A cidade do litoral catarinense tem ganhado cada vez mais interesse quando o assunto é onde passar as férias de verão. Alguns dos motivos para isso são os seus 12km de orla marítima coberta por vegetação nativa, além da vida noturna agitada e da gastronomia bem desenvolvida. A região também é muito indicada para os amantes dos esportes aquáticos e terrestres, uma vez que suas águas agitadas convidam ao surfe enquanto as extensas faixas de areia permitem a prática de caminhadas, do vôlei e do futebol. Para fazer um reconhecimento de território, comece com um passeio pela Avenida Beira-Mar, que conta com calçadão, deck e ciclovia iluminada. É nessa via que está uma das praças mais visitadas da cidade, a Praça Nino Orlando Ferreira, que disponibiliza mirante de frente para o mar, academia de ginástica, parque infantil, quadra esportiva e passarela ecológica.
Por todos esses atrativos, o local é perfeito para férias em família ou com amigos. Para quem quer mais badalação, a Praia do Gravatá é point certo. Indicado para adeptos do surfe, o local é ainda o mais agitado da cidade, com diversos bares, restaurantes, quiosques, casas noturnas e lojinhas. É nessa praia que tem ainda a Pedra da Miraguaia, que garante uma das visões mais incríveis da cidade e atrai apreciadores da pesca de arremesso durante o ano todo (afinal, o lugar é um viveiro natural de mariscos!).
Outras praias que merecem serem colocadas no roteiro são a Praia de Navegantes (ou Praia Central) e a Praia do Pontal, que dividem a mesma faixa de areia. Também indicadas para os adeptos do surfe e do bodyboard, as localidades contam ainda com boa infraestrutura e opções de hospedagem. Já a Meia Praia é uma opção para quem quer relaxar, caminhar e ter momentos agradáveis com a família. Com uma extensa faixa de areia, o local é muito requisitado por veranistas que querem praticar esportes como o vôlei e o futebol.
Agora se tem um monumento que é famoso por lá é o Farol da Barra. Construído em 1930, o local fica na foz do Rio Itajaí-Açu, indicando a entrada do píer e do porto. Inclusive, o Píer Turístico permite uma visão incrível do rio, além de contar com uma rampa de atracação para pequenas embarcações. Ainda na região está o terminal de Ferry Boat, que faz a travessia de Navegantes para Itajaí. Se puder, conheça todos os pontos dessa área perto do pôr do sol, assim você ainda será brindado com esse espetáculo da natureza nas suas fotos.
Agora se você gosta mesmo de ecoturismo, não deixe de visitar o Morro da Pedra. Localizado no bairro de Escalvados, zona rural da cidade, o local é perfeito para quem quer pular de asa delta ou parapente. Não é de se admirar, portanto, que a atração turística garanta uma das mais belas visões panorâmicas da região!
Mas se você é fã mesmo de religião, o ponto mais imperdível do município é o Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes (que inclui a igreja centenária e uma construção em formato de barco que abriga representações da padroeira). A Festa de Nossa Senhora dos Navegantes também é clássica. Reunindo dezenas de embarcações, a procissão fluvial consiste em barcos enfeitados com flores e balões que levam a imagem da santa por cerca de 5km do Rio Itajaí-Açu. Quem não está dentro das embarcações tem a chance de acompanhar a festa – que acontece em todo mês de fevereiro – das margens do rio. Já a Gruta de Nossa Senhora do Guadalupe fica no bairro de Pedreiras e conta com um altar que abriga a imagem da santa, além de fonte de água limpa e acesso por rampas para cadeirantes.