Os passeios e tours mais populares em Ottawa

Guia Ottawa

As opções de passeios para fazer em Ottawa vão depender muito da época da viagem. O inverno faz muito frio, chegando a nevar e a deixar a cidade bem bonita, mas não é a época ideal para caminhar e fazer passeios ao ar livre. Já o verão, não chega a fazer muito calor, mas é mais propício para realizar atividades ao ar livre.

A maioria das atrações está concentrada na região central, o que facilita a vida do turista, principalmente quando o tempo na cidade é curto. O Parliament Hill é considerado o ponto turístico mais importante de Ottawa, onde ficam os edifícios que fazem parte do parlamento do Canadá, incluindo também a Peace Tower, uma das construções mais altas da cidade, com mais de 92 metros de altura. Você pode subir nessa torre e ter uma bonita vista panorâmica de Ottawa, vale a pena a subida.

A maior e mais antiga igreja de Ottawa fica em Sussex Road, próxima do parlamento. A Catedral de Notre-Dame foi construída em 1841 e tem entrada gratuita, mas pra quem quiser, há também opções de tours guiados. 

Para comer ou provar alimentos típicos, vá até o ByWard Market, um dos maiores e mais antigos mercados do Canadá. O mercado é um local muito procurado tanto pelos moradores quanto por turistas, e não é à toa, afinal ali você encontra opções para um café da manhã, almoço ou jantar, há também desde restaurantes canadenses até restaurantes de cozinha internacional. Além de restaurantes, há bares, lojinhas, feira de artesanato e cafés, tem de tudo um pouco e com certeza agrada aos mais variados gostos.

E falando em comidas, o Canada Agriculture and Food Museum é um passeio para quem deseja conhecer mais sobre a origem dos alimentos. É um local onde há uma fazenda e um museu, com bastante espaço ao ar livre, onde estão os animais. É um passeio muito indicado para quem viaja com crianças, e de preferência em um dia de tempo bom para aproveitar melhor o passeio.

Outro passeio que não pode ficar de fora do roteiro em Ottawa é conhecer o Canal Rideau, um dos símbolos da cidade. O local é uma das áreas mais bonitas de Ottawa e é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. Com mais de 200 quilômetros de extensão, nas margens do canal você pode caminhar ou simplesmente sentar e descansar. No verão o canal fica cheio de gente aproveitando o dia, já no inverno o canal congela e se transforma na maior pista de patinação do mundo, com quase oito quilômetros. Ou seja, é um passeio que pode ser feito tanto no inverno como no verão!