Conhecida por muitos por sediar a grande festa da Oktoberfest, Blumenau ganhou também o título de Capital brasileira da Cerveja, o que aliás, tem tudo a ver com a grande festa que acontece na cidade. Mas não é somente as cervejas e os chopes que atraem turistas para Blumenau, pois a arquitetura em estilo enxaimel, herança da colonização alemã, também faz a alegria de muita gente.
É claro que a Oktoberfest é uma espécie de carro-chefe de Blumenau, afinal essa é a segunda maior festa da Oktoberfest do mundo, perdendo apenas para Munique, na Alemanha. Mas outras festas também atraem uma boa quantidade de turistas como é o caso do Festival Brasileiro da Cerveja que acontece no mês de março, do Sommerfest que ocorre no mês de janeiro e do evento Magia de Natal que acontece em dezembro.
A culinária, outra herança da colonização alemã, da mais um ponto positivo para Blumenau, afinal são poucos os lugares, aqui no Brasil, em que você poderá provar a autêntica culinária alemã. Pratos como o joelho de porco (chamado de eisbein), a bisteca de porco (chamado de kassler) e o marreco recheado possuem sabores fortes, mas que seguem à risca a receita original da Alemanha, e o melhor de tudo, sem desperdício. Como acompanhamento, os clássicos são o purê de batata, purê de maçã, chucrute e repolho roxo refogado. Na dúvida, prove um pouquinho de cada.
O centro de Blumenau, assim como acontece com a maioria das cidades, é onde tudo acontece e onde você vai encontrar todo tipo de comércio. Aproveite para caminhar sem pressa e apreciar a arquitetura germânica em algumas construções que ainda restaram na cidade, como é o caso do Castelinho da Havan e do edifício da Prefeitura de Blumenau, ambos na Rua XV de Novembro. E essa mesma rua, aos domingos, é fechada para carros, quando acontece uma feirinha de comidas e de produtos locais.
Para um passeio mais agradável ainda, caminhando por ruazinhas e vendo mais construções em estilo enxaimel, a Vila Germânica, sede da Oktoberfest, fica aberta ao público durante o ano inteiro para visitação, porém com uma grade diferença, sem milhares de pessoas no local. Mas vale a pena ir até lá e tirar belas fotos. Aproveite para fazer uma refeição em um dos restaurantes e provar uma deliciosa comida alemã em um lugar que fará você se sentir em uma típica vila da Alemanha, ao menos por alguns momentos.
E já que Blumenau é a Capital brasileira da Cerveja, vamos voltar a esse assunto. Blumenau faz parte da rota da cerveja artesanal no Vale do Itajaí que inclui outras cidades, além de Blumenau. Essa é uma das principais atrações de Santa Catarina e que vem crescendo a cada ano. São diversos bares e cervejarias com marcas próprias, produzindo sua própria cerveja, uma Escola Superior de Cerveja, festas, feiras, museus, tudo para fazer dessa rota uma verdadeira imersão no conhecimento da bebida.
E a Escola Superior de Cerveja e Malte é a primeira faculdade de cerveja e malte da América Latina, fundada em 2014 e responsável pela formação de muitos novos profissionais na região como mestre cervejeiro ou técnico em cerveja. É possível fazer visitas à escola com ou sem degustação.
E ainda para os amantes da cerveja, a cervejaria Bierland faz parte do roteiro de um cervejeiro. O local conta com um bar aberto ao público e com uma fábrica que não recebe mais visitantes. A cervejaria Eisenbahn funciona igual a Bierland, com a fábrica atualmente fechada para visitas e o bar onde é possível provar a bebida e provar petiscos da culinária alemã.
E depois de provar tanta cerveja, que tal conhecer o Museu da Cerveja? Criado em 1996, o museu possui entrada gratuita e fica no centro histórico da cidade, onde era a antiga instalação da cervejaria Fieldman. O museu, obviamente, conta a história da bebida no Brasil através de um breve vídeo, objetos, fotografias e documentos.
Para compras, Blumenau pode te surpreender, afinal a cidade é polo de produção têxtil e conta com outlets para economizar ainda mais nas compras, com opções não somente de vestuário, como também de roupa de cama, mesa e banho. Além disso, Blumenau também possui várias lojas de fábrica de peças de cristais como enfeites, vasos, copos e jarras. Algumas lojas indicadas para compras são a Reino dos Cristais, com peças no estilo Murano, a Cristal Blumenau que vende copos de cervejas famosas, a Kristal Haus, uma loja de fábrica da marca Strauss com produtos com pequenos defeitos e que custam menos e a Glass Park, onde além da loja, funciona também um pequeno museu. E para trazer uma lembrancinha de viagem, a Rua XV de Novembro é o melhor lugar para comprinhas.