Um dos programas favoritos dos brasileiros é viajar para o Chile, que oferece uma experiência diferenciada e muito recomendada para diferentes tipos de viajantes.
Um dos países mais turísticos da América do Sul, o país possui paisagens incríveis, de tirar o fôlego, que estão dispersas por todo o território. Ou seja, é possível ficar encantado de norte a sul do país.
No extenso país é possível aproveitar um pouco de tudo, já que o Chile possui desde vinícolas e viagens românticas até opções aventureiras para quem quer desbravar o Deserto do Atacama e curtir as estações de Ski.
Um destino muito indicado tanto para quem quer fugir do agito dos centros urbanos quanto para quem quer conhecer a badalação de Santiago, viajar para o Chile é uma ótima opção que oferece muitas experiências sem pesar tanto no bolso dos brasileiros.
Encontre aqui sua passagem aérea para Santiago
Saiba mais sobre viajar para o Chile
Pela proximidade, os voos curtos e valores mais acessíveis (já que lá nossa moeda é valorizada), viajar para o Chile é uma experiência super interessante para os brasileiros e os dados comprovam isso: normalmente o país recebe cerca de 500 mil turistas do nosso país por ano.
Somente entre novembro e dezembro de 2021, quando a pandemia começou a melhorar e a vacinação avançar, foram mais de 100 mil viajantes a aproveitar o Chile.
Entre as principais curiosidades do país, o Chile é o país que mais possui vulcões (inativos) do mundo, é um ótimo lugar para observações astronômicas (Deserto do Atacama) e é o 4º maior produtor de vinho do mundo.
Confira algumas das principais informações para realizar seu roteiro e colocar o pé na estrada para viajar para o Chile.
Principais destinos
São muitos locais incríveis no país, com propostas super variadas de passeios e atrações, então dependendo do objetivo da sua viagem (lazer, enoturismo, acampar etc) os principais destinos podem variar.
Os destinos mais buscados pelos turistas costumam ser a própria capital Santiago, que possui muitas atividades e vinícolas próximas, a Patagônia chilena (onde é possível conferir os fiordes glaciais e uma floresta temperada), o Deserto do Atacama e também a Cordilheira dos Andes (onde é possível conhecer o Valle Nevado e Portillo, estações de ski muito famosas).
Já Vinã del Mar e Valparaíso são excelentes opções para quem quer aproveitar as praias e um clima mais agradável.
Qual o idioma
Saiba que assim como outros países da América do Sul, no Chile o idioma oficial é o espanhol, sendo possível falar inglês nos principais pontos turísticos, sendo que até um pouco de português é compreendido, devido ao enorme fluxo de turistas que aproveitam para viajar para o Chile.
Para evitar aqueles perrengues de viagem, vale dar uma olhadinha no google tradutor e anotar os principais termos usados em viagens.
Documentos necessários para Viajar para o Chile
Viajar para o Chile é muito simples para os brasileiros, que podem viajar apenas com o RG, já que os países têm acordo com o Mercosul.
Aqueles que preferirem podem utilizar o passaporte, desde que esteja válido no momento da entrada e durante toda a estada lá.
Ao entrar no país você receberá um visto de turismo válido durante 90 dias, oferecido no controle de imigração.
Qual a moeda local
A moeda oficial do Chile é o Peso Chileno, podendo ser encontrado facilmente nas casas de câmbio no Brasil e também dentro do próprio Chile, mas a cotação costuma ser pior nessa situação (evite aeroportos de qualquer lugar para fazer a conversão).
Atualmente, o real é mais forte que o peso, por isso é possível comprar 150 pesos chilenos com apenas um real.
Alguns passeios no país podem ser comprados em dólares, mas a situação é bem mais rara do que acontece no México, por exemplo. O melhor é levar todo seu dinheiro em peso, além de um cartão de crédito internacional liberado para emergências.
O real também é aceito em Santiago, por exemplo, onde a moeda é forte e muito procurada por chilenos que costumam visitar o Brasil durante o ano, mas em outras regiões do país você pode ter problema para que a nossa moeda tenha algum valor.
Quando viajar para o Chile
Devido a extensão territorial, o viajante pode encontrar diferentes climas durante sua estada, passando por uma variação drástica de temperaturas, variando entre neve e climas desérticos, por isso a escolha do mês da viagem deve ser baseada no roteiro das cidades que pretende visitar.
Ou seja, se você quer fazer um roteiro de estações de ski, o melhor período pode variar e ser diferente daquele indicado para quem quer visitar o Deserto do Atacama.
Cada região tem um período ideal para ser visitado. Santiago, Vinã Del Mar e Valparaíso, por exemplo, têm as estações bem definidas e a melhor época para visita é a primavera (setembro a dezembro) ou o verão (dezembro a março), para aproveitar tudo que o local oferece a céu aberto.
Para quem quer curtir a neve, a temporada ideal obviamente é o inverno, entre junho e começo de setembro.
Para o Atacama, as chuvas são raras e é considerado o deserto mais seco do mundo, e possui uma amplitude térmica bem grande o ano todo. Durante o inverno as noites são muito frias e durante o verão os dias extremamente quentes, por isso aposte no outono ou na primavera e as temperaturas mais moderadas podem ser mais agradáveis.
Cias aéreas que fazem o trajeto
O trajeto é bem comum e existem até voos diretos saindo de Guarulhos até Santiago, dependendo do dia, por um valor que não costuma ser tão superior aos voos com conexão.
A Aerolíneas Argentinas, Latam, Gol, Avianca e Copa são algumas das companhias aéreas que disponibilizam passagens entre o Brasil e o Chile.
Encontre aqui sua passagem aérea