Zakynthos, a ilha grega com a praia mais bonita do mundo

Zakynthos, a ilha grega com a praia mais bonita do mundo



A Grécia é formada por mais de 3 mil ilhas, sendo apenas 150 habitadas. Ainda assim, fica difícil escolher uma na hora de organizar a viagem, porque são muitos os seus encantos. No meio do mar Jônico, porém, uma delas se destaca. Te apresentamos Zakynthos, já considerada como a ilha grega com a praia mais bonita do mundo.

O nome imponente tem até uma versão simplificada: Zante, apelido dado pelos italianos e praticado pelos mais íntimos. Também foi chamada de “flor do oriente” ao longo de 300 anos, devido suas colinas férteis. Na mitologia grega, Zaquinto foi neto de Zeus e Electra, além de ser o primeiro habitante da ilha mediterrânea.

De fato, o que podemos dizer é que o local parece mesmo ter sido erguido pelos deuses. Fugindo do típico cenário de casinhas brancas e portas azuis, o local teve influências da Itália e em muito lembra as cidades do país.

Em Zakynthos Town, região central aos pés da colina de Bochali, não faltam edifícios históricos, em boa parte restaurados e reerguidos após um terremoto, em 1953, como é o caso das igrejas. Pátios charmosos decorados com flores, ruas tranquilas e pitorescas, dois museus e tavernas elegantes tornam o passeio imperdível.

São as praias, porém, as meninas dos olhos. Dificilmente o mar de águas azuis e cristalinas passaria despercebido, e mesmo que a temperatura não seja tão agradável quanto as do Caribe, um mergulho é inevitável. Tanto é que o local se tornou referência para mergulhadores, dispostos a observar as tartarugas na baía de Laganas, onde se reproduzem, mesmo diante da muvuca noturna dos bares e boates de seus arredores.

A 15 minutos do centro, a praia de Planos é conveniente; reúne serviços, lojas, supermercados pubs e restaurantes, além de estar no meio do caminho entre as opções do Norte e do Sul, como Vassikilos ou Gerakas, local em que as tartarugas Caretta caretta desovam seus filhotes.

É indispensável uma ida às Blue Caves, um conjunto de arcos e cavernas azuis esculpidas pela natureza, o que o torna um local típico para inúmeras fotografias. Lembre-se de não parar por aqui. Siga viagem até chegar ao porto de Vromi Bay para pegar um barco rumo à joia de Zakynthos, a praia do Naufrágio, chamada de Navagio Beach, acessada apenas por mar.

Tido como um dos principais pontos turísticos da região, se não o principal, o lugar é de uma beleza rara, capaz de não só capturar o navio naufragado – que fica exposto na “areia” formada por pedrinhas e conchas quebradas – mas o coração de muita gente. Rodeada por falésias de calcário, é lá do alto do penhasco que se tem uma das vistas mais impressionantes do litoral. Os mais corajosos chegam até a pular de basejump!

Depois de dar uma pausa no sol, que chega até 40°C nos dias de verão, reserve um tempo para conhecer as produções de azeite, vinho, frutas e citros. O visual é semelhante aos cenários de filmes românticos, como se vê na bucólica fazenda familiar Ampelostrates, que conta com vinícola, produção de queijos e pães artesanais, e passeios a cavalo.

Onde comer

A cozinha mediterrânea se baseia em frutos do mar, que podem ser apreciados em diversos pontos da ilha, desde tavernas até em petiscos dos bares, acompanhados de cerveja grega ou Ouzo, bebida típica bem forte, feita a base de anis. O Komis é considerado um dos melhores em iguarias marinhas, como sardinhas frescas curadas e camarões ao vinho.

O The Olive Tree, taverna na ativa há 32 anos, serve pratos gregos elaborados com azeite orgânico, como é o caso da Moussaka, prato que lembra a lasanha, feito com berinjela e carne moída. Para economizar no almoço, a dica é a Avli Taverna, que conta com opções veganas e sem glúten no menu.

Em Agios Leon, a Taverna Porto Limnionas tem o melhor dois mundos: culinária local e frutos do mar, com a vantagem de preços bem acessíveis e uma vista deslumbrante para a montanha e o mar.

Onde ficar

A Grécia como um todo tem tantos hotéis maravilhosos, que fica difícil escolher um. Em Zakynthos não é diferente. De frente para uma baía, o Aerial Villas oferece acomodações tão exclusivas, que até a piscina é privativa.

O luxo estende-se até Blue Caves Villas, casas de campo com piscinas privativas com hidromassagem, acesso direto ao mar e terraços panorâmicos ao ar livre. Outra opção é o Porto Zante, em Tragaki, acomodação moderna e super luxuosa a beira-mar, com praia privada e spa.

Com acesso direto a praia de Tsilivi, o Balcony Hotel tem um dos melhores custos-benefício da região.  Os quartos possuem varanda com vista para o mar ou as montanhas. Quem prefere resorts, pode ficar no minimalista Venus, na mesma praia, ou no Zante Royal Resort, que é ideal para a família e abriga até um parque aquático em suas instalações.

Como chegar

A maneira mais prática de chegar a Zakynthos é pegando um voo a partir de Atenas, Cefalônia e Citera. No período do verão europeu, há chances de encontrar voos extras rumo à ilha em diversos países da Europa, como o Reino Unido, a Alemanha e a Itália. A outra opção é pegar um ferry boat nos portos de Kyllini, Corfu ou Cefalônia.

Para facilitar a vida, confira as opções de pacotes em nosso site.

[+] Não deixe de conferir os mosteiros suspensos numa montanha da Grécia!

Post por Brunella Nunes
Fotos: divulgação

Para onde viajar
Eu tenhoBudget
e quero viajar porDias
Para onde viajar

+ Não há comentários

Comente