Uma cidade enorme, onde a distância entre as atrações turísticas é de assustar qualquer turista, onde a maioria da própria população não utiliza o transporte público, aí você logo pensa que é óbvio que alugar um carro é a melhor opção. Pode até ser, mas tudo vai depender do orçamento e do perfil de cada viajante.
Por muitos e muitos anos era quase impraticável ir a Los Angeles e não alugar um carro, mas hoje em dia, com o surgimento de aplicativos como o Uber e as linhas de ônibus que cobrem quase a cidade inteira, pode ser viável sim não alugar um carro em Los Angeles. Mas claro que alugar carro tem suas vantagens, e muitas. Começando pela liberdade de não depender de nenhuma condução, de ir e vir pra onde e quando quiser, de poder conhecer cidades vizinhas e lugares mais afastados. Depois Los Angeles não é uma cidade como Nova York, com muitas linhas de metrô, muito pelo contrário, há apenas seis linhas funcionando. E os ônibus, embora as linhas circulem praticamente por toda cidade, são sempre bem mais lentos, sem contar o tempo de espera nos pontos de ônibus.
Agora a grande desvantagem em alugar um carro em Los Angeles é o trânsito que é caótico, engarrafado, muito mesmo, principalmente nos horários de pico. Agora se você mora no Rio ou em São Paulo, talvez considere o trânsito de Los Angeles até tranquilo…
Mas se você não abre mão de alugar um carro, é bom saber que lá todos respeitam as regras de trânsito, e se caso alguém não respeitar, é no mínimo uma multa, com certeza. Você vai ver pessoas virando à direita mesmo com o sinal vermelho, mas isso pode ser feito, desde que claro, não tenha nenhuma placa dizendo o contrário ou tenha alguém atravessando a rua. As pistas chamadas de car pool lanes são para automóveis que levam no mínimo duas pessoas. Estacionamento não é um grande problema, afinal a cidade praticamente foi feita para carros. Há grandes estacionamentos por todos os lados e a preços não abusivos, principalmente quando comparado aos valores praticados em grandes cidades brasileiras. E antes de escolher o hotel, não esqueça de verificar se há estacionamento e se está incluído na diária.
Para quem optar por alugar um carro, não esqueça que o locatário e condutor do veículo deve possuir além do passaporte, a habilitação original, emitida no Brasil e válida. Mesmo para quem levar uma carteira de habilitação internacional, a carteira do Brasil também deve ser apresentada. E é recomendado confirmar todas as regras de locação com a locadora de veículos que escolher.