Os paulistanos são os maiores consumidores de vinho do país segundo estudo da Ideal Consultoria publicado no final de 2019. Buscando por diferenciais para atrair o concorrido público, essa vinícola em São Roque tem enoturismo, lazer na natureza e até uma casa na árvore que encanta crianças e adultos.

Faz mais de 50 anos que a família Slivinik começou a trajetória na produção de vinhos de tradição europeia, técnica que permanece até os dias atuais na Vinícola Casa da Árvore. O sítio de veraneio se tornou o lugar de fazer vinho “od oma”, que no país de origem Eslovênia significa “da casa”.

Seguindo práticas sustentáveis, o cultivo de uvas no terroir resulta em vinhos, espumantes e sucos integrais, que têm uma técnica diferente: são extraídos a quente, proporcionando cor e sabor específicos.

Entre vinhos tintos, brancos e rosés, há variedade de uvas, embora boa parte das bebidas seja vitislabrusca. A matriarca da família, Dona Emília, é homenageada em uma linha própria, o vinho de mesa branco e seco de aroma moscato, que a estampam no rótulo. 

O destaque atualmente é o espumante Búria Brut, feito pelo método tradicional, champenoise, utilizando uvas Lorena. Tem sido servido puro ou adicionado à coquetéis.

Foto: divulgação

Com a prole Slivinik crescendo, a propriedade de 5 hectares foi ganhando contornos mais atrativos para a criançada. Entre eles estava a construção de uma casa na árvore, que envolveu toda a família e acabou dando nome à empresa. A prática é comum entre os eslavos que possuem filhos.

Durante as visitações, enquanto os adultos aproveitam para conhecer o parreiral e degustam os produtos, a molecada se entretém em atividades de aventura, a tirolesa e circuito de arvorismo. Trilhas na mata e pedalinho podem unir a família toda na hora da diversão.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Outro ponto indispensável da vinícola em São Roque é a gastronomia. Uma trattoria com vista para o lago e o parreiral serve delícias da culinária italiana e eslava.

Risotos, lasanhas, goulash com knödel (molho de páprica picante com carne e massa a base de pão), e a tradicional linguiça suína defumada kranjska klobasa estão entre as opções. A harmonização com rótulos selecionados vem acompanhada de tábua de frios.

Se a fome for menor, basta recorrer à cafeteria, que prepara quitutes e drinks a base dos produtos da casa, também vendidos no empório local.

Foto: divulgação

O principal evento da vinícola em São Roque é a vindima, celebração tradicional que acontece anualmente entre janeiro e fevereiro. O público é convidado a colher e pisar nas uvas. Apresentações musicais que resgatam a cultura da Eslovênia também se fazem presentes na data.

Dentro da programação rotineira, ou seja, fora do período de pandemia, um chef convidado realiza aulas de culinária de temática eslovena no local, como acontece no feriado da Páscoa.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Vai !

A vinícola em São Roque fica na Rodovia Prefeito Quintino de Lima, km 1,5.

Funcionamento: Terça a Sexta – das 13 as 17h
Sáb., Dom. e Feriados – das 9h às 17h

Maiores detalhes no site oficial.

Foto: divulgação
Foto: divulgação
Foto: divulgação

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.