O Rio de Janeiro realmente é abençoado por Deus e bonito por natureza! Uma das principais atrações da cidade e que chamam a atenção de turistas do mundo inteiro é o Pão de Açúcar, um complexo de morros composto pelo Morro do Pão de Açúcar (que dá nome ao complexo), pelo Morro da Urca e pelo Morro da Babilônia.

Junto com o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar é um cartão-postal da cidade — é praticamente impossível não pensar nele quando falamos no Rio de Janeiro. Do alto do Pão de Açúcar com seus 396 metros de altura, você consegue ver o Cristo Redentor de braços abertos, abençoando a cidade maravilhosa, além de ter uma vista panorâmica privilegiada do Rio.

Copacabana, baía de Guanabara, Aterro do Flamengo, Praia do Leblon, Ipanema, Pedra da Gávea, Ponte Rio-Niterói e até mesmo o Aeroporto Santos Dumont também podem ser vistos lá de cima. Sem dúvidas, será um dos cenários mais bonitos e inspiradores que você vai ver na vida.

pão de açúcar rio de janeiro
Foto: Andressa Xavier Pellanda

Onde ficar no Rio de Janeiro? Confira nossas dicas de bairros, hotéis e pousadas aqui!

pão de açúcar rio de janeiro
Foto: Andressa Xavier Pellanda
pão de açúcar rio de janeiro
Foto: Andressa Xavier Pellanda

Eu quero férias! Compre sua passagem aérea para o Rio de Janeiro com os melhores preços aqui!

Bondinho do Pão de Açúcar

O Bondinho do Pão de Açúcar é uma das maiores atrações para os turistas e uma marca registrada no Rio de Janeiro. O teleférico liga a Praia Vermelha ao Morro da Urca em um primeiro trecho, com 528 metros de extensão. O segundo trecho, com 750 metros de extensão, liga o Morro da Urca ao Morro do Pão de Açúcar.

pão de açúcar rio de janeiro
Foto: Andressa Xavier Pellanda

Segundo relatos, desde o século 19 muitas pessoas escalavam o morro do Pão de Açúcar para apreciar a vista da cidade lá do alto. Em 1908 é que começaram a planejar um teleférico para levar as pessoas até o topo sem tamanha dificuldade. O problema é que naquela época, os teleféricos não eram tão simples de serem construídos assim (tanto que só existiam dois no mundo, um na Suíça e outro na Espanha, pense!).

pão de açúcar no rio de janeiro
Foto: Andressa Xavier Pellanda

Com bastante trabalho, o bondinho foi inaugurado em 1912 e já transportou mais de 46 milhões de pessoas. A história do bondinho está presente em todo o passeio, com fotos em vários espaços, com o Museu Cocuruto e até mesmo com cabines antigas. Você pode se divertir tirando fotos também!

pão de açúcar no rio de janeiro
Foto: Andressa Xavier Pellanda

Pacotes de viagem para o Rio com aéreo+hotel: encontre as melhores opções!

pão de açúcar no rio de janeiro
Foto: Andressa Xavier Pellanda

Excursão de jipe pela Floresta da Tijuca partindo do Rio de Janeiro. Saiba mais sobre o tour aqui!

pão de açúcar no rio de janeiro
Foto: Andressa Xavier Pellanda

Engana-se quem pensa que o bondinho é a única maneira de subir o Morro do Pão de Açúcar. Os mais corajosos e resistentes costumam praticar montanhismo e partem ao topo do morro, escalando as rochas e uma das 270 vias já catalogadas.

Existem excursões de aventura, com caminhada e alpinismo, já com todo o equipamento necessário e guia profissional acompanhando o percurso. Saiba mais sobre esse tour no Pão de Açúcar aqui.

Melhor horário para visitar o Pão de Açúcar

pão de açúcar no rio de janeiro
Foto: Andressa Xavier Pellanda

Durante o ano inteiro, você pode visitar o Pão de Açúcar. A dica é escolher um dia bem aberto e com bastante sol para poder apreciar toda a beleza da cidade lá do alto.

No período da manhã, o acesso ao Pão de Açúcar costuma estar mais tranquilo (já que todo mundo está no Cristo Redentor). No período de férias de verão, será quase impossível não pegar alguma fila por lá.

pão de açúcar no rio de janeiro
Pela manhã. Foto: Andressa Xavier Pellanda

Experiência de asa-delta no Rio de Janeiro: veja como reservar esse passeio!

pão de açúcar no rio de janeiro
Pela tarde. Foto: Andressa Xavier Pellanda

Mesmo que seja à tarde ou pela manhã, dificilmente você vai pegar alguma nuvem que atrapalhe a sua vista — diferente do que acontece no Cristo Redentor, que fica mais ao alto.

Preço dos ingressos para o Pão de Açúcar

pão de açúcar rio de janeiro
Foto: Andressa Xavier Pellanda

O valor do ingresso para o bondinho que leva os turistas até o Pão de Açúcar é de R$ 110 na bilheteria, com meia entrada para estudantes (com documento), pessoas com 60 anos ou mais e deficientes.

Comprando pelo site oficial ou pelos totens de autoatendimento, você paga R$ 99 pelo ingresso. Clique aqui e confira os valores vigentes. Você tem a flexibilidade de realizar a sua visita até 4 dias após a data escolhida para o passeio.

Se preferir, você pode evitar filas e comprar aqui um ingresso para o Pão de Açúcar diferenciado.

Como chegar ao Pão de Açúcar

pão de açúcar rio de janeiro
Foto: Andressa Xavier Pellanda

O local não tem estacionamento. Por isso, não é uma boa você ir com seu carro particular até lá. Opte por usar o transporte público. É necessário pegar a linha 1 do metrô até a Estação Botafogo. De lá, você faz a baldeação de ônibus, pegando a linha 513 URCA.

Você também pode ir de Uber ou táxi, se achar melhor, principalmente se estiver hospedada em Copacabana, Ipanema, Leblon, Botafogo ou Flamengo.

Para quem gosta de comodidade, contrate uma excursão ao Pão de Açúcar, já incluindo transporte e ingresso. Com certeza, será uma das maneiras mais fáceis e seguras de ir para lá 😉

Informações e dicas gerais

  • O horário de funcionamento do complexo é das 8h às 21h.
  • A cada 20 minutos, um bondinho sobe o morro.
  • O teleférico tem capacidade para até 65 pessoas simultâneas.
  • Cada trecho demora 3 minutos para subir.
  • O primeiro bondinho sobe às 8h10 e o último às 20h. A última descida ocorre às 20h40.
  • A bilheteria para trocar o voucher funciona das 8h às 19h50.
  • Leve sua garrafinha de água, sempre faz calor no Rio.
  • No Morro da Urca, você encontra restaurantes e banheiros.
  • Não se esqueça do protetor solar, óculos de sol e boné, principalmente se for no verão.

Com todas essas dicas, é só planejar sua viagem e curtir muito o Pão de Açúcar. Aproveite e confira aqui os passeios e tours mais populares em Rio de Janeiro para seu roteiro ficar ainda mais completo.

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *