Para a grande maioria dos turistas, não faz muito sentido ter um automóvel durante sua estadia na cidade panamenha. Isso porque a Cidade do Panamá quase sempre é um local de passagem, geralmente atrelado a conexões da companhia aérea Copa Airlines. Injustiças à parte, afinal a cidade tem muito mais a oferecer, o fato que não se pode negar é que grande parte dos turistas normalmente fica poucos dias por lá, inviabilizando o custo-benefício de um carro. Nesses casos, um automóvel se torna bastante dispensável e, em muitas situações, até mesmo inconveniente.
Como contras nessas circunstâncias, há o fato de o viajante não ter tempo de explorar a região além dos limites municipais, assim como o transporte público suprir bem as necessidades do turista. Desde 2014 há um metrô por lá, e por mais que ele não leve para todos os cantos da urbe, ele conecta os principais pontos dela. Para cobrir o que o metrô deixa de fora, ônibus baratos e bem equipados dão conta do recado. Vale lembrar que nesses casos é preciso ter em mãos um cartão magnético carregado previamente com os valores das passagens, pois não é possível pagar com dinheiro diretamente dentro do ônibus. Esses cartões podem ser adquiridos em centros de informação ao turista ou ainda em estações de metrô.
Se isso já não fosse o bastante, há ainda o fato de os táxis serem bastante econômicos na Cidade do Panamá. Colocando na ponta do lápis, é bem provável que financeiramente seja melhor você usar essa opção do que alugar um automóvel. Há tanto os táxis comuns como também os coletivos, que levam diferentes passageiros que dividem uma mesma corrida. Em ambos os casos, os valores são bem convidativos.
Agora se você não abre mão de ter autonomia, alugar um carro pode ser uma opção viável. Nesse caso, saiba que o trânsito da urbe é bastante caótico e engarrafado, além de os motoristas não respeitarem as leis de trânsito. Parece que eles estão sempre atrasados e que a todo instante estão tentando fazer uma ultrapassagem (seja pela direita, pela esquerda ou até mesmo pelo acostamento!). Além do mais, as buzinas estão sempre a todo vapor e não é incomum presenciar brigas de trânsito. Se você não é uma pessoa paciente, trate de ser durante a sua passagem pela Cidade do Panamá. Afinal, você irá precisar!
O carro também é uma boa pedida para quem quer explorar regiões vizinhas e para quem vai à urbe com intuito de fazer compras (aliás, esse é um dos principais atrativos da Cidade do Panamá!). Com um automóvel, o viajante não precisará se preocupar em como carregar sacolas e mais sacolas, fato que se torna mais desafiador e desagradável para quem precisa fazer os percursos em transporte público ou táxi.