Estamos sempre na contagem regressiva para os fins de semana, feriados e férias. Antes que seja tarde demais, vale a pena se planejar com antecedência no calendário, até mesmo para conseguir os melhores preços. Se você não quer mais perder tempo, confira lugares incríveis no Brasil para viajar nas férias!

Clique aqui para hospedagens incríveis!

Lugares incríveis no Brasil para viajar nas férias

Pronta para escolher seu próximo destino de viagem? 😉

1. Capitólio – MG

capitólio lugares para viajar nas férias
Foto: Rosanetur

Rodeada de belas paisagens, Capitólio é um prato cheio para os adeptos do ecoturismo. A represa de Furnas com seus cânions de 20 metros de altura e as águas esverdeadas é a menina dos olhos da região. É possível nadar e mergulhar à vontade na Cachoeira da Lagoa Azul, um braço do Lago de Furnas e verdadeiro paraíso de águas transparentes. De lá também saem os passeios de lancha e escuna, que são maneiras de apreciar o conjunto da obra de capitólio.

Fazer um passeio de 4×4 na região é uma ótima maneira de desbravar cada cantinho dessa cidade especial. De carro, os visitantes podem ir até o Paraíso Perdido, um vale cortado pelo Ribeirão Quebra Anzol, com 18 piscinas naturais e 8 quedas d’água, que correm sobre pedras de quartzito predominante branco. A Trilha do Sol, o Poço Dourado e o Morro do Chapéu também são cartões-postais de Capitólio que você precisa conhecer.

Veja aqui onde se hospedar em Capitólio durante sua viagem

2. Costa dos Corais – AL

viajar nas férias
Foto: Rodrigo Soldon

Com cenários exuberantes, a Costa dos Corais, em Alagoas, é um destino excelente para viajar nas férias. O roteiro tem Maceió como ponto de partida e inclui os município de Paripueira, Barra de Santo Antonio, Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, Porto Calvo, Japaratinga e Maragogi.

Este trecho alagoano de 300 km de extensão, que termina já na divisa com Pernambuco, é repleto de piscinas naturais com águas cristalinas e morninhas tão perfeitas quanto às do Caribe. A dica é comprar passagem aérea para Maceió e, de lá, alugar um carro para fazer o passeio.

Encontre hotéis em Alagoas para ficar enquanto viaja de férias

3. João Pessoa – PB

piscinas naturais do seixas
Foto: Marinelson Almeida

Atraindo mais de um milhão de turistas por ano, João Pessoa ainda tem praias tranquilas, banhadas por um mar esverdeado. A faixa litorânea da capital paraibana é rodeada de bares e restaurantes, enquanto outras regiões da cidade têm belos edifícios históricos.

Passeios praticamente obrigatórios durante uma viagem de férias na cidade são para as piscinas naturais do Seixas, curtir as águas mornas de Picãozinho e visitar a encantadora a Ilha de Areia Vermelha. Pertinho da capital, ainda existem várias praias maravilhosas na Paraíba para conhecer — é só alugar um carro e cair na estrada.

Confira os melhores hotéis em João Pessoa para ficar durante sua viagem

4. Costa do Descobrimento – BA

costa do descobrimento bahia
Foto: Pixabay

Quer fazer uma viagem de férias inesquecível? Então, você precisa pegar a estrada e fazer a Rota da Costa do Descobrimento na região sul da Bahia. As principais cidades que compõem o roteiro pela Costa do Descobrimento são: Belmonte, Santo Antônio, Santo André, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva.

Pelo caminho, prepare-se para encontrar praias de água salgada e doce, falésias, piscinas naturais, rios, cachoeiras, mata preservada e muito mais. A região perfeita para quem curte turismo de aventura e ecoturismo. Se você sonha em mergulhar nas águas cristalinas da Bahia ou fazer trekkings em trilhas com paisagens lindas, com certeza vai adorar a região.

Onde ficar durante a viagem? Encontre seu hotel aqui

5. Lagoa Santa – GO

Tranquilo e rodeado por verde, o município de Lagoa Santa, localizado a 360 km de Goiânia, quase na divisa de Goiás com Mato Grosso do Sul, tem como principal atrativo a lagoa natural de águas termais com temperatura de 29ºC a 31ºC. A lagoa, batizada com o mesmo nome do município, é linda, de águas transparentes, quentinhas, cheia de peixes e algas. Ao mergulhar, a sensação que você tem é de estar nadando em um grande aquário!

A dica é ficar hospedada no Thermas de Lagoa Santa para ter acesso à lagoa em um horário mais tranquilo. Durante o dia é possível aproveitar a piscina do hotel e os jogos para a diversão. Além disso recomendamos levar óculos de natação ou de snorkel e também espaguete de piscina para ficar fazendo a flutuação na lagoa.

Partiu, Goiânia? Encontre passagens aéreas com os melhores preços

6. Belém – PA

viajar nas férias belem
Foto: Wikimedia Commons

Cheia de personalidade, Belém surpreende com seus atrativos. Entre rios e trechos amazônicos, antigos traços coloniais da Cidade Velha e 39 ilhas, não há como não aproveitar essa viagem. Um ponto turístico obrigatório é a Praça Dom Frei Caetano Brandão, onde estão o Museu de Arte Sacra, o Forte do Presépio, a Casa das Onze Janelas e a Catedral da Sé.

É possível encontrar pacotes de viagem para Belém, incluindo hotel+aéreo, com bons preços. Aproveite os passeios para provar a rica culinária local, de sabores inesquecíveis, e desbravar as praias fluviais em Santarém, Cotijuba e outros lugares incríveis do Pará.

Encontre seu hotel ideal em Belém aqui

7. Guarapari – ES

praias paradisíacas guarapari es
Foto: fabian.kron

Logo ao lado de Minas Gerais, a cidade capixaba de Guarapari tem muitas belezas naturais para encher os olhos dos viajantes, sendo um lugar muito interessante para viajar nas férias. São mais de 30 praias para todos os gostos, atraindo vários turistas durante o ano inteiro. Ao viajar de férias para lá, conheça a Praia do Morro, a Praia Areia Preta, Praia Meaípe, Enseada Azul e a maravilhosa Praia Castanheiras.

Além de praias urbanizadas, ótimos hotéis, bares e restaurantes, o destino ainda tem uma vida noturna animada que costuma ser povoada por jovens dispostos a aproveitar o recesso.

Onde ficar em Guarapari? Confira hotéis e dicas aqui

8. Amazônia – AM

viajar nas férias

O Amazonas é um estado MUITO especial! A capital, Manaus, tem um centro histórico que encanta pela arquitetura em contrates com o concreto que tomou parte de uma boa região após a chegada das indústrias e a criação da zona franca durante o regime militar.

Isso sem contar que Manaus é o ponto de partida para os que vão desbravar a floresta Amazônica. Essa experiência pode ser vivida no Juma Amazon Lodge, um hotel no meio da floresta amazônica. Vale a pena conhecer também Presidente Figueiredo, cidade que possui muitas atrações, incluindo cachoeiras, praias fluviais e rios escuros. Não deixe de visitar a Gruta da Judeia, onde uma queda d’água forma uma piscina natural e a Lagoa Azul, na comunidade Boa Esperança, que chama a atenção pela cor azul turquesa.

Quer conhecer esse estado encantador? Encontre passagens aéreas em promoção para Manaus

9. Trindade – RJ

viajar nas férias
Foto: Wikimedia Commons

Um pequeno paraíso a 30 km de Paraty, a vila de Trindade está no meio do oceano Atlântico. Preservada, guarda consigo cachoeiras, trilhas e algumas das praias mais bonitas do país, como a Praia do Meio, a Praia do Sono e a Praia do Caxadaço. O ar rústico se espalha por todo o seu território, incluindo as pousadas, restaurantes e o comércio.

Paraty ainda tem muitas atrações para você aproveitar durante uma viagem de férias. Faça um city tour a pé pelo centro histórico, alugue uma bike, aventure-se de caiaque, curta um passeio de escuna e até mesmo realize um curso de mergulho.

Veja onde ficar em Trindade durante suas férias

10. Ilha do Mel – PR

ilha do mel viajar nas férias
Foto: Wikimedia Commons

A apenas 95 km de distância de Curitiba, a Ilha do Mel é um refúgio que todo paranaense precisa conhecer. No total, são 35 km de pura praia e muitas trilhas para caminhar e apreciar toda a beleza da região.

A ilha também é muito procurada pelos surfistas que saem constantemente em busca de ondas perfeitas. A prática de canoagem, stand up paddle, vela, pesca e outros esportes é grande no local. Aproveite para fazer o tour de trem, é realmente muito bonito!

Onde ficar na Ilha do Mel? Confira dicas de hospedagem

11. Gramado – RS

gramado Cidades legais para conhecer no Rio Grande do Sul
Foto: Alex Portes

Seja no verão ou no inverno, visitar Gramado é sempre uma delícia. Com gastronomia impecável e muitas atrações, a cidade na Serra Gaúcha atrai turistas o ano inteiro. Por lá, visite o MiniMundo, o Snowland, o Parque Alemanha Encantada, o Parque de Lavanda, e também o Parque Olivas de Gramado.

A vizinha Canela também é um encanto e pode ser uma opção de hospedagem mais em conta do que diretamente em Gramado para viajar nas férias. Em Canela, você pode visitar o Parque do Caracol e o Alpen Park.

Encontre hotéis em Gramado aqui!

12. Caldas Novas – GO

viajar nas férias
Foto: Rosanetur

O balneário de Caldas Novas fica movimentado com turistas que vão em busca de suas águas quentes milagrosas e maravilhosas. O destino é perfeito para uma viagem de férias com a família. Em Caldas Novas há diversos condomínios que dão acesso a pequenos e grandes parques aquáticos. O dia a dia se resume em uma vida “difícil”, indo para as piscinas do parque e para o hotel.

A cidade vizinha, Rio Quente, possui um resort para ninguém botar defeito, garantindo entretenimento e também diversão no Parque das Fontes, com fontes naturais de água quente, e no Hot Park, um gigantesco parque aquático com piscinas mornas.

Confira opções de hospedagem em Caldas Novas aqui!

13. Balneário Camboriú – SC

Foto: Wikimedia Commons

Ah, as praias de Santa Catarina <3 Lindas e charmosas, as cidades catarinenses são ótimas opções para passar as férias, principalmente durante o verão. Balneário Camboriú é uma delas, já que tem toda aquela atmosfera gostosa de praia atrelada a uma vida urbana animada, com ótimos restaurantes, shoppings e centros de lazer.

Uma dica é emendar a visita no Beto Carrero World, parque que é praticamente a Disney dos brasileiros, com muitos brinquedos legais e shows para divertir adultos e crianças.

Onde ficar em Balneário Camboriú? Veja hotéis legais aqui

14. PETAR – SP

Se tem um destino surpreendente aqui na nossa lista, podemos sem dúvidas citar o PETAR como o campeão! O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, localizado no estado de São Paulo, a 340 km da capital paulista e a 185 km de Curitiba, tem paisagens incríveis, cavernas e cachoeiras de tirar o fôlego.

Considerado uma das Unidades de Conservação mais importantes do mundo, o PETAR abriga mais de 300 cavernas, sendo 12 delas abertas ao público. Com fácil acesso, é uma boa pedida para quem quer conhecer lugares lindos em meio à natureza! A Equipe do Quanto Custa Viajar já foi para esse paraíso e recomenda de olhos fechados o destino 😉

15. Cânions na divisa de SC com RS

Vista do Cânion da Ronda. Foto: Andressa Xavier Pellanda

A Serra Catarinense e Gaúcha são um prato cheio para quem gosta de aventura e natureza. Especialmente nas férias de julho, junto com o inverno bem friozinho, a região fica super movimentada, atraindo turistas de todos os cantos do Brasil que, muitas vezes, esperam para encontrar neve!

Tem um montão de cidade legal que você pode visitar, inclusive, fazendo um roteiro passando por Urubici, Urupema e indo até Cambará do Sul. Com certeza, você consegue montar um roteiro para viajar nas férias bem bacana na região 🙂

E aí, gostou da nossa dica de lugares para viajar nas férias aqui mesmo no Brasil? Use nosso buscador de passagens aéreas baratas para encontrar promoções e facilitar a ida a esses destinos lindos no nosso país.

Texto em colaboração com Andressa Xavier Pellanda

4 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verão 2020

Programe-se para curtir as belezas da Bahia no próximo verão! Temos dicas de lugares incríveis para suas férias.