Pesquise e compre sua passagem para Bruxelas

Aeroporto em Bruxelas

O Aeroporto de Bruxelas – Zaventem (BRU) é o principal hub aéreo da Bélgica, além de ser a base de operações da Brussels Airlines. Localizado a 12km a noroeste da capital belga, o complexo aeroportuário transporta anualmente mais de 20 milhões de passageiros. Equipado com um único terminal e três pistas (de 3,6km, 3,2km e 2,9km de extensão), o local possui conexão direta com diversos lugares do mundo, mas não com o Brasil. Para quem parte de solo nacional é necessário fazer ao menos uma conexão para chegar lá, principalmente em outras cidades do Velho Mundo (como Paris).

O hub aéreo conta ainda com lojas, restaurantes, bares, além de wi-fi ilimitado. Outra facilidade do local é a conexão rápida com diversos pontos de Bruxelas. Inclusive, para ir até o centro da cidade, o turista tem algumas possibilidades. O trem possui um bom custo-benefício e faz o trajeto em cerca de 20 minutos. Para utilizar o meio de transporte, o passageiro deverá ir para o primeiro subsolo do aeroporto. O valor da passagem é 9 euros em dias úteis e 15,40 aos finais de semana. Os ônibus também despontam com boas pedidas. Enquanto a empresa De Lijn vai para o centro de Bruxelas, a STIB vai para o Parlamento Europeu. Nesse caso, os trajetos duram cerca de 40 minutos. É possível ainda fazer o percurso por meio de transfers e táxis, sendo a corrida desse último em torno de 45 euros.

Já o Aeroporto de Bruxelas Sul – Charleroi (BSCA), fica mais distante, a cerca de 55 quilômetros da capital belga, e é conhecido por ser base de operações de empresas low cost, caso da Ryanair. Essa é uma opção para aqueles que já estão no Velho Mundo e querem visitar Bruxelas a preços mais módicos. Menor que o Aeroporto de Zaventem, o Charleroi transporta cerca de 7 milhões de passageiros anualmente e tem menos infraestrutura disponível.

Se esse hub aéreo for a sua opção, faça de tudo para não gastar muito até a sua hospedagem. Para fazer o percurso entre o aeroporto e o centro de Bruxelas, o turista poderá utilizar os serviços da Brussel City Shuttle ou da Fibco, uma vez que não há transporte público conectando o local à região central da capital belga. Com saídas de meia em meia hora, o valor da passagem fica entre 15 e 20 euros e a viagem dura cerca de 1 hora. Aqui os táxis não costumam ser uma opção, pois costumam custar cerca de 100 dólares até o centro, sendo o valor muitas vezes superior ao do ticket aéreo.