No verão é quando tudo acontece em Balneário Camboriú. O sol permite que o turista aproveite bastante as praias, além de ser nessa época do ano que as festas e casas noturnas estão a todo vapor. Por essa razão, esse é o período que os jovens dominam a cidade. Isso porque além de aproveitar as belezas naturais da região, o viajante pode contar também com uma ótima vida noturna. Isso, no entanto, tem um preço. Entre dezembro e fevereiro, ou seja, nos meses da alta temporada, os valores estão mais salgados, o trânsito fica caótico e as acomodações esgotam com facilidade. Natal, Ano Novo e Carnaval são datas comemorativas em que a cidade está especialmente lotada, portanto evite essas ocasiões se possível.
Caso a sua intenção seja ir em família, casal ou em um grupo de amigos que não busca badalação, você pode optar por meses da primavera ou outono. Isso porque em alguns deles a temperatura ainda está boa para curtir as praias, enquanto os preços estão bem mais acessíveis. Março, abril, outubro e novembro são boas pedidas nesse sentido.
Os meses de inverno são bastante frios por lá. Portanto, evite esse período se não quiser ter a sua viagem atrapalhada pelas condições climáticas. No auge de julho e agosto os termômetros podem ficar muitas vezes negativos e a temperatura média não vai muito além dos 15•C. Como Balneário Camboriú é uma cidade de praias, ir ao inverno para lá impossibilita que o turista aproveite o que a cidade tem de melhor.