Provavelmente um dos lugares mais legais do mundo para morar é na vila Hundertwasserhaus, em Viena. Cheia de cores e formas curiosas, o edifício é um dos mais icônicos do país, chamando a atenção de todos que visitam a capital. Talvez se mudar pra lá não seja uma má ideia, afinal, Viena foi eleita como a melhor cidade para se viver.

Projetado em 1983 pelo artista Friedensreich Hundertwasser, o prédio foi construído em 1990 e 1991, ocupando uma área que antes tinha uma fábrica de pneus de carro. Com linhas irregulares, a colorida fachada segue os conceitos artísticos de Hundertwasser: a arquitetura devia estar mais em harmonia com as pessoas e a natureza, então não era cabível formas retas e perfeitas.

hundertwasserhaus

Tal premissa inclui vegetação ao local, que ganha vida com 250 árvores e arbustos crescendo no telhado, chegando até a invadir algumas janelas. Cada um dos 52 apartamentos são únicos, com paredes e pisos irregulares, além de terem parapeitos totalmente personalizados por seus moradores, como símbolo de integração entre pessoas e arquitetura.

Aberta durante os 365 dias do ano, a vila tem entrada gratuita para quem deseja admirar o edifício, percorrer os 19 pátios e, se quiser saber mais, pode visitar o museu Kunst Haus Wien, que também foi projetado pelo artista e abriga uma exposição permanente sobre seu legado. Bora pra Viena!

hundertwasserhaus-5

passeio-gratuito-em-viena

hundertwasserhaus-7

hundertwasserhaus-6

hundertwasserhaus8

hundertwasserhaus9

hundertwasserhaus3

hundertwasserhaus6

hundertwasserhaus5

hundertwasserhaus4

hundertwasserhaus2

hundertwasserhaus10

Post por Brunella Nunes
Fotos: divulgação/Hundertwasservillage

Ficou afim de conhecer? Confira quanto custa viajar para Viena!

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.