Tel Aviv é o centro ferroviário de Israel, portanto, o trem tem função crucial na cidade, transferindo a população para os arredores. Os ônibus municipais são rápidos, modernos e práticos, mas os sheruts são ainda mais baratos, um tipo de táxi compartilhado que também vai para os arredores.
Depois de já ter as dicas de como circular pela cidade, é hora de descobrir seus encantos. O distrito antigo é chamado de Old Jaffa, que tem 3 mil anos de história e está a 30 minutos a pé a partir do centro. A área, antes dominada por palestinos, reúne parte de sua cultura, com restaurantes árabes e a Mesquita Mahmudiya, construída em 1812, de onde se tem uma das melhores vistas da cidade.
Cafés, clubes, galerias, ateliê de artistas independentes e muitas outras atrações se encontram neste trecho. A cidade também está bem servida de alguns dos melhores museus do país. Para se aprofundar na arte local, visite o Arte de Tel Aviv, com mais de 20 mil desenhos e gravuras israelenses.
Os judeus têm sua história reunida no Museu da Diáspora, que narra a dispersão dos mesmos pelo mundo. O Museu Palmach é dedicado à história da força de ataque da elite da Hagana, que agia em defesa dos judeus.
Não deixe de reservar um espaço na agenda para conhecer a Hatachana Train Station, uma antiga estação de trem que fazia a ligação entre Tel-Aviv e Jerusalém. O espaço é hoje dedicado a ótimos restaurantes e tem um centro comercial que vale a visita. Outra região restaurada e cheia de opções bacanas é Sarona, antiga vila de templários transformada em um shopping a céu aberto, reunindo também boa gastronomia.
Um dos grandes atrativos de Tel Aviv são as praias e a orla, cheia de restaurantes. Animadas e democráticas, onde todos os tipos de público convivem em harmonia na areia branca e fina. O mar Mediterrâneo não possui ondas, mas é uma boa pedida nos dias quentes.
No Porto da cidade dá pra curtir o final de tarde tranquilamente, passeando no mercado gourmet ou comendo à beira-mar.
Com preços bem atraentes, as lojas são parada obrigatória para brasileiros. As ruas Ben Yehuda e Dizengoff são boas opções para compras, assim como a estação de trem Hatachana, o Mercado Árabe e o Mercado de Pulgas, cheios de variedade.