma trilha íngreme a partir da Praia Brava, é uma praia naturista e mais reservada.
Praia de Tucuns - fica mais afastada do centro, é tranquila e com uma longa faixa de areia. Com ondas fortes e mar aberto, é bastante procurada para prática de surfe.
Praia de Manguinhos - com mar calmo e bons ventos, a combinação atrai muitos praticantes de esportes como vela, widsurf e kitesurf.
Ainda falando em praias, passear de barco em Búzios é um tour bem concorrido. Seja qual for o tipo da embarcação (escuna, lancha ou catamarã), escolha a que melhor combina com você e aproveite um dos dias conhecendo as praias de outro ângulo. As escunas são bem animadas, com bastante gente e música alta, já um passeio feito em uma embarcação de pequeno porte é mais reservado e pode ser feito ao gosto do cliente.
Caminhar pela Rua das Pedras e pela Orla Bardot, seja para sair pra jantar, para compras, paquera, ver e ser visto, tomar um sorvete, motivos não faltam para caminhar principalmente no final do dia nas ruas mais movimentadas da cidade. O movimento costuma sempre ser intenso, principalmente se for em períodos de alta de temporada como verão e feriados, aí a noite cai e fica mais difícil conseguir caminhar.
Para quem gosta de sair pra dançar ou baladas, Búzios não deixa nada a desejar. A noite é bem animada, há desde barzinhos com música ao vivo até baladas mais “fortes” em danceterias como por exemplo a Privilége e Pachá.
Em uma cidade tão badalada as lojas acompanham a fama e deixam o turista com vontade de gastar. Na Rua das Pedras e na Orla Bardot se concentram lojas de grifes mais populares, ateliês de artistas locais e lojas de artesanatos, tem diversas opções, a maioria de muito bom gosto. Muitas lojas fecham no período da manhã, porém ficam abertas até altas horas.
Se Brigitte Bardot se encantou com Búzios há mais de cinquenta anos quando a cidade era praticamente selvagem, imagina hoje em dia, com toda infraestrutura de pousadas e restaurantes para lá de charmosos o que ela iria achar, é por isso que tantas pessoas chegam e não saem mais, realmente vale a pena conhecer!