Viajar é muito maravilhoso, mas vamos combinar que, seja em maior ou menor escala, o desconforto é quase sempre uma constante durante os deslocamentos. Eis que uma companhia aérea italiana resolve trazer à tona a então esquecida ideia de criar fileiras para para viagens em pé no avião! Sim, é isso mesmo: você não iria sentado rumo aos céus e sim na vertical, como num ônibus.

O conceito surgiu na China em meados de 2009, quando uma empresa low cost sugeriu a modalidade, que resultaria numa passagem mais barata do que a que permite um assento para o passageiro. Em 2012, o assunto voltou a circular, mas a legislação ainda não permitia que isso fosse colocado em prática.

Depois de falhar em meados de 2010, a empresa Aviointeriors apresentou novamente sua proposta em 2018. Batizado de Skyrider 2.0, o projeto oferece um apoio semelhante aos bancos convencionais, com encosto e a parte do assento parecida a uma montaria para cavalo ou selim de bicicleta, onde dá para repousar o bumbum. Os cintos de segurança e uma barra para as mãos acompanham.

A distância entre uma fileira e outra, caso fossem colocadas dessa maneira, é de 58,4 centímetros, complicando a mobilidade dos passageiros, seja para mover as pernas ou sair para ir ao banheiro. Os engenheiros da companhia veem a iniciativa como uma forma de expandir a densidade da aeronave, já que desta maneira poderia ampliar em até 20% o número de passageiros por voo.

O intuito é que a medida seja encaixada futuramente em viagens de curta duração. O que esperamos disso? Bom, com essa proposta pouco tentadora e muito desconfortável, não dá para se animar, não. Por enquanto, há poucas chances do novo design decolar, pois ainda há muitas barreiras — inclusive de emergência — a serem pensadas e melhoradas.

Fotos: divulgação

Como ficar confortável durante as longas viagens de avião

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.