Vale a pena alugar um carro para ir ao Guarujá? Bem, se você quer explorar o município com mais flexibilidade, essa é a melhor forma. Além das praias urbanas, o município do litoral sul paulista conta também com algumas praias mais isoladas, que nem sempre contam com linhas de ônibus que garantem fácil acesso. Nesses casos, o melhor mesmo é ter um carro que te deixará em frente à trilha que desemboca nessas “praias secretas” e, portanto, permitirá conhecer nuances da urbe que não seriam tão fáceis de serem captadas para quem vai de transporte público.
Outro ponto favorável à escolha é o valor de investimento. Há companhias de aluguel de carros que cobram uma diária inferior a R$50 para o turista que pretende contar com um carro para desbravar a cidade praiana. Se você for com uma galera, esse valor acaba se tornando ainda mais irrisório frente aos benefícios que o carro poderá garantir à sua viagem. Além do mais, se você tiver um carro, poderá explorar outras cidades do litoral, como Santos, São Vicente, Bertioga, etc.
Inclusive, parte do passeio pode já começar no caminho. Tanto para quem está em Santos ou Bertioga, é necessário pegar uma balsa para chegar até o Guarujá. O trajeto é rápido, com apenas 15 minutos de duração, mas já garantirá um gostinho de viagem interessante para quem adentrar a balsa. Funcionando 24 horas por dia, o meio de locomoção permite que os turistas desliguem os seus veículos e apreciem a vista. É um ótimo momento para começar a sua sessão de fotos!
Para quem fará o aluguel do carro em São Paulo, as estradas que devem ser utilizadas são a Anchieta e Imigrantes, que fazem a ligação da maior cidade brasileira com os municípios litorâneos.
Para quem quer explorar mais o litoral paulista, uma boa alternativa é fazer um itinerário entre várias cidades da região. Partindo de São Paulo, a primeira parada deve acontecer em Santos, que fica a 80km do ponto de partida. De lá, o turista poderá pegar a balsa e andar mais 10km até o Guarujá, onde aproveitará um dos destinos mais disputados do verão. Seguindo pela BR-101, o viajante deverá percorrer mais 50 minutos de estrada até chegar a Bertioga, a primeira praia do litoral norte. A 89km de lá fica São Sebastião, o município badalado de praias como Maresias e Juquehy. De lá é um pulinho até pegar a balsa para Ilhabela, que tem nada menos que 130km de costa e 42 praias. Ainda é possível inserir Caraguatatuba e Ubatuba no roteiro, então certamente alugar um carro é uma ótima opção para quem quer conhecer mais o litoral paulista.