Dentre as muitas opções de passeios e pontos turísticos na cidade de São Paulo para todos os gostos e bolsos, o novo Centro Cultural Vila Itororó deve se tornar um dos destaques da cidade por unir diferentes programações gratuitas para todos os estilos, buscando ser o centro cultural de toda a população da cidade.

Localizado na região central da cidade, no bairro de Bela Vista, o espaço utilizado pelo centro cultural fica em uma área de casas construídas em 1920, que estava em ruínas e foram parcialmente restauradas, onde uma vez serviram como espaço de habitação.

O local foi considerado patrimônio histórico e em 2013 foi destinado para atividades artísticas e culturais, que após sua revitalização, tem diferentes espaços para receber o público para shows, apresentações, workshops, palestras e mais.

O Centro Cultural Vila Itororó foi reinaugurado no dia 10 de setembro deste ano e já faz parte do circuito cultural paulistano dentro da Jornada do Patrimônio, reunindo atividades variadas ligadas à memória da cidade.

As luzes do Centro Cultural Vila Itororó à noite compõe e agregam ainda mais beleza ao local histórico renovado /Foto: Divulgação
As luzes do Centro Cultural Vila Itororó à noite compõe e agregam ainda mais beleza ao local histórico renovado /Foto: Divulgação

Atividades da Vila Itororó

O Centro Cultural Vila Itororó tem diversas novas atividades previstas para implementação, entre elas as sessões de cinema ao ar livre (às quintas-feiras) por meio do projeto Cine Clube Éden, em homenagem ao centro esportivo que funcionava ali.

A piscina do local recebe as águas do rio Itororó, que dá o nome ao espaço, que agora será usada para palco de produções artísticas e musicais.

Shows de menor porte, feiras de artesanato e gastronomia, oficinas e exposições também devem entrar em breve na programação da Vila Itororó, que ainda contará com um café para aproximar os visitantes e recebê-los bem durante a estada no local.

A obra do artista Enivo“Esperança”, está localizada na entrada histórica da Vila Itororó/Foto: Benedito Moura
A obra do artista Enivo “Esperança”, está localizada na entrada histórica da Vila Itororó/Foto: Benedito Moura

Um dos destaques do centro cultural é o seu vasto acervo literário com foco na literatura infanto-juvenil, além de material relacionado ao patrimônio cultural, arquitetura e histórica, incluindo também informações sobre a ocupação da vila.

No futuro o plano é que a biblioteca da Vila Itororó faça parte do Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo.

O espaço também abriga o Centro de Referência de Promoção da Igualdade Racial Vila Itororó (CRPIR), que oferece atendimento e orientação profissional em casos de discriminação racial.  O CRPIR oferece também oficinas, debates, ações culturais e outras ações relacionadas à promoção da igualdade.

Além de buscar expandir as opções de lazer, entretenimento e educação, o complexo possui uma unidade do Fab Lab, rede de laboratórios públicos com outros espaços pela cidade.

O laboratório oferece cursos das mais variadas áreas, como criação de jogos, costura e modelagem 3D. Os equipamentos são oferecidos a artesãos e pequenos empreendedores da região para produzir peças e até cenários para teatro.

A reestruturação da Vila Itororó contou com artes de diversos artistas locais/ Foto: Divulgação
A reestruturação da vila contou com artes de diversos artistas locais/ Foto: Divulgação

Restauração da Vila Itororó

A Vila Itororó foi inaugurada em 1922 por um comerciante português e foi moradia de diversos imigrantes durante a produção do café na capital paulista. Hipotecada por dívidas após o falecimento do fundador, o espaço acabou sendo degradado.

Em 2002 o espaço que hoje se tornaria referência em lazer em São Paulo foi tomado pela prefeitura e nos anos seguintes pelo estado. Só em 2011 os até então moradores do local foram obrigados a mudar para apartamentos populares para que a restauração começasse a ser realizada.

Em 2013 o Centro Cultural Vila Itororó foi oficialmente inaugurado e liberado para que o público pudesse ver de perto as obras do complexo histórico. Em 2019 as casas revitalizadas foram abertas e são nelas que ocorrem as oficinas e outras atividades culturais.

Em 2021 o espaço foi reinaugurado com algumas alterações e reformas, aguardando seu marco de 100 anos no dia 7 de setembro de 2022.

Veja como era a Vila Itororó antes da reforma/Foto: Wikimedia Commons e Caros Barretta
Veja como era antes da reforma/Foto: Wikimedia Commons e Carlos Barretta

Informações de visita à Vila Itororó

O Centro Cultural Vila Itororó funciona de terça a domingo das 10h às 19h no endereço  R. Maestro Cardim, 60 – Bela Vista, São Paulo – SP. Em datas de shows e outras atrações previstas na programação, os horários podem sofrer alteração. 

A programação mensal é liberada no site oficial do centro cultural que pode ser acessado clicando aqui. Outras informações, dados e dúvidas podem ser tiradas pela equipe de gestão do centro por meio do [email protected] ou pelo telefone (11) 3253-0187.

O Fab Lab pode ser visitado de segunda a sexta, das 10h às 19h e aos sábados até às 14h. O contato do laboratório é via e-mail no [email protected].

O Centro de Referência de Promoção da Igualdade Racial segue os horários do Centro Cultural Vila Itororó e ainda pode ser contatado pelo [email protected] ou via telefone nos números 11 2558-8896 / 11 3136-2194.

Partiu São Paulo?

🏨 Encontre aqui a hospedagem que cabe no seu bolso
✈️ Pesquise passagem aérea no buscador da Turismocity

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.