Não há dúvidas de que o Brasil tem lugares para todos os gostos, bolsos e culturas. Um exemplo é este pedacinho da Itália no Rio de Janeiro, que parece ter saído de algum canto de Roma ou Verona. O complexo gastronômico Viva Itália é parada obrigatória em Teresópolis, na Serra Fluminense. 

O charmoso espaço funciona como se fosse uma vila, contando com quatro lugares diferentes em um só endereço. A ideia dos sócios, sendo um deles formado em Gastronomia pelo Italian Culinary Institute for Foreigners, é ir além da comida, trazendo uma verdadeira imersão na cultura italiana.

Um antigo casarão abandonado hoje dá vida ao encantado vilarejo, rodeado de pedras, flores, fontes e estátuas no Pátio Toscano. Há mesas ao ar livre, que durante a noite ficam iluminadas com um varal de luzes, deixando a atmosfera mais romântica e apaixonante. 

Foto: divulgação

Na cantina

A cantina È Vero imita um típico restaurante italiano, com direito à tradicional toalha de mesa vichy se destacando no ambiente com cara de casa de boneca. Grandes janelas iluminam os encontros regados à vinho, massa e gente tagarela. 

O almoço ou jantar pode começar com a tríade de brusquetas. Os sabores incluem mozzarella de búfala, tomate fresco e rúcula; gorgonzola com cebolas carameladas; e presunto cru, tomate seco e rúcula.

Já entre as massas, produzidas artesanalmente, chama a atenção o Spaghetti Nero, um clássico italiano elaborado com massa artesanal feita com Nero di Seppia, tomates frescos macerados em azeite, camarões grandes cuidadosamente salteados em ervas especiais e raspas de limão siciliano.

Outra boa pedida para impressionar aquela pessoa especial é colorido Sofioli de Cordeiro, massa fresca recheada com cordeiro ao molho branco com hortelã e mel.

Para além do cardápio à la carte, de terça a sexta-feira tem menu executivo com 14 opções de pratos a partir de R$ 45,00. As pizzas, assadas no forno à lenha, dão as caras à noite durante o festival de pizzas (de terça a sexta; e domingo), contando com 28 sabores por R$ 64,90. Também podem ser pedidas todos os dias a partir das 18:30h, mas à la carte. 

Confira uma lista de restaurantes românticos no Rio de Janeiro

Nos dias frios, vale dar uma escapada até Teresópolis para provar o fondue, servido em três combinações. A adega conta com mais de 100 rótulos de vinho, oriundos de diversas partes do mundo.

Confira os horários de funcionamento do restaurante:

  • ALMOÇO: das 11:30h às 15:30h
  • Terça à Sexta — Buffet à quilo
  • Sábados, Domingos e Feriados — À la carte
  • JANTAR: À la carte
  • Terça à Quinta — das 15:30h às 23:30h
  • Sexta e Sábado — das 15:30h às 23:59h
Foto: divulgação

Doçuras

O Viva Itália não estaria completo sem os famosos gelatos. É no estabelecimento Doce Infância que se reproduz uma “Fabbrica del Gelato”, com sorvete italiano produzido artesanalmente em vários sabores. 

O espaço também funciona como cafeteria, servindo diversos tipos de cafés, doces, tortas e chocolates especiais. Uma das sobremesas mais pedidas é a Taça de Ferrero Rocher, preparada com Gelato Fior di latte bombons Ferrero Rocher picados e uma calda de chocolate quente por cima.

O Trio de Brûlée tem um gostinho mais à francesa. É elaborada com creme de leite fresco e uma camada crocante de caramelo, nos sabores amarena, chocolate e limão siciliano.

Confira os horários de funcionamento da cafeteria:

  • Terça à Quinta — Das 8:30h às 23:30h
  • Sexta, Sábado e Feriados — Das 8:30h às 23:59h
  • Domingos — Das 8:30h às 23:00h
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Mercatto

Uma grande seleção de pastas, azeites, geleias, queijos e vinhos forram as prateleiras do Mercatto Pastifício. O reduto de produtos gourmet que deixam a culinária italiana ainda melhor inclui alguns itens elaborados artesanalmente no Viva Itália.

Confira os horários de funcionamento do empório: 

  • Terça à Quinta — Das 8:30h às 23:30h
  • Sexta, Sábado e Feriados — Das 8:30h às 23:59h
  • Domingos — Das 8:30h às 23:00h
Foto: divulgação

Casa de Boneca

Por fim, mas não menos importante, tem a Casa de Boneca, uma loja de decoração criada para e̶s̶t̶o̶u̶r̶a̶r̶ ̶o̶ ̶c̶a̶r̶t̶ã̶o̶ ̶d̶e̶ ̶c̶r̶é̶d̶i̶t̶o̶ deixar o lar dos visitantes mais bonito e aconchegante. 

  • Horário de funcionamento das 10:00h às 19h:00h.
Foto: divulgação

Vai lá!

O Viva Itália fica na Av. Oliveira Botelho, 617 — Alto, Teresópolis – Rio de Janeiro.
O funcionamento é das 11h30 às 23h-00h. Os horários de cada estabelecimento estão mencionados no texto acima.

Precisa de passagem para o Rio de Janeiro? Então confira as melhores datas clicando aqui!

Foto: divulgação

Encontre aqui diversas atividades para fazer no Rio de Janeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.