A América do Sul é repleta de cidades que, até hoje, mantêm o estilo arquitetônico e cultural influenciados pelos alemães que vieram aqui para o continente. Mas, você vai se surpreender com a fofura encontrada em La Cumbrecita, uma vila na Argentina localizada a 120 km de Córdoba, que começou a ser construída em 1935.

Os alemães e pioneiros na cidade, conhecidos como irmãos Behrend, tinham o intuito de traçar as primeiras estradas na região. Por isso, na década de 30, a criação da vila, com todo um toque germânico, começou a se desenvolver ao lado dos caminhos que atravessam a floresta.

As casas e hotéis são todas construídas com o estilo germânico. Até a La Capilla, capela que fica em uma das áreas mais altas da cidade, foi construída com base na arquitetura alpina em 1967 com predominância de madeira.

Sem carro em La Cumbrecita

Se você está de passagem por Córdoba, você pode alugar um carro para ir até La Cumbrecita, que fica a 120 km. Porém, chegando na cidade que é considerada patrimônio da Unesco, você vai fazer todo o trajeto a pé. Isso porque carros são proibidos de transitar por lá.

Ao chegar, um agente de turismo vai falar com você e mostrar onde fica o estacionamento, que custa em média 50 pesos por dia.

Clique aqui e descubra quanto custa alugar um carro em Córdoba.

Trilhas, paisagens e diversão em La Cumbrecita

Pelo fato de La Cumbrecita estar localizada na região das Sierras Grandes, você vai encontrar cenários encantadores com montanhas e cachoeiras, rios com águas transparentes e trilhas pelo meio da floresta.

É um prato cheio para quem gosta de belezas naturais e, justamente por isso, o turismo de aventura é bem estruturado em La Cumbrecita. Ao chegar na cidade, você vai encontrar diversas agências que oferecem excursões para fazer seu passeio com um guia (clique aqui e confira a lista com os prestadores de serviço credenciados). Mas, se quiser, você pode pegar as trilhas e sair batendo perna!

A Cachoeira Cascada é um dos locais que você deve visitar sem falta! A trilha para chegar até ela não é tão simples assim, tem bastante subidas e descidas, raízes de árvores e pedras pelo caminho, mas é uma pernadinha de 20 minutos apenas!

E o resultado compensa, as quedas d’água têm 14 metros, envolvidas por uma vegetação rica e com muitas rochas ao redor. Inclusive, existem rochas dentro do rio onde você pode se deitar ou sentar e curtir o momento.

Outro local lindo para se visitar é La Olla, uma cachoeira com águas que deslizam das rochas até formarem uma piscina natural com 6 metros de profundidade que serve praticamente como spa nos dias de verão.

Uma das florestas mais importantes da região de La Cumbrecita é o Bosque Abedules. Para chegar lá, é necessário atravessar uma ponte de madeira sobre o riacho Almbach.

A partir dali, você vai subir as montanhas e chegar em uma floresta repleta de arbustos com uma vista privilegiada.

Além de tudo isso, a cidade ainda oferece arborismo, pesca, tirolesa, passeios a cavalo, trekking e tantos outros esportes que os apaixonados por turismo de aventura amam! Veja mais fotos com as atividades em La Cumbrecita:

Hospedagem em La Cumbrecita

Destinos com rios e montanhas te encantam? Então coloque La Cumbrecita no seu roteiro de viagens pela Argentina.

A cidade turística está preparada o ano inteiro para receber visitantes de todo o mundo que desejam alguns dias de sossego e contato com a natureza. La Cumbrecita tem todo a infraestrutura de serviços para recepcionar bem os turistas.

Organize seu roteiro para passar pelo menos uma noite na cidade. Ok, você pode fazer uma bate e volta de Córdoba sem nenhum problema, mas La Cumbrecita é tão encantadora e tem uma atmosfera tão romântica que se hospedar pelo menos por uma noite será bem legal.

Confira boas opções de hotéis na região:

Onde comer

Foto: TripAdvisor

Como todo bom destino com toque alemão, as comidas típicas vão te fisgar pelo estômago.  Muitos hotéis e restaurantes preparam pratos com receitas tradicionais combinadas com a culinária crioula.

É sempre interessante estar com dinheiro em espécie para fazer os pagamentos. Mesmo que muitos restaurantes aceitem cartões, acaba sendo menos estressante. Se você procura variedade, desde pratos típicos da culinária alemã a massas, vale a pena passar no Bar Suizo, que também conta com boas opções de vinhos.

Deseja almoçar ou jantar vendo as montanhas? Então corra até o La Colina, ou, se preferir, vá com um transfer que parte do hotel. Quem gosta de restaurantes charmosos vai se encantar com o Engel, que oferecer pratos bem servidos típicos da Alemanha.

Já para uma experiência completa, reserve sua refeição no Helmut, bar e restaurante temático que fica na casa que pertencia a um dos fundadores da vila de La Cumbrecita. O local tem um terraço com um deck para você beber um bom vinho enquanto admira as belezas naturais.

Se eu fosse você, não perderia tempo em esticar um dia pelo menos, durante uma viagem a Córdoba, para passear pelo paraíso montanhoso de La Cumbrecita. Quer começar a planejar essa trip? Use nosso buscador de passagens aéreas baratas para ficar de olho nos preços 😉

Fotos: Comuna de La Cumbrecita

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.