A Itália é sinônimo de charme. Na província de Perugia, famosa pelo Festival de Chocolate, se encontra Spello, uma das cidades mais bonitas e encantadoras do país. Fortificada, a região aninhada no Monte Subasio reúne arquitetura, história e vielas floridas que jamais passariam despercebidas.

É interessante notar que nessa comuna ainda estão preservados muitos monumentos da Roma Antiga, incluindo as ruínas do teatro e do anfiteatro, os banhos termais, os fortes medievais e portais de muralhas como se vê na Porta Consolare, Porta Urbica e Porta Venere, resgatando as relíquias dos séculos passados.

A igreja de Santa Maria Maggiore, por exemplo, foi erguida entre os séculos 11 e 12, com a fachada reconstruída e adornada no século 17. Na capela Baglioni estão verdadeiros tesouros do famoso pintor renascentista Pinturicchio. Ali se reúnem afrescos de suas pinturas como “A Anunciação” e “Natividade“.

Para continuar se impressionando com as obras primas, siga até a igreja de Santo André, datada no século 13, para ver de perto “Madonna no trono e os Santos“. As andanças podem incluir paradas nas fortificações Porta Consolare e Porta di Venere, na Piazza della Repubblica, na Paróquia San Lorenzo, na Igreja de São Cláudio, na Pinacoteca Civica e outras maravilhas que remetem aos anos que se passaram dos séculos 12 a 14.

É claro que em algum momento as energias precisarão ser reabastecidas e o que não falta em Spello são opções: existem 20 restaurantes, 3 bares de vinho, 11 lounge bars, cafés, sorveterias e salões de chá. Produtos de qualidade e feitos de forma artesanal, como pede um bom italiano, são garantidos no que chega à mesa.

As hospedagens não ficam atrás, pois a pequena comuna soma mais de 92 hotéis em suas fronteiras. A pousada Il Renaiolo tem quartos simples e um lindo jardim florido. Já na parte rural se destaca o Agriturismo Il Barco, que segue o estilo das típicas casas de campo italianas

Na região de Assis, a 12 km dali, tem um fato curioso: as acomodações são muito bem avaliados em sites de reservas, facilitando a busca.

Unindo modernidade e tradição, o Nun Assisi Relais Spa Museum ocupa o mesmo espaço de um antigo anfiteatro romano, que durante o século 13 virou um convento de freiras. Além de um belo spa, oferece vista panorâmica de Assis e do Monte Subasio.

Numa das vielas tranquilas, o Hotel Pax é simples porém confortável. Manteve as características do edifício original ao longo tempo, com paredes de pedra e tetos abobadados. Com cara de casa de férias, o Il Roseto conta com um lindo jardim e tem fácil acesso ao centro histórico.

Como chegar: de carro pela via SS3 a partir de Perugia (entre 2h-2h30); ou de trem (3h). Spello fica a 120 km a norte Roma e 4 km a noroeste de Foligno.

Fotos: reprodução

Conheça a frágil e encantadora Civita di Bagnoregio, na Itália, antes que ela desapareça

3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.