O peixe é a estrela dos pratos nas Maldivas, especialmente o atum. Além disso, a cozinha do país sofre forte influência das regiões próximas, como o Sri Lanka e o sul da Índia, e essa mistura resulta em receitas bastante exóticas e apetitosas! Você perceberá que os pratos são bem condimentados e apimentados, levando vários tipos de pimentas, curry, cebola e coco e suas preparações.
Uma refeição bem tradicional das Maldivas consiste em arroz, caldo de peixe, peixe grelhado e um pão sem fermento. Embora seja um prato simples, é bastante temperado e saboroso, e muito se assemelha aos pratos indianos, principalmente por causa dos temperos. Uma vez nas Maldivas, não deixe de provar algumas outras especialidades locais. O mas huni, um peixe defumado, desfiado e acompanhado por coco e cebolas raladas, é o café da manhã das Maldivas!
Para petiscar, as Maldivas oferecem muitas opções de snacks que são chamados de hedhikaa, e geralmente levam peixe. Prove o keemia, rolinhos de peixe frito; o theluli mas, peixe frito com pimenta e alho; o bajiya, massa recheada com peixe, coco e cebola; o gulha, bolinhos de peixe defumado; e o masroshi, peixe no pão cozido. Você encontra esses petiscos em todos os restaurantes.
Embora seja difícil fugir dos pratos com peixe, se você ficar em Malé, terá a vantagem de encontrar lugares de comidas internacionais, como cafés e bistrôs. No geral, Malé possui bons restaurantes que são voltados tanto para os turistas quanto para a elite das Maldivas, cada vez mais endinheirada. Porém, se procura algo mais econômico, Malé também tem alternativas mais em conta.
Quanto às bebidas, se você tem 18 anos e não é muçulmano, pode comprar álcool nas ilhas. No entanto, uma vez que as Maldivas são uma nação islâmica, o álcool é efetivamente proibido para a população local. Portanto, a forma mais fácil de degustar um drinque é em resorts e barcos de passeio, que são licenciados para servir bebidas alcoólicas.
Em Malé a venda de bebida alcóolica ainda é proibida. O único lugar perto da capital, além de resorts das outras ilhas, onde as pessoas podem beber é no Hulhule Island Hotel, conhecido como HIH ou o hotel do aeroporto. Para ir até ele, basta pegar a balsa que vai para Hulhumalé desde Malé.
Em relação ao consumo de água, é bom estar atento. A água da torneira nos resorts pode ou não ser potável, portanto vale verificar com o staff da hospedagem. A água engarrafada nos resorts costuma ser bem cara, enquanto a água engarrafada em Malé é muito mais barata. Se você vai passar uns dias na capital antes de ir para um resort isolado, talvez valha a pena levar algumas garrafas de 5 litros de Malé para a sua hospedagem.