Uma cidade litorânea, com 365 ilhas, como já era de se imagina é um local onde a culinária é baseada principalmente na utilização de frutos do mar como camarões, lulas, lagostas e peixes frescos. Acrescente legumes, verduras e até frutas como a banana que está presente em muitos pratos, e teremos uma comida típica angrense.
Foi-se o tempo em que não havia boas opções de restaurantes nas ilhas de Angra dos Reis, que para comer bem tinha que comer no continente. Hoje em dia há restaurantes dos mais simples aos mais refinados, seja no continente, na Ilha Grande ou em outras ilhas menores.
Durante o dia é comum que muita gente coma qualquer coisa durante os passeios sem se importar muito com o que vai comer, afinal o que todos mais querem é aproveitar o que Angra tem de melhor, o mar e as praias. Mas depois de passear bastante é hora de se alimentar bem, então o jantar acaba sendo a refeição mais importante do dia. E já que o jantar é tão importante, é bom escolher bem onde comer. Em Angra, no continente, os restaurantes estão concentrados no centro da cidade, já na Ilha Grande, a maioria dos restaurantes fica na Vila do Abraão.
O restaurante Samburá está em Angra a mais de 30 anos e possui um cardápio especializado em frutos do mar. Com duas unidades na cidade, é considerado um clássico local. A origem do seu nome vem de um cesto utilizado nos barcos para pegar camarões e outros frutos do mar, chamado de samburá.
O restaurante Calafate é indicado pelo Guia Quatro Rodas e o diferencial é que a comida é servida na varanda da casa do proprietário, de frente para o mar. Também não há cardápio fixo e normalmente os pratos são preparados com frutos do mar. Ligue antes de ir.
Para uma refeição mais leve e barata, a Dona Maria faz a melhor tapioca da região, bem no centro de Angra.
O restaurante Rei da Muqueca, fica na Vila do Abraão, Ilha Grande, e não oferece somente moqueca como diz o nome, é também um bom restaurante para comer carnes e churrasco. Fica próximo da estação onde chegam os barcos, um local onde desembarca muita gente e pra quem chegar na ilha e já quiser experimentar um de seus pratos, será um bom começo de viagem.
Para quem gosta de comida árabe ou para variar um pouco o cardápio, o Sam Restaurante Árabe é um restaurante mais simples e informal, mas com uma autêntica comida árabe. Os proprietários são imigrantes, ou seja, conhecem a culinária árabe. Fica no centro de Angra.
E já que o assunto é alimentação, vamos falar de uma cervejaria em Angra. A Mistura Clássica é uma cervejaria artesanal que possui outras filiais no estado do Rio de Janeiro, e em Angra está localizada de frente para o mar, na Marina Verolme. Além de experimentar as cervejas e provar alguns petiscos, é possível fazer um tour para conhecer o processo de fabricação da bebida.