Todo mundo que viaja vai em busca de entretenimento, especialmente durante a noite, quando começam os burburinhos dos bares. Assim como na famosa Broadway, o Wintergarten, em Berlim, oferece espetáculos fabulosos cheios de acrobacias, música e performance, para espantar o tédio. E de quebra o público ainda volta no tempo da efervescente Belle Époque, em meados de 1920, por causa da atmosfera e do visual do lugar.

O charme de épocas passadas ainda permeia o auditório, que tem no teto uma porção de pequenas luzes, semelhantes às estrelas no céu. Veludo vermelho, madeira escura, lustres luxuosos e adornos antigos ajudam a criar o clima de outrora. De fato, o Wintergarten trouxe um brilho para a vida noturna da cidade, quando, em 1887, o Hotel Central em Friedrichstraße abriu um “jardim de inverno” (wintergarten, em alemão).

Numa noite de 1895, o teatro sediou uma premiére mundial. Era a primeira exibição comercial de um filme, no qual os irmãos Skladanowsky apresentavam o mundo mágico do cinema. Depois de várias adaptações, o teatro alcançou o status de maior e mais moderno da Europa, fazendo parte da vibrante cena cultural dos anos 20.

Encontre passagem para Berlim em nosso buscador de passagem aérea!

Mas então veio a Segunda Guerra Mundial, que devastou boa parte desse legado e danificou severamente o local, fazendo com que as portas se fechassem em 1944. Quase 50 anos depois, o Wintergarten encontrou fôlego e suporte para voltar das cinzas.

Sediado desde 1992 no movimentado distrito de Potsdamer Platz (ao lado da estação de metrô Kurfürstenstr), o endereço resgata suas principais características, ocupando o edifício do antigo Club Quartier Latin, que sediava shows de bandas punk entre os anos 1970 e 1980. Revivendo suas tradições, promove uma variedade de espetáculos e musicais.

Acrobatas, comediantes, performers e dançarinas roubam a cena no palco. Durante as apresentações é possível tomar drinks, beliscar comidinhas ou pedir refeições de três tempos (entrada + prato principal + sobremesa). Há também um café e um piano bar nas instalações.

Quanto custa: os ingressos incluem show + drink ou show + jantar (com opção vegetariana). O valor varia de acordo com os espetáculos em cartaz, mas fica entre €18.50 e €36.10.

E esse bar, que parece cenário dos filmes de Wes Anderson?

Fotos: divulgação

Museu do Ramones atrai fãs da banda punk em Berlim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.