Às margens do Rio Sava e próxima à fronteira com a Eslovênia, Zagreb, a capital e maior cidade da Croácia, é um destino turístico, mas, principalmente, um corredor para turistas da Europa Central e da Europa Ocidental.
Quem viaja para a capital croata, na maioria dos casos, está de passagem em direção ao litoral do país, indo diretamente para as praias do Mar Adriático e as cidades históricas de Dubrovnik, Šibenik, Split, Zadar, entre outras. A cidade também é a base para quem deseja visitar a península de Istria, no Norte. Os balneários de Rijeka e Pula são mais apreciados pelos locais, já que os estrangeiros tendem a se concentrar nas praias do sul.
Resumindo, Zagreb é um centro de tráfego importante, com conexões ferroviárias, rodoviárias e aéreas com as grandes cidades europeias e com as praias croatas.
No entanto, a cidade também merece um pouco de atenção e ser visitada, com suas avenidas largas, áreas verdes e lindas construções. As edificações de Zagreb remetem ao antigo império austro-húngaro e estão por todos os lados, convivendo pacificamente com galerias de arte e descolados bares e restaurantes que, por sua vez, recebem jovens mais ligados aos padrões dos vizinhos da Europa Ocidental. Zagreb é uma mistura entre uma cidade cosmopolita do ocidente com o charme típico do Leste Europeu.
Além disso, influências renascentistas e barrocas estão por toda parte, assim como resquícios que remetem à época medieval.
Zagreb originou-se a partir do desenvolvimento de duas cidades muradas separadas pelo rio Sava: Gradec (Grada) e Kaptol. As duas cidades antigas se juntaram oficialmente no ano de 1850. Ao longo de sua história, o local ficou sob o domínio de vários povos estrangeiros, como húngaros, austríacos, alemães e sérvios.
Hoje, a cidade divide-se em duas partes: Gornji Grad (Cidade Alta) e Donji Grad (Cidade Baixa). A Cidade Alta é formada pelas regiões antigas de Gradec e Kaptol e por lá que se concentram as principais atrações históricas da cidade, com suas construções, igrejas, instituições e praças. As cidades baixa e alta são conectadas pela rua Tkalciceva, a principal da cidade, que além dos diversos bares e restaurantes, abrigam as tradicionais kavas, ou cafés em croata.
Uma dica importante para quem viajar para Croácia é que o país dividido em duas regiões bastante diferenciadas em relação ao clima. A parte norte, onde fica a capital Zagreb, possui o clima típico da Europa Central. Por isso, quem está de passagem por Zagreb precisa preparar-se para invernos rigorosos e longos e verões curtos e muito quentes. Vale registrar que na Croácia central e na Costa Adriática o clima é mediterrânico com primavera e outono temperados e verão quente.