Os vulcões trazem assim, um misto de emoções. Ao mesmo tempo que aguçam a nossa curiosidade, causam pavor, afinal, o estrago das inevitáveis erupções é sempre grande. Mas será que existe vulcão no Brasil? A resposta é sim, existe! Porém, o Pico do Cabugi está aposentado. Inativo há muitos anos, a formação geológica fica no Rio Grande do Norte e você ainda pode subir nele!
Localizado em Angicos, a 141 km de Natal, o pico mantém sua forma original mesmo extinto, emergindo no horizonte e, consequentemente, formando uma bela paisagem. Mas, vale a dica: é o município vizinho, Lajes, que fica mais próximo da atração.
A boa notícia é que dá para chegar bem pertinho dele. Alguns trilheiros da região organizam passeios até o vulcão, de preferência bem cedo ou no final da tarde, para evitar o sol que arde no céu do sertão. Passados 2,5 km de subidas e descidas íngremes entre muitas pedras, se obtém a recompensa. A vista do cume, a 590 metros de altura, é imperdível, com traços da Caatinga brasileira.
Para programar essa viagem, encontre aqui sua passagem aérea para Natal, alugue online um carro saindo de Natal para poder ir até Lajes e encontre aqui a sua hospedagem!
O penúltimo parágrafo do texto dá a entender que o Espaço Ecológico Angicos fica próximo ao Pico Cabugi.
No entanto, o referido local encontra-se em Canindé do São Francisco/SE, cerca de 580km de Lajes/RN.
Agradecemos a correção!
Este pico nunca foi nem será vulcão! é uma formação de elevação massiva alcalina quatzitica.