Quando falamos em viajar para o México logo vem uma emoção para a maioria das pessoas, que sonha em visitar esse país tão encantador, enorme e plural, que reserva momentos inesquecíveis para o viajante.

E atire a primeira pedra quem nunca ouviu aquele colega de trabalho, amigo ou parente – e se não ouviu, essa pessoa pode ser você! – que sonha em visitar o destino ou que voltou cheio de histórias para contar.

O México já é muito conhecido e tradicional nas opções dos viajantes em lua de mel, fica no topo da lista dos grupos de amigos que buscam opções para o spring break, e ainda cabe super bem para as férias em família e muito mais. É um país que consegue receber e acolher literalmente todo tipo de turista.

Se viajar ao México não deixe de visitar as belas praias caribenhas/Foto: Pixabay
Se viajar ao México não deixe de visitar as belas praias caribenhas/Foto: Pixabay

Se você quer emoção? Tem muitos parques e passeios radicais! Quer relaxar em resorts all inclusive durante 10 dias? O que não faltam são hotéis dessa categoria! Quer fugir do agito? Também dá! Passeios históricos? Ecoturismo? Baladas? Bons restaurantes? É no México mesmo.

Viajar para o México

Conheça mais do México

Quando falamos sobre viajar para o México é impressionante a infinidade de opções que existem para fazer em cada cidade, que merece praticamente uma viagem distinta para cada município turístico.

O país fica na América Latina (embora muitos mapas o coloquem também como América do Norte, pois seu norte inclusive faz a polêmica divisa com os Estados Unidos), tem cerca de 130 milhões de habitantes, quase 2 milhões de km² e foi moradia dos astecas, uma das principais civilizações que deixaram sua marca e história por todo o país.

Seja pela gastronomia, pela cultura, por possuir um dos maiores e mais influentes centros empresariais do mundo, pelos famosos programas de tv, filmes e novelas, pelas incríveis praias caribenhas ou por possuir lugares históricos e até uma das sete maravilhas do mundo (Chichén Itzá), o país atrai turistas o ano inteiro, que conseguem aproveitar suas qualidades em todos os períodos.

Chichén Itzá, uma das sete maravilhas do mundo, fica no México
Chichén Itzá, uma das sete maravilhas do mundo, fica no México/Foto: Pixabay

Principais destinos onde viajar para o México

São muitas cidades incríveis no país, mas dependendo da proposta da sua viagem pode ou não ser o local mais indicado para viajar.

Se você procura relaxar e curtir as férias, os principais destinos turísticos são Cancún, Tulum, Playa del Carmen, Riviera Maya, Acapulco e até Tijuana. 

Para turismo mas também para visitar centros comerciais e até mesmo trabalhar, a capital Cidade do México, Guadalajara e Monterrey são as principais cidades.

A zona hoteleira de Cancun
A zona hoteleira de Cancun possui inúmeros hotéis à beira-mar/Foto: Pixabay

Qual o idioma do México

Vamos começar pelo básico para melhor te instruir para viajar para o México, e um dos principais pontos é o idioma que é diferente do nosso. Lá a língua oficial é o espanhol, mas na maioria dos pontos turísticos é possível falar em inglês e até desenrolar um portunhol (quem nem sempre é muito bem visto).

Para evitar falsos cognatos, que são palavras que em um idioma querem dizer uma coisa e em outro idioma algo completamente diferente e até ofensivo, vale dar uma olhadinha no google tradutor e anotar os principais termos usados em viagens.

Documentos necessários para Viajar para o México

Atualmente, para os brasileiros adentrarem o país, será necessário a apresentação de um passaporte com validade de no mínimo seis meses e desde o final de 2021 começou a exigência do visto.

Quem tem o visto americano ainda válido não precisará emitir o mexicano, e quem não tiver, pode emitir de forma online um mês antes da viagem no site oficial da documentação do Governo do México, uma vez autorizado, basta realizar a impressão e download.

Também será obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 e da vacina de febre amarela.

Além disso, no avião fornecerão as perguntas aduaneira e leve impresso toda comprovação de hospedagem que você tenha, pois poderá ser solicitado na imigração.

No retorno, além do que já falamos, no momento estão solicitando o teste PCR negativado (pode ser realizado até 72h antes do voo) e a declaração de saúde do viajante (da Anvisa) que pode ser preenchida online.

Qual a moeda local

A moeda oficial do México é o Peso Mexicano, podendo ser encontrado facilmente nas casas de câmbio no Brasil. Atualmente, um real equivale a 3,5 pesos (sim, nossa moeda é quase quatro vezes maior que o peso).

O que é muito comum ao viajar para o México é encontrar locais, especialmente nos pontos e cidades mais turísticas, que aceitam dólar e até oferecem as duas moedas como forma de pagamento, mas fique esperto pois as conversões não costumam ser muito exatas e você pode acabar numa fria.

O melhor é se cobrarem em peso, pagar em peso, oferecer em dólar, pagar em dólar (caso tenha a quantia, claro). Ou seja, siga a moeda que o local ofertou primeiro e evite perder dinheiro em conversões malucas.

Já conheça a "cara" do peso Mexicano
Já conheça a “cara” do peso Mexicano/Foto: Pixabay

Quando viajar para o México

Por seu vasto território, que possui grande variação de altitudes, e por ser banhado por dois oceanos, o clima no país pode ser bem distinto dependendo do local que se pretende visitar. O primeiro passo, portanto, é definir qual o seu roteiro ao viajar para o México.

No geral, o México possui temperaturas altas (não como o Brasil) e o período mais chuvoso é entre junho e agosto, devendo sempre, se possível, evitar o mês de setembro nas viagens litorâneas, pois é o mês de maior incidência de furacões no mar do Caribe.

Cias aéreas que fazem o trajeto

As principais companhias aéreas que fazem o trajeto Brasil-México com conexão na América do Sul ou América Latina são a Gol, Latam, Copa Airlines, AeroMéxico e Avianca e as que fazem conexão nos Estados Unidos: American Airlines e United.

Dicas de segurança

Não estranhe se pedirem “propina” a você em qualquer lugar que for e por praticamente qualquer serviço. O termo quer dizer gorjeta e é uma prática muito comum do país, desde para o atendente do hotel e do restaurante, até o taxista e o motorista de ônibus.

Como em qualquer destino, outra dica é evitar deixar seu passaporte, cartões e dinheiros em qualquer lugar.

Já demos essa dica mais para cima, mas lembre-se de evitar o pagamento de produtos e serviços no câmbio diferente do proposto e caso faça isso, fique atento ao troco.

Agora a dica mais importante é também para evitar o “golpe” mais comum: o produto/serviço/upgrade grátis. É uma prática que acontece praticamente em todos os hotéis, ao chegar algum funcionário te recebe com todos os seus dados e oferece um upgrade de quarto, uma refeição extra, um passeio gratuito e aparentemente não custa nada.

Engano o seu! Geralmente é um esquema de venda de quartos de multipropriedade (ou timeshare) e você passa horas em uma reunião sem conseguir escapar, gastando seu tempo, sua paciência e pode ser muito constrangedor. Resumindo: se te oferecerem qualquer coisa aparentemente gratuita, fuja!

Pensando em viajar para o México?

✈️ Pesquise aqui sua passagem aérea
🏨 Encontre uma hospedagem de acordo com o seu bolso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.