Parque Estadual de Campinhos, perto de Curitiba, tem grutas e cavernas monumentais

Categorias Ao Ar Livre, Descubra o BrasilPostado em

O Parque Estadual de Campinhos, no Paraná, abriga as grutas do conjunto Jesuítas/Fada, que representam um dos monumentos naturais de maior importância do patrimônio espeleológico do estado.

Inaugurado em 1960, a área do parque fica a 73 km de distância de Curitiba, abrangendo parte tanto no município de Tunas do Paraná e Cerro Azul, na região metropolitana da capital paranaense. Por ser pertinho, essa é uma opção de passeio estilo bate e volta saindo de Curitiba para fazer durante uma viagem!

Quanto custa viajar para Curitiba? Confira tudo aqui!

Uma coisa legal é que a visita pode ser feita por pessoas de todas as idades ou até mesmo como um passeio em família. Quando se fala em visitar cavernas, logo vem em mente um tour pesado, com muitas horas de caminhada e dificuldade lá no alto. Mas aqui é diferente! O acesso às cavernas é fácil, apesar de ter trechos escorregadios.

O que visitar no Parque Estadual de Campinhos

A principal atração do Parque Estadual de Campinhos é visitar a Gruta dos Jesuítas, considerada a 5ª maior do estado. Nesse passeio, o visitante percorre um caminho de 550 metros dentro da gruta, passando amplos salões ornamentados por estalagmites, estalactites, colunas, cortinas, travertinos entre outros esculpidos esculpidas há milhares de anos. Percorrer o circuito é garantir de ver muitas belezas.

Já quem gosta de caminhada em meio à natureza pode se divertir na Trilha da Floresta, percorrendo um trecho de aproximadamente 900 metros em mata nativa. Durante a tour, o visitante encontra muitas árvores nativas da região, como araucária, imbuia, cedro, jacarandá e muito mais.

Com sorte, pode ser que você se depare com animais como a gralha azul e até espécies ameaçadas de extinção, como a paca e o gato-do-mato. Vale sempre reforçar que você não deve alimentar nem assustar os animais — e lembre-se que para conseguir observá-los é necessário silêncio e paciência.

Quem visita o Parque Estadual de Campinhos é acompanhado por condutores durante o tour. Essa é uma oportunidade de apreciar a beleza e aprender mais sobre a natureza. Após fazer os passeios, aproveite o quiosque, os bancos e as mesas de piquenique para fazer um lanchinho em família. O parque ainda conta com mais opções de infraestrutura, como estacionamento e banheiros com ducha.

Confira mais passeios para fazer em Curitiba e região

Dica importante para o passeio

  • Alguns trechos dentro da caverna são escorregadios;
  • Use um calçado apropriado (tênis ou bota) com sola de borracha ou antiderrapante;
  • Leve lanterna e pilhas reservas, não é permitida a entrada de visitantes na Gruta dos Jesuítas sem lanterna;
  • Leve uma muda de roupas, pois as chances de se sujar de lama são grandes;
  • Carregue em sua mochila água e algum lanchinho. Guarde o lixo para descartar no local correto;
  • Use os quiosques para fazer piquenique, mas não faça churrascos, é proibido;
  • A visitação está limitada à Gruta dos Jesuítas e à trilha da Floresta, com grupos de no máximo 15 pessoas e acompanhados por condutores e monitores;
  • Não saia das trilhas e áreas permitidas para visitação;
  • São proibidas a caça, a pesca, a coleta e apanha de espécimes da flora e da fauna;
  • É proibido o consumo de bebida alcoólica no interior do Parque Estadual de Campinhos;
  • Não fume no interior da gruta e evite fumar nas trilhas do PEC, pois há risco de incêndio florestal;
  • Não é permitida a entrada com animais domésticos.

Gostou de conhecer esse lugar? Se você já visitou o Parque Estadual de Campinhos, conte aqui nos comentários como foi sua experiência. Se ainda não teve esse privilégio, organize-se para fazer o passeio e conheça mais sobre a natureza do Paraná.

Parque Estadual de Campinhos

  • Endereço: Br 476, Km 67
  • Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, sendo a última entrada na caverna às 14h30
  • Telefone (41) 3659-1428
  • Grupos organizados devem agendar a visita com 15 dias de antecedência

15 lugares para conhecer no interior do Paraná

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.