Tiradentes é uma das menores cidades coloniais e mais bem preservadas do estado de Minas Gerais. Ela mescla um charme colonial com um cenário pitoresco. Suas casas antigas com portas e janelas coloridas estão cercadas por uma grande variedade de plantas, flores e montanhas, o que dá à Tiradentes um ar romântico e bucólico. O seu centro é compacto e super fotogênico!
A simpática cidade tem uma população de cerca de 6.000 pessoas e possui alguns belos exemplos de construções de 300 anos atrás, como a impressionante igreja Matriz, cheia de ouro! Também é bem conhecida entre os amantes da comida mineira por seu festival de gastronômico que acontece em agosto.
Para conhecer cada cantinho dessa charmosa cidade, não há segredo. Se perca por suas ladeiras de paralelepípedos e não tenha medo de explorar suas belas ruas sem mapas e roteiros. Esqueça o carro e faça tudo a pé, mas vá com calçados confortáveis. Uma dica é fazer um tour noturno, pois é quando a cidade está dormindo e você tem as ruas só para você. De noite, a cidade parece mais medieval.
Durante a semana, o vilarejo fica mais silencioso e tímido, mas aos finais de semana ganha vida com os turistas que vêm de várias partes para apreciar a paisagem, percorrer as ruelas de pedra, visitar lojas de antiguidades e se deliciar nas iguarias da cozinha mineira. Para curtir Tiradentes, não tenha pressa e apenas aprecie essa verdadeira viagem no tempo.
Para completar esse ambiente histórico, nos fins de semana, você pode fazer um passeio de a maria-fumaça, que sai da cidade vizinha de São João del Rei duas vezes ao dia, uma às 10h e outra às 15h. A viagem de 35 minutos é uma ótima maneira de chegar à Tiradentes em estilo "vintage" e já ir se acostumando com o clima de Brasil Colônia.
Como todo centro histórico, você encontra principalmente igrejas para conhecer. Não deixe de apreciar a majestosidade da Igreja de Santo Antônio, conhecida como Igreja Matriz, no final da Rua da Câmara. Construída em 1732, por fora é bastante modesta e alegre, mas seu interior totalmente folhado a ouro não se vê em outra igreja no Brasil. Outra igreja que vale a visita é a São Francisco de Paula, que por estar em um morro, possui a vista mais bonita de Tiradentes e um por do sol de tirar o fôlego!
Apesar de ser uma cidade pequena, Tiradentes possui alguns museus interessantes e que são uma ótima opção principalmente em dias de chuva, como o Museu da Liturgia, com um acervo de mais de 420 peças sacras dos séculos XVIII a XX. É o único museu do tipo na América Latina. Você também pode visitar o museu Casa do Padre Toledo, um dos bens culturais mais preciosos construídos no século XVIII. Ali morou Tiradentes e também serviu de ponto de encontro para a revolução.
Na Rua Direita, além de boas opções de restaurantes, há outro museu, o Museu de Sant’Ana, que funciona na antiga cadeia pública. Em frente ao museu, você vê uma rua que leva à igrejas mais antiga da cidade, a de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, que foi construída por escravos.
No Largo das Forras você encontra mais movimento, pois é onde se concentram muitos restaurantes, pousadas e charretes que realizam passeios turísticos. Se você estiver cansado de caminhar, não puder andar muito ou apenas se quiser um passeio diferente, esta é uma boa alternativa para conhecer a cidade de forma confortável.
Um outro ponto bastante bonito da cidade é o Chafariz de São José, onde há mata ao redor. O chafariz em si teve bastante importância na época de Brasil Colônia, pois foi a principal fonte de água da cidade. E se você gosta de aventura, é ali mesmo que se inicia a trilha do Bosque Mãe d’Água, uma reserva florestal localizada ao pé da Serra de São José!