Cruzar o oceano para provar bons vinhos e ainda aproveitar um belo visual. Nada mal, não é? Com uma arquitetura impressionante, a Herdade do Freixo é uma vinícola em Portugal que tem dado o que falar. O projeto arrojado, premiado e inovador da adega subterrânea promete muitos ângulos diferentes para a lente da câmera fotográfica.

A pequena aldeia do Freixo está localizada em Redondo, área tipicamente rural na região do Alentejo. A propriedade com cerca de 300 hectares pertence à família Vasconcellos e Souza desde 1808, mas só começou a produzir a bebida das deuses, nas versões tinto e branco, a quase 15 anos atrás.

No edifício onde fica a adega, projetada pelo lisboeta Frederico Valsassina, as curvas fazem uma contínua alusão à paisagem ondulante que a cerca. A ideia era preservar o ambiente como estava, pois qualquer intervenção soaria desproporcional, desequilibrando a harmonia natural existente. O lugar um tanto inóspito chega a atrair até mesmo raras espécies migratórias, como a Cegonha Preta.

Foto: divulgação/Herdade do Freixo

A grana tá curta? Então conheça as vinícolas do Brasil!

Foto: divulgação/Herdade do Freixo

A solução encontrada foi construí-la então a mais de 40 metros de profundidade, característica que colabora com as condições térmicas ideais, a enologia e o processo de vinificação. A gravidade acaba por substituir uma parte da industrialização, dispensando o uso de bombas no processo produtivo. Assim há como resultado uma bebida mais fresca e estável. Segundo a empresa, este conceito é único em toda a Europa.

A estrutura um tanto brutalista que a compõe sugere rigor estético e leveza a partir do momento em que formas dinâmicas, com espirais e aberturas, dialogam com a parte externa. A vinha e o terroir da Herdade, elevadas a 450 metros de altitude, surgem como uma agradável surpresa na porta frontal, de vidro.

Foto: divulgação/Fernando Guerra

Lá fora, além dos espaços dedicados à viticultura, há o Jardim das Oliveiras, com árvores milenares que resistiram ao tempo. Outro destaque da vinícola em Portugal é seu o patrimônio arqueológico, associado à presença de monumentos megalíticos e vestígios da época romana.

Foto: divulgação/Fernando Guerra
Foto: divulgação/Fernando Guerra
Foto: divulgação/Fernando Guerra

Enoturismo

O tour guiado na vinícola em Portugal tem três modalidades: visita à adega; visita à adega com prova de um vinho; ou visita à adega com prova de dois vinhos da casa. Existe a possibilidade de complementar com tábua de queijos e embutidos.

Outra opção é fazer um piquenique na Herdade e depois conhecer a adega. Os enólogos podem também se interessar pela prova especial da linha Freixo Family Collection, vinhos Reserva, que seriam os premium da adega.

Para não perder a oportunidade, faça reserva prévia através do email: [email protected]. As visitas acontecem de terça a sábado, às 11h e ou às 15h. Já a loja funciona de segunda a sábado, às 9h às 17h.

Foto: divulgação/Herdade do Freixo

5 motivos para visitar a Ilha da Madeira, em Portugal

Foto: divulgação/Herdade do Freixo

O que fazer em Redondo

O distrito urbano mais próximo de Freixo é Redondo, uma tradicional vila que faz parte de Évora e tem pouco mais de 5 mil habitantes. Destaca-se ali a produção de mel, de embutidos e de vinhos de qualidade, é claro.

A olaria, artesanato feito em barro, é outro orgulho local. Belas peças são vendidas em lojinhas ao redor do vilarejo, sendo uma boa opção de compra para levar de recordação. O mobiliário alentejano, feito de cortiça, e flores de papel também entram no hall de ofertas criativas.

Não deixe de visitar o Castelo de Redondo, um marco regional, construído em 1319, de onde se vê um belíssimo por do sol ao cair da noite. Inclua ainda uma ida ao Miradouro do Cume da Serra D’Ossa, ao Museu Regional do Vinho e ao Museu do Barro, três lugares que dizem muito sobre o distrito em questão.

Foto: divulgação/Município de Redondo

Como chegar

A Herdade do Freixo fica a aproximadamente 170 km de Lisboa. O caminho pela estrada vai sentido Algarve e Évora, podendo incluir algumas paradas para enriquecer o roteiro!

Você pode alugar um carro ao desembarcar na capital lusitana ou pegar um ônibus rumo a Redondo por cerca de €13.80.

Partiu, Portugal? Consulte agora mesmo a sua passagem aérea!

Foto: divulgação/Herdade do Freixo
Foto: divulgação/Fernando Guerra
Foto: divulgação/Fernando Guerra
Foto: divulgação/Fernando Guerra
Foto: divulgação/Fernando Guerra

A encantadora e remota aldeia de Piódão, em Portugal

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.