A Estátua da Liberdade é um cartão-postal de Nova York e, anualmente, 4.2 milhões de pessoas visitam esse ponto turístico localizado na pequena ilha de Liberty Island.

Tombada como Patrimônio Mundial da UNESCO em 1984, a estátua é repleta de simbologias:

  • Por si só, ela simboliza a liberdade e a democracia estadunidense.
  • O fogo da tocha representa ainda mais a liberdade do povo.
  • As 25 janelas presentes na coroa são como as joias encontradas nos Estados Unidos.
  • As sete pontas da coroa simbolizam os sete continentes e os sete mares.
  • A tábua, segurada na mão esquerda, tem escrito em algarismos romanos 4 de julho de 1776, data da Declaração da Independência dos Estados Unidos.

Compre aqui o New York CityPASS com ingresso para a Estátua da Liberdade

Um pouco de história

estátua da liberdade
Foto: Pixabay

Em 1876, a França presenteou os Estados Unidos com a Estátua da Liberdade em comemoração aos 100 anos da independência norte-americana. A estátua representa a deusa romana da liberdade: Libertas. Por isso ela foi batizada com esse nome.

O projeto de construção teve participação de muita gente importante, incluindo Gustavo Eiffel que, anos depois, deu início a construção da Torre Eiffel. O escultor francês Fréderic-Auguste Bartholdi foi o responsável por dar vida aos detalhes do monumento. Inclusive, o rosto da Estátua da Liberdade foi inspirado nas feições da mãe de Bartholdi.

No ano de 1885, a estátua ficou 100% pronta, mas lá na França! Para enviar o monumento de 46,50 metros e com quase 225 toneladas, os franceses desmontaram a estátua em 350 peças que foram despachadas em 214 caixas rumo a Nova York.

A inauguração da Estátua da Liberdade só aconteceu em 28 de outubro de 1886, após remontarem

Tour guiado a pé na Estátua da Liberdade e Memorial do 11 de Setembro. Saiba mais!

Estátua da Liberdade: visite o cartão-postal de Nova York

A estátua tem 46,50 metros de altura. Em cima do pedestal que foi criado especialmente para ela, o monumento mede 92,99 metros.

Para visitar a Estátua da Liberdade, você deve ir até o Battery Park, parque situado em Lower Manhattan, ao sul da ilha. De lá que partem as balsas para Liberty Island, onde o monumento fica.

estatua da liberdade
Battery Park em Nova York. Foto: Andressa Xavier Pellanda
estátua da liberdade
Battery Park em Nova York. Foto: Andressa Xavier Pellanda

Compre seu ingresso pela internet ou na hora no Castle Clinton.

O sistema de segurança e revista é bem rigoroso antes mesmo de você entrar na balsa que parte a Liberty Island. O esquema é muito parecido com o de aeroportos, com raio-x, detector de metais e muitos mais.

Pessoas que vão ao passeio com bolsas ou mochilas grandes devem deixar seus pertences em um armário (pago à parte). Por isso, separe uma bolsinha discreta para não precisar gastar com isso.

Passada a revista, basta esperar a próxima balsa para você começar seu passeio. As balsas partem de 30 em 30 ou de 45 em 45 minutos. Vale a pena chegar bem cedinho e fazer o passeio até a Estátua da Liberdade já nos primeiros horários. Assim, as filas de embarque tendem a ser menores e a ilha também tem menos movimento. Dependendo do período do ano, as filas de espera chegam a ser de 90 minutos!

A balsa funcionam das 9h às 15h30, com o último retorno às 17h. No verão, a primeira balsa parte às 8h30, com a última ida para Liberty Island às 16h30 e último retorno às 18h15.

Dica: na balsa, tente ficar no lado direito na ida e no lado esquerdo na volta. A vista desses lados é melhor!

Cruzeiro Expresso da Estátua da Liberdade. Saiba mais aqui!

estátua da liberdade
Balsa sempre lotada rumo à Estátua da Liberdade. Foto: Andressa Xavier Pellanda
estátua da liberdade
Manhattan ficando ao fundo. Foto: Andressa Xavier Pellanda
estátua da liberdade
Olha ela ali! Foto: Andressa Xavier Pellanda
estátua da liberdade
Vista da Estátua da Liberdade de dentro da balsa. Foto: Andressa Xavier Pellanda

O ingresso normal somente de ferry dá direito aos turistas de irem até as proximidades da Estátua da Liberdade e também a Ellis Island, onde fica o Museu da Imigração dos Estados Unidos. Particularmente, acredito que você possa pular a ida ao museu. Somente se for algo especial para você, estenda o passeio até lá.

Excursão guida para a Estátua da Liberdade e Ilha Ellis

Nos arredores da Estátua da Liberdade, você pode ver Manhattan no horizonte, andar pela ilha, usar os binóculos para ver a ilha e muito mais. A estrutura é excelente, com banheiros, cafés e lojinhas de presentes.

estátua da liberdade
Foto: Andressa Xavier Pellanda

Posso subir na Estátua da Liberdade?

Sim, você pode! Existem duas possibilidades: subir até o pedestal ou subir até a coroa. Mas, fica aqui o aviso: compre seus ingressos com bastante antecedência. No dia, será praticamente impossível conseguir um bilhete para essa subida.

estátua da liberdade
Foto: Pixabay

Importante: nem todo ingresso que você compra para ir até Liberty Island dá direito a subir a estátua, ok? Fique atenta no momento da compra.

Hospedagem em Nova York: encontre os melhores hotéis aqui

Dá para ver a Estátua da Liberdade de graça?

Sim, senhora, dá sim! Porém, só de dentro de uma balsa, a Staten Island Ferry, sem a possibilidade de descer em Liberty Island para dar uma voltinha.

Essa balsa gratuita faz o percurso entre Manhattan e Staten Island 24 horas por dia. De dentro da balsa, você consegue ver a estátua e o horizonte de Manhattan e a Estátua da Liberdade. É uma maneira bem econômica de ver o monumento se estiver com a grana curta ou caso não sinta necessidade de ver a estátua de pertinho.

Para pegar essa balsa gratuita, pegue a linha 1 ou R do metrô até a estação South Ferry, oficialmente chamada de Whitehall Ferry Terminal.

Assim que voltar do passeio até a Estátua da Liberdade, você pode emendar o tour seguinte indo ao Memorial do 11 de Setembro — fica pertinho, dá para ir a pé numa boa. O memorial é um ponto turístico emocionante em Nova York.

Ficou animada para viajar? Use nosso buscador para encontrar passagens aéreas baratas para Nova York e comece desde já a planejar essa trip inesquecível.

5 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.