A Europa reserva os melhores destinos carregados de história e cultura, e é mais do que sabido que desbravar o velho continente não depende exclusivamente do transporte aéreo – a malha ferroviária é extremamente acessível em grande parte dos países por lá. E isso traz diferentes vantagens: a viagem é mais rápida do que de carro ou de ônibus e ainda tem o bônus de economizar na diária de uma hospedagem, caso o trajeto seja feito durante a madrugada.

Viajar de trem na França faz parte de uma dessas facilidades proporcionadas por este tão antigo meio de transporte, que ainda oferece as melhores paisagens e conforto para seus passageiros. Já imaginou conhecer diferentes destinos franceses de maneira prática? Pois bem, aqui neste artigo você saberá como fazer isso, e ainda conferirá um roteiro de 10 dias na França, viajando de trem.

Encontre aqui passagem aérea barata para Paris e de lá parta de trem pela França!

Quais são os tipos de trem na França?

Foto: Pexels

Existem alguns tipos diferentes de operadoras que te proporcionam viajar de trem na França, que vão desde os vagões comuns até o trem-bala. Algumas delas é necessário reservar a passagem com antecedência para garantir a viagem no dia que deseja, enquanto outras você pode adquirir um bilhete minutos antes de embarcar.

SNCF atende diferentes estações francesas, como Lille, Paris, Estrasburgo, Bourdeaux, Lyon, Nice e Marselha, e os tipos de trens disponíveis são: a TGV, a frota mais importante delas, pois oferecem mais conforto em seus vagões de dois andares, e partem de Paris à Marselha, Nice, Estrasburgo, Lyon e Bordeaux. Para este é necessário comprar os bilhetes com antecedência, disponibilizadas no site meses antes, com preços mais promissores.

A Intercities também proporciona melhor conforto, ideal para viagens noturnas, e partem de Paris para Le Havre, Lyon, Bordeaux, entre outros destinos. Nele é possível comprar poltronas reclináveis ou beliche para ampliar ainda mais o seu conforto, além de garantir áreas privativas – há compartimentos reservados somente para mulheres, garantindo mais segurança para as viajantes solos. Para melhor comodidade, o ideal é garantir a compra dos bilhetes antecipadamente (no site, é possível comprá-los 3 meses antes da sua viagem).

A TER é a frota de trajetos curtos, e proporciona uma viagem muito semelhante ao metrô, pois fazem mais paradas e os bilhetes são bem mais acessíveis que os demais (podem ser comprados antes de embarcar, pois não oferecem acentos marcados). O OuiGo, também possui as mesmas características, mas tem 4 rotas de longas distâncias em seu roteiro, mas seus vagões costumam ser mais antigos e em alguns casos, há limitações para peso de bagagem (caso exceda o limite, é necessário pagar uma multa para embarcar).

Dicas preciosas para viajar de trem na França

  • Antes de embarcar, não esqueça de validar o seu bilhete nos totens da estação e guarde-o com você até o fim da viagem – é necessário apresentá-lo ao fiscal, e caso isso não ocorra, a multa costuma ser bem salgada.
  • Caso queira economizar, compre quitutes e lanchinhos em mercados antes de viajar. Os snacks e refeições nas estações costumam ser mais caros.
  • Para não correr o risco de ficar sem espaço no bagageiro, evite malas grandes e pesadas. A estrutura dos trens costumam ser limitadas para tal.
  • Chegue pelo menos meia hora antes de embarcar. Caso aconteça algum imprevisto, você não correrá o risco de perder o seu trem.
  • O site para compra de passagem antecipada é o da SNCF.

Roteiro de 10 dias na França

Foto: Pixabay

Viajar de trem na França é uma oportunidade única para voltar para casa com uma bagagem caprichada de cultura e história. E claro que esse tour sempre começa por Paris, já que possivelmente o seu voo chegará por lá. Os pontos turísticos mais importantes não podem ser deixados de fora do roteiro, e três dias são suficientes para aproveitar com calma a Torre Eiffel, a famosa avenida Champs-Elysées, o Rio Sena,  o bairro Montmartre e a Basílica de Sacré Couer, com sua maravilhosa vista, a Pont des Arts, entre outras atrações que você pode conferir neste guia completo de pontos turísticos em Paris.

No quarto dia, que tal partir de Paris rumo à estação Gare de Ponterson para conhecer a tão famosa ilha Mont St. Michel? Você pode dedicar um dia inteiro para conhecer esta construção histórica medieval, ou dar um pulinho de trem até Saint Malo para relaxar depois do passeio em suas praias, conhecidas pela prática de talassoterapia.

Para os amantes de vinhos, o sexto dia da viagem pode ser brindado com uma visita à Bordeaux. A cidade possui uma arquitetura impressionante, assim como a capital francesa, e quem gosta de curtir a noite não pode perder os clubes, bares e cassino que estão aos montes por lá.

Outra cidade que merece destaque em seu roteiro pelo seu agito é Toulouse. O sétimo dia merece a apreciação em Ville Rose e seus pontos turísticos como o Rio Garonne, o Jardim do Grand-Rond, a Praça do Capitole e a Basílica do Saint-Sernin – essas duas últimas carregadas de bagagem histórica. Se você deseja aproveitar a noite nas dezenas de bares e restaurantes deliciosos por lá, o ideal seria você pernoitar na cidade, e assim partir para o seu próximo destino no dia seguinte pela manhã.

E nessa aventura de viajar de trem pela França, a próxima parada no oitavo dia é Montpellier. Este destino é popular por sua diversidade – pessoas de diferentes continentes estão por lá para estudar ou em busca de uma oportunidade profissional. Em meio ao mix de ruas medievais e edifícios modernos, você poderá conhecer os museus Fabre e Languedocien. Para um momento de compras, os shoppings Polygone e o Odysseum são uma experiência à parte.

Para o nono dia, que tal dar um pulinho em Marselha?  A cidade tem uma irresistível praia, além do centro histórico, o porto velho, o Second Empire e Calanques – pontos turísticos ideais para você sair de lá respirando cultura e diversão.

Para enriquecer ainda mais esse tour pela França de bagagem histórica, Lyon é uma parada obrigatória  e merece ao menos dois dias do seu roteiro para aproveitar os mais de 230 patrimônios históricos que rodeiam a cidade – além de ser um destino abarrotado de universitários, com vida noturna agitada até em dia de semana. Aproveite para conhecer as ruínas do Teatro Galo-Romano, o museu do théâtre guarda, a basílica Notre Dame de Fourvière, a rue Saint-Jean, entre outros pontos turísticos de tirar o fôlego.

Para as hospedagens, confira no site do Booking a que melhor se encaixa com seu bolso e gosto!

Viajar de trem na França será uma aventura e tanto para os viajantes que amam aproveitar as férias e se enriquecer de conhecimento e cultura – uma experiência que jamais será esquecida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.