Na medida em que as temperaturas começam a diminuir, nada melhor do que visitar cidades com clima montanhoso. O friozinho nos destinos turísticos ganha até um significado a mais para os visitantes, especialmente aos que estão em busca de aconchego, novas experiências, gastronomia diferenciada e paz de espírito. Inclusive, você sabia que existem várias cidades com clima de montanha perto de SP?

De Campos do Jordão a Araçoiaba da Serra, os amantes de temperaturas amenas contam com ótimas opções de passeio nas proximidades da capital paulista. Algumas cidades, além do clima agradável de montanha, possuem belezas naturais para lá de encantadoras e um forte ecoturismo. Para te ajudar no planejamento das próximas viagens, listamos 10 destinos imperdíveis que ficam perto da capital de São Paulo.

Encontre ótimas opções de hospedagem por aqui!

Cidades com clima de montanha perto de SP para conhecer

1. São Francisco Xavier, em São Paulo

Não poderíamos começar a lista de maneira melhor! Localizado em São José dos Campos, o distrito de São Francisco Xavier fica a 170 km da capital paulista. Ele está entre a imensidão da Serra da Mantiqueira e isso, é claro, proporciona inúmeros encantos naturais para os visitantes, como cachoeiras, montanhas e área de preservação ambiental.

Ao passar do tempo, o turismo em São Francisco Xavier foi crescendo de maneira considerável e, hoje, comporta atrações para todos os gostos. Em períodos de temperaturas amenas, São Francisco Xavier é ideal para longas caminhadas por estradas e trilhas. O distrito montanhoso, inclusive, conta com uma das mais conhecidas travessias do país: a trilha “São Francisco Xavier – Monte Verde”.

Também existem diversas opções de hospedagem, que variam entre chalés sofisticadas e acomodações mais rústicas. Vale a pena conhecer São Francisco Xavier, que é uma das cidades com clima de montanha perto de SP!

2. Monte Verde, em Minas Gerais

São Bento do Sapucaí, localizada a 185 km da capital paulista, é uma daquelas cidades com clima super agradável de montanha, ainda mais para quem gosta da vibe geladinha do inverno. Vizinha de Campos do Jordão, ela é a porta de entrada para a conhecida Pedra do Baú, conjunto de rochas da Serra da Mantiqueira com pico de 1.950 metros de altitude. É montanha perto de SP que você quer? Então é montanha perto de SP que você vai ter!

Devido às suas maravilhas naturais, São Bento do Sapucaí chama a atenção dos aventureiros de plantão. Até porque a estrutura da cidade montanhosa oferece condições para rapel, trekking e voo livre. Caso você esteja em busca de atividades mais tranquilas, pode ficar tranquilo que São Bento do Sapucaí também conta com alguns pontos para contemplação, além de lindas pousadas em meio à natureza.

4. São Roque, em São Paulo

São Roque, com distância de apenas 66 km em relação à capital de SP, é bastante procurada no inverno e deixa um gostinho de quero mais na boca. E quando eu falo "gostinho", é no sentido literal da palavra! Afinal, São Roque ficou conhecida pela Estrada do Vinho (10 km de extensão), onde é possível conhecer a vinícola e degustar vinhos recém-fabricados.

Além disso, a cidade garante outros passeios incríveis. Existem atividades para todos os gostos e idades. Uma delas diz respeito ao Ski Mountain Park, uma mini estação de esqui bem no meio da cidade. Já para quem curte trilhas em meio à natureza, vale a pena conhecer o Morro do Saboó, que fica aberto para visitação e tem 1.100 metros de altura.

Reserve sua hospedagem em São Roque por aqui!

5. São Lourenço, em Minas Gerais

cidades com clima de montanha perto de SP
Foto: Flickr / Marinelson Almeida

Localizada no sul de Minas Gerais, São Lourenço é uma das cidades com clima de montanha perto de SP. Isso porque ela fica na Serra da Mantiqueira e tem cerca de 950 m de altitude. Por outro lado, a temperatura agradável não é a única coisa que chama a atenção dos turistas. São Lourenço ficou conhecida internacionalmente pelas suas águas medicinais.

O Parque das Águas, a propósito, é um dos principais pontos da cidade. No complexo, os visitantes podem contemplar uma vasta área verde e nove fontes de águas minerais. Existe, ainda, um Spa Balneário Hidroterápico, que ajuda no relaxamento do corpo. Durante todas as épocas do ano, é possível provar as águas minerais e passear pelo complexo.

Planeje sua viagem desde já e verifique as opções de hospedagem!

A cidade com clima de montanha, que fica a 294 km da capital de São Paulo, também conta com diversas belezas naturais, como corredeiras, grutas, cachoeiras e caminhos na serra. Aqueles que são apaixonados em trekking, por sua vez, não podem deixar de conferir o Caminho dos Anjos.

6. Santo Antônio do Pinhal, em São Paulo

Cidades perto de SP com clima de montanha
Foto: Flickr / Flávio Jota de Paula

Santo Antônio do Pinhal, localizado a 172 km da cidade de São Paulo, é uma boa pedida para aqueles que estão em busca de contato direto com a natureza. O município fica na Serra da Mantiqueira e, por isso, é uma das cidades próximas de SP com clima de montanha. Por lá, os visitantes podem percorrer trilhas e visitar as lindas cachoeiras da região.

Existem, ao todo, quatro roteiros para conhecer as principais atrações de Santo Antônio do Pinhal:

  • Roteiro Verde (Estrada do Lageado): Cachoeira do Lageado, Atelier Eduardo Miguel Pardo e Casa da Mata;
  • Roteiro Vermelho: passeios em localidades próximas ao centro da cidade, como Boulevard Araucária e a Praça do Artesão;
  • Roteiro Azul: passeios para conhecer as produções da cidade (cachaça, cerveja artesanal, cerâmicas, queijos de cabra, trutas, entre outras);
  • Roteiro Marrom: é possível conhecer o Pico Agudo, um dos principais pontos turísticos da cidade.

7. Gonçalves, em Minas Gerais

Gonçalves em Minas Gerais
Foto: Flickr / Rafael Vianna Croffi

Se você planeja conhecer cidades com clima de montanha perto de SP, vale a pena colocar Gonçalves em seu roteiro de viagem. A cidade mineira fica a apenas 220 km da capital de São Paulo e reúne o que há de melhor entre ecoturismo e turismo rural. Como Gonçalves fica na Serra da Mantiqueira e faz parte de uma região montanhosa, passeios de 4×4 são recomendados.

A cidade proporciona ótimas experiências para quem curte aventuras ou atividades mais tranquilas. Suas cachoeiras de águas cristalinas são um encanto à parte, bem como os rios e picos que chegam a 2.100 m de altitude. Fora as belezas naturais, a gastronomia e o artesanato também são reconhecidos pelos turistas.

Vale a pena fazer umas comprinhas nos ateliês, lojas, cafés e restaurantes antes de finalizar sua viagem. Sobre opções de hospedagem, é possível encontrar algumas pousadas no alto das colinas e no próprio centro da cidade (busque as acomodações por aqui e se programe desde já!).

8. Araçoiaba da Serra, em São Paulo

Araçoiaba da Serra
Foto: Wikimedia Commons / Marina Kluppel

Conhecida como "Esconderijo do Sol", Araçoiaba da Serra é perfeita para quem deseja visitar cidades com clima de montanha. O município paulista fica a 122 km da capital e, embora seja relativamente pequeno, dispõe de ótimas atrações turísticas. Uma das principais é a Floresta Nacional Ipanema; rodeada por paisagens preservadas.

Por lá, os visitantes podem fazer trilhas ecológicas e praticar escaladas. O Lago Municipal de Araçoiaba da Serra também é uma boa pedida por estar cercado de muitas belezas naturais, sendo ideal para caminhadas e piqueniques. Para completar a viagem, aproveite para fazer trilhas de mountain bike nas estradas rurais!

Vai visitar Araçoiaba da Serra? Reserva sua hospedagem aqui!

9. Cunha, em São Paulo

Cunha tem 1.100 m de altitude, fica a 241 km da capital paulista e é um charme de cidade! Por entre suas lindas colinas, é possível contemplar os seus famosos lavandários, a gruta do Canhambora e a exuberante Pedra da Macela. Vale separar alguns dias para conhecer todos os detalhes de Cunha, que é uma cidades com clima de montanha perto de SP.

Os principais atrativos estão concentrados na sua região urbana, cheia de ladeiras, e na estrada que leva à cidade de Paraty/RJ. Em termos gerais, o passeio no município de Cunha se estende em parques, cachoeiras, rios e trilhas cercadas pela Mata Atlântica. Cunha também tem simpáticos ateliês, além de ótimas opções para hospedagem.

Guia de Cunha, um refúgio tranquilo entre SP e RJ

10. Campos do Jordão, em São Paulo

cidades com clima de montanha perto de SP
Foto: Pixabay / Fabricio Macedo Photos

Como falar sobre cidades com clima de montanha sem fazer referência ao município de Campos do Jordão? Impossível, não é? Também acho. Parte integrante do Circuito Serra da Mantiqueira, a conhecidíssima estância turística fica a 173 km da capital de São Paulo. Campos do Jordão segue sendo figurinha carimbada entre os paulistanos e não por acaso.

Até porque ela é uma das cidades mais altas do país, o que significa baixas temperaturas durante as estações do ano. Ah, e não sei se vocês sabem, mas Campos do Jordão foi reconhecida como a dona do "melhor clima do mundo" pelo Congresso Climatológico de Paris, no ano de 1957! Tá bom ou quer mais? Se você ainda não visitou, vale a pena separar vários dias para conhecer os encantos da cidade.

Confira as opções de hospedagem em Campos do Jordão

Outra coisa que chama bastante a atenção é a arquitetura alemã, que pode ser vista por entre os charmosos edifícios de Campos do Jordão. É, de fato, um deleite para os olhos - e para o paladar também, já que o município também ficou conhecido pelos vinhos, fondues, cervejarias e fábricas de chocolate. Sobre as belezas naturais, destacamos o Pico do Itapeva, Morro do Elefante e o Parte Amantikir.

Mas e aí? Já conhecia alguma dessas cidades com clima de montanha perto de SP? Compartilhe conosco como foram as experiências e quais são os seus próximos planos de viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.