A Grécia é formada por mais de 3 mil ilhas, sendo apenas 150 habitadas. Ainda assim, fica difícil escolher uma na hora de organizar a viagem, porque são muitos os seus encantos. No meio do mar Jônico, porém, uma delas se destaca. Te apresentamos Zakynthos, já considerada como a ilha grega com a praia mais bonita do mundo.

O nome imponente tem até uma versão simplificada: Zante, apelido dado pelos italianos e praticado pelos mais íntimos. Também foi chamada de “flor do oriente” ao longo de 300 anos, devido suas colinas férteis. Na mitologia grega, Zaquinto foi neto de Zeus e Electra, além de ser o primeiro habitante da ilha mediterrânea.

Foto: Wikimedia

De fato, o que podemos dizer é que o local parece mesmo ter sido erguido pelos deuses. Fugindo do típico cenário de casinhas brancas e portas azuis, o local teve influências da Itália e em muito lembra as cidades do país.

Zakynthos

Em Zakynthos Town, região central aos pés da colina de Bochali, não faltam edifícios históricos, em boa parte restaurados e reerguidos após um terremoto, em 1953, como é o caso das igrejas. Pátios charmosos decorados com flores, ruas tranquilas e pitorescas, dois museus e tavernas elegantes tornam o passeio imperdível.

Explorando as praias paradisíacas de Zakynthos

Zakynthos é famosa por suas praias deslumbrantes e únicas, muitas das quais são frequentemente listadas entre as mais belas do mundo. A icônica Navagio Beach, também conhecida como Praia do Naufrágio, é uma das principais atrações da ilha. Localizada em uma enseada isolada e cercada por penhascos verticais, esta praia oferece um cenário de tirar o fôlego, com águas cristalinas e areia branca contrastando com os destroços de um navio naufragado. Além disso, as praias de Porto Limnionas, Porto Roxa e Gerakas são paradas imperdíveis para aqueles que procuram tranquilidade e paisagens deslumbrantes.

Dificilmente o mar de águas azuis e cristalinas passaria despercebido, e mesmo que a temperatura não seja tão agradável quanto as do Caribe, um mergulho é inevitável. Tanto é que o local se tornou referência para mergulhadores, dispostos a observar as tartarugas na baía de Laganas, onde se reproduzem, mesmo diante da muvuca noturna dos bares e boates de seus arredores.

A 15 minutos do centro, a praia de Planos é conveniente; reúne serviços, lojas, supermercados pubs e restaurantes, além de estar no meio do caminho entre as opções do Norte e do Sul, como Vassikilos ou Gerakas, local em que as tartarugas Caretta caretta desovam seus filhotes.

Foto: Wikimedia

É indispensável uma ida às Blue Caves, um conjunto de arcos e cavernas azuis esculpidas pela natureza, o que o torna um local típico para inúmeras fotografias. Lembre-se de não parar por aqui. Siga viagem até chegar ao porto de Vromi Bay para pegar um barco rumo à joia de Zakynthos, a praia do Naufrágio, acessada apenas por mar.

Foto: Falco Ermet

Tido como um dos principais pontos turísticos da região, se não o principal, o lugar é de uma beleza rara, capaz de não só capturar o navio naufragado – que fica exposto na “areia” formada por pedrinhas e conchas quebradas – mas o coração de muita gente. Rodeada por falésias de calcário, é lá do alto do penhasco que se tem uma das vistas mais impressionantes do litoral. Os mais corajosos chegam até a pular de basejump!

Depois de dar uma pausa no sol, que chega até 40°C nos dias de verão, reserve um tempo para conhecer as produções de azeite, vinho, frutas e citros. O visual é semelhante aos cenários de filmes românticos, como se vê na bucólica fazenda familiar Ampelostrates, que conta com vinícola, produção de queijos e pães artesanais, e passeios a cavalo.

Foto: Hippopx

A vida selvagem e a natureza de Zakynthos

Além de suas praias incríveis, Zakynthos também é lar de uma rica vida selvagem e natureza exuberante. A ilha abriga o Parque Nacional Marinho de Zakynthos, onde é possível encontrar a tartaruga-de-couro, uma espécie ameaçada de extinção. A praia de Gerakas, situada no sul da ilha, é uma área de desova importante para essas tartarugas majestosas. Os visitantes têm a oportunidade de observar as tartarugas em seu habitat natural, mas é importante lembrar-se de respeitar as diretrizes de proteção para garantir a segurança dessas criaturas delicadas.

Descobrindo a história e a cultura de Zakynthos

Zakynthos tem uma rica herança histórica e cultural que remonta a séculos. A cidade de Zakynthos, a capital da ilha, é um verdadeiro tesouro para os amantes da arquitetura, com suas ruas estreitas repletas de edifícios históricos e igrejas impressionantes. A Igreja de São Dionísio, padroeiro da ilha, é um marco importante, famoso por seus afrescos e ícones religiosos. Além disso, a Praça Solomos, nomeada em homenagem ao poeta nacional da Grécia, oferece uma atmosfera encantadora, cercada por palmeiras e cafés tradicionais.

Onde comer em Zakynthos

A cozinha mediterrânea se baseia em frutos do mar, que podem ser apreciados em diversos pontos da ilha, desde tavernas até em petiscos dos bares, acompanhados de cerveja grega ou Ouzo, bebida típica bem forte, feita a base de anis. O Komis é considerado um dos melhores em iguarias marinhas, como sardinhas frescas curadas e camarões ao vinho.

O The Olive Tree, taverna na ativa há 32 anos, serve pratos gregos elaborados com azeite orgânico, como é o caso da Moussaka, prato que lembra a lasanha, feito com berinjela e carne moída. Para economizar no almoço, a dica é a Avli Taverna, que conta com opções veganas e sem glúten no menu.

Em Agios Leon, a Taverna Porto Limnionas tem o melhor dois mundos: culinária local e frutos do mar, com a vantagem de preços bem acessíveis e uma vista deslumbrante para a montanha e o mar.

Onde ficar

A Grécia como um todo tem tantos hotéis maravilhosos, que fica difícil escolher um. Em Zakynthos não é diferente. De frente para uma baía, o Aerial Villas oferece acomodações tão exclusivas, que até a piscina é privativa.

O luxo estende-se até Blue Caves Villas, casas de campo com piscinas privativas com hidromassagem, acesso direto ao mar e terraços panorâmicos ao ar livre. Outra opção é o Porto Zante, em Tragaki, acomodação moderna e super luxuosa a beira-mar, com praia privada e spa.

Com acesso direto a praia de Tsilivi, o Balcony Hotel tem um dos melhores custo-benefício da região.  Os quartos possuem varanda com vista para o mar ou as montanhas. Quem prefere resorts, pode ficar no minimalista Venus, na mesma praia, ou no Zante Royal Resort, que é ideal para a família e abriga até um parque aquático em suas instalações.

Como chegar

A maneira mais prática de chegar a Zakynthos é pegando um voo a partir de Atenas, Cefalônia e Citera. No período do verão europeu, há chances de encontrar voos extras rumo à ilha em diversos países da Europa, como o Reino Unido, a Alemanha e a Itália. A outra opção é pegar um ferry boat nos portos de Kyllini, Corfu ou Cefalônia.

Perguntas frequentes sobre Zakynthos:

Qual é a melhor época para visitar Zakynthos?

A melhor época para visitar Zakynthos é durante a primavera (abril a junho) e o outono (setembro a outubro), quando as temperaturas são amenas e há menos turistas. No entanto, o verão (julho a agosto) também é uma opção popular, apesar de ser mais movimentado.

Além das praias, quais outras atividades posso fazer em Zakynthos?

Além de desfrutar das praias deslumbrantes, Zakynthos oferece uma variedade de atividades. Você pode explorar cavernas marinhas, fazer passeios de barco ao redor da ilha, visitar vinícolas locais para degustação de vinhos, fazer caminhadas nas trilhas do interior e explorar os vilarejos pitorescos.

É possível fazer um passeio de barco até a Praia do Naufrágio?

Sim, é possível fazer passeios de barco até a Praia do Naufrágio, tanto a partir da cidade de Zakynthos quanto de outras áreas da ilha. Esses passeios são uma excelente maneira de apreciar a beleza da praia e obter vistas panorâmicas de Navagio Beach e dos penhascos circundantes. Você pode clicar aqui e reservar online esse passeio!

Há opções de hospedagem em Zakynthos?

Sim, Zakynthos oferece uma ampla variedade de opções de hospedagem para todos os orçamentos e preferências. A cidade de Zakynthos e as áreas costeiras são as mais populares para os turistas, com hotéis, resorts, vilas e apartamentos disponíveis para aluguel.

[+] Não deixe de conferir os mosteiros suspensos numa montanha da Grécia!

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.