O Castelo Neuschwanstein é um dos pontos turísticos mais visitados na Alemanha. Estima-se que cerca de 1.5 milhão de pessoas por ano passam pelo local e, sem dúvidas: quem chega ali vai se apaixonar pela construção do século 19.

Reza a lenda que o castelo da Cinderela, da Disney, foi construído inspirado no Neuschwanstein, porque quando você vê as torres assimétricas e toda aquela grandiosidade, é impossível não se sentir em um conto de fadas!

O castelo alemão foi construído entre 1869 a 1886 a pedido do Rei Ludwig II, mas nem tudo nele ficou pronto. Nesta data, as áreas externas estavam concluídas, mas as internas tiveram apenas 15 dependências finalizadas e decoradas. Para você ter uma ideia da magnitude do Castelo, se ele fosse construído internamente, conforme o projeto inicial, ele teria 200 cômodos!

Foto: Wikimedia Commons

Se somarmos todos os pisos, a área total do castelo contabiliza nada mais nada menos do que 6 mil m2, sendo que o Castelo possui 150 metros de comprimento e sua torre mais alta mede 80 metros de altura.

Partiu? Descubra quanto custa viajar para a Alemanha, clique aqui!

O castelo é bem moderninho para sua época, trazendo inovações tecnológicas avançadas para meados do século 19 como: campainha com bateria para chamar os funcionários, cozinha com grill, ar quente para calefação e até torneiras com água quente e banheiro com descarga automática.

Veja mais fotos do Castelo Neuschwanstein:

Foto: Pixabay
Foto: Marit & Toomas Hinnosaar – Flickr
Foto: nite dan – Flickr
Foto: Andressa Xavier Pellanda
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Visita guiada dentro do Castelo Neuschwanstein

Existe um tour guiado por dentro do Castelo para quem gosta de história se aprofundar mais nesses detalhes românticos da construção e decoração. Faça o passeio se você estiver com tempo — é uma visita de aproximadamente 30 minutos por dentro do Castelo Neuschwanstein, vendo as pinturas luxuosas nas paredes e muitos elementos em ouro espalhados para todos os lados.

As visitas guiadas são agendadas com antecedência pela internet, isso garante maior comodidade para você. Clique aqui e reserve se ticket, o valor é de 13 Euros por pessoa (preço consultado em 2018). Ao chegar, perto dos estacionamentos, você também encontra uma bilheteria. Caso não tenha comprado o ingresso pela internet, verifique a disponibilidade na hora (pode ser que não tenha).

Olhar por fora é de graça

Foto: Andressa Xavier Pellanda

O tour guiado internamente pelo Castelo é pago, mas se você não estiver com tempo para visitá-lo por dentro, saiba que vale muito a pena ir até o local para ver a construção por fora — até porque, fazendo isso, você só vai gastar com o estacionamento, já que as visitas às áreas externas do Castelo Neuschwanstein são gratuitas.

Como chegar ao Castelo Neuschwanstein

Visitar o Neuschwanstein é um tipo de passeio perfeito para ser feito no estilo bate-volta de cidades da Bavária, como Munique, por exemplo, já que a distância da cidade até o Castelo é de 120 km (em pouco menos de 2 horas, você chega ao seu destino).

Alugue um carro para viajar pela Alemanha. Clique aqui e descubra quanto custa!

É só se organizar para sair de manhã, passar o dia pelo Castelo, que fica perto do lago Schwansee, e voltar à tarde para Munique.

Se alugar um carro é complicado para você, opte pelas excursões diurnas que saem de Munique para o Castelo Neuschwanstein, elas podem ser até mais econômicas do que alugar um carro:

Chegando ao destino, você vai parar seu carro em um dos 4 estacionamentos pagos da região. O valor é de 6 Euros para o dia todo (preço consultado em 2018). As ruas que levam os turistas até os castelos (sim, além do Neuschwanstein tem o Hohenschwangau) são fechadas para o tráfego de veículos particulares.

Foto: Hohenschwangau

Existe um ônibus que parte do estacionamento P4, que fica na área do lago Alpsee, abaixo do Castelo Hohenschwangau, que leva os turistas às proximidades do Castelo Neuschwanstein. Chegando no ponto final, você vai andar aproximadamente 15 minutos até chegar ao castelo. O valor da passagem para subir é de 2,50 Euros e para descer é de 1,50 Euros (valores consultados em 2018).

Quem preferir ir andando vai fazer uma caminhada íngreme de aproximadamente 40 minutos, partindo da área de informações aos turistas até o Castelo Neuschwanstein. Sinceramente, para quem não tem dificuldades ou problemas em caminhar e se locomover, esse trajeto feito a pé vale bastante a pena. Isso porque você vai admirar a paisagem pelo caminho e passar por trechos com bastante área verde.

Ponte Marienbrucke

Foto: Wikimedia Commons

Um dos locais que você TEM QUE visitar durante a caminhada é a Ponte Marienbrucke, isso porque ela possibilita uma vista sensacional do Castelo (e também vai te deixar com aquele friozinho na barriga vendo o desfiladeiro Pollat).

Vale muito a pena ir até lá para ver o Castelo Neuschwanstein sob uma nova perspectiva e também para se encantar com as paisagens da região.

Dica: o ponto final do ônibus, que leva os turistas até o Castelo Neuschwanstein, fica bem pertinho da Ponte Marienbrucke.

Foto: Wikimedia Commons
Foto: Pexels
Durante o inverno! Foto: Max Pixel

Além do Neuschwanstein, você também pode fazer um tour guiado de 10 minutos pelo Castelo Hohenschwangau, que custa 13 Euros por pessoa, ou também pelo Museu dos Reis da Bavária, que custa 11 Euros por pessoas. Jovens até 18 anos não pagam entrada nem nos castelos e nem no museu (preços consultados em 2018).

Passeio de teleférico pertinho do Castelo

Se você estiver com bastante tempo durante a sua visita ao Castelo, aposte em colocar a Montanha Tegelberg no seu roteiro! O Neuschwanstein está a 4 km de distância. Você pode sair do Castelo e ir para lá de carro ou, se tiver fôlego, ir a pé.

Esta é uma área conhecida pelas pessoas que gostam de praticar montanhismo e parapente. Existem diversas trilhas que levam os visitantes ao topo da montanha, mas a maneira mais fácil de chegar é usando o teleférico. A vista lá de cima é sensacional!

O valor do bilhete do bondinho é de 20,60 Euros (preços consultados em 2018) e crianças até 15 anos pagam 10,20 Euros.

Bateu uma fominha? Veja onde comer pela região

Foto: Hohenschwangau

Quem deseja passar o dia pela região do lago Alpesee e dos castelos pode fazer suas refeições em diversos restaurantes típicos.

  • Allgäuer Stüberl: restaurante indicado para um fazer um lanche rápido em um local com a atmosfera rústica da Bavária. O cardápio traz opções para todos os gostos e bolsos, contendo bolos alemãs deliciosos, comida típica da Bavária e internacional também.
  • Wirtshaus Alpseestube: um ambiente acolhedor e caloroso digno da Bavária! Neste restaurante, você encontra opções de lanches como o clássico Brotzeit, pratos típicos e uma variedade de cervejas geladinhas para se refrescar após o passeio. Veja o cardápio aqui.
  • Schlossbräustüberl: uma taberna com refeições típicas da Bavária e a tradicional cerveja artesanal da região! Veja o cardápio aqui.
  • Alpenrose am See: um restaurante mais requintado e caro que fica no edifício histórico do antigo Grandhotel. O legal aqui é a vista linda que você tem para o lago!

Dicas gerais para quem visita o Castelo

Foto: Pixabay
  • O horário de visitação aos castelos é das 7h30 às 17h no verão e das 8h30 às 15h no inverno.
  • O Museu dos Reis da Bavária fica aberto das 9h às 17h no verão e das 9h às 15h30 no inverno.
  • O Neuschwanstein não abre para visitação nos dias 24/12, 25/12, 31/12 e 01/01.
  • Visitar as áreas externas dos castelos é de graça.
  • Tem estacionamento pago para você parar o carro.
  • Evite filas e compre seu bilhete pela internet.
  • Durante o tour guiado, você não pode tirar fotos ou fazer vídeos do interior dos castelos.
  • Os castelos oferecem Wi-Fi gratuito.
  • A Ponte Mariebrucke nem sempre fica aberta, especialmente em dias de chuva ou com muita neve.
  • Não há serviço de cadeira de rodas.
  • Em frente ao posto de informações, você encontra armários para guardar mochilas pesadas.
  • Tem visitantes que começaram a colocar cadeados na Ponte Marienbrucke, não faça isso.

Você já visitou o Castelo? Conte aqui nos comentários como foi essa experiência e se você também se sentiu dentro de um conto de fadas! Bora começar a planejar essa viagem? Use nosso buscador de passagens aéreas baratas para pesquisar os melhores preços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *