A América do Sul nos oferece de bandeja uma porção de belezas naturais e destinos de aventura. Entre as maravilhas latino americanas está o Vulcão Osorno, uma das joias do Chile. Cercado de paisagens surpreendentes a 60 km de Puerto Varas, o monumento natural tem 2.652 metros de altura e se consolida como um dos símbolos dos Lagos Andinos.

Como o nome já sugere, a Região dos Lagos, ao norte da Patagônia chilena, é agraciada com águas azuis e belos bosques de coihues, uma espécie endêmica que se espalha do centro ao sul do país. O vulcão e seu pico sempre nevado está rodeado pelos lagos Llanquihue e Todos los Santos, e faz pano de fundo para os cenários um tanto bucólicos, que parecem ter saído de um quadro.

A base desse gigante é alcançada após uma trilha leve de 50 minutos pela margem do lago Llanquihue se chega a Vila Ensenada. O passeio segue para dentro do Parque Nacional Vicente Perez Rosales, o mais antigo do Chile. Depois de uma subida vem a recompensa: um mirante com vista para o vale do Rio Petrohué e uma cratera extinta do vulcão.

Para além da contemplação, outro atrativo local é uma estação de esqui, que dispõe de 12 pistas em 600 hectares destinados somente à prática do esporte, além do snowboard. É ali onde os visitantes embarcam no teleférico, de onde se tem uma visão espetacular do entorno. Há ainda uma cafeteria para que se recarregue as energias após o trekking ou a diversão.

Os visitantes também podem aproveitar para fazer cavalgadas, montanhismo, escalada livre, pedaladas, canoagem, observação de aves e exploração de cavernas geladas aos pés do vulcão. Trata-se de um buraco profundo na face Norte do glaciar, onde os corajosos podem chegar, de rapel ou caminhada, até a parte rochosa do Osorno.

A equipe do Quanto Custa Viajar esteve por lá em 2012 e se hospedou em Puerto Varas, o principal hub de conexão com a região, junto com Puerto Montt. Para o nosso azar, uma grande nuvem impediu a vista linda que se tem a partir do teleférico. O clima temperado chuvoso mantém a precipitação elevada durante o ano todo, então se prepare para se molhar eventualmente e leve roupa de frio mesmo se o tempo apontar para o contrário.

Quanto custa: existem tours de quatro horas a partir US$ 30 por pessoa, saindo de Puerto Varas, incluindo traslado e guia. O passeio mais completo sai US$ 48. É preciso de pelo menos quatro dias no Chile para ir até lá, já que a cidade está a 1.100 km da capital Santiago.

Confira esse pacote incrível para a Região dos Lagos! Até nós estamos querendo voltar com esse pacote 😛

[+] Conheça outras belezas do Chile!

Fotos: equipe QCV

Foto: divulgação/Visit Chile

3 comentários

  1. Post extremamente lapso de informações importantíssimas!!!
    Infelizmente nós guiamos para ir ao Vulcão nesses blogs e a falta de precisão e dicas de verdade, é absurda!
    1 não se chega no vulcão a pé, o caminho é extremamente longe, não há táxis por perto, não se hóspede em Ensenada se não tiver alugado carro. Não se vai dos Saltos para o Vulcão direto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.