Até pouco tempo atrás, todo mundo estava acostumado a viajar com um monte de bagagem. Mas, após as novas regras estipuladas pela ANAC, uma prática comum em países do exterior entrou em vigor aqui no Brasil: a cobrança para despachar bagagem. Com isso, muitos turistas começaram a viajar com mala de mão apenas, tudo na tentativa de reduzir os gastos.

Em teoria, as passagens mais baratas não têm franquia de bagagem despachada (e, vamos combinar, já deveriam ter reduzido o preço, só que até agora nada, né?). Se você optou por economizar, com certeza é do seu interesse começar a viajar com a mala de mão. Assim, você evita o custo extra de despachar a bagagem.

Mas como planejar uma mala de mão para suas viagens? Qual o tamanho que essas bagagens podem ter? Qual é o limite de peso? Para te ajudar a resolver a maioria dessas dúvidas, nós preparamos um guia com dicas e informações importantes sobre o assunto, confira 😉

✈ Procurando passagens aéreas baratas? Use nosso buscador e encontre trechos com os melhores preços

Tamanho e peso das malas de mão

viajar com mala de mão
Foto: Pixabay

Cada companhia aérea determina o tamanho e peso permitido para as malas de mão em seus voos. De maneira geral, as bagagens com até 10 kg entram nas cabines sem nenhum tipo de problema. Com relação ao tamanho, as malas de mão devem ter as seguintes dimensões: 55 x 35 x 25cm (altura x largura x profundidade). Tenha em mente que as rodinhas da mala entram nessa conta, ok?

Confira as dimensões e pesos autorizados pelas principais companhias aéreas que operam no Brasil:

  • Azul: 55 x 35 x 25cm, uma peça de até 10 kg.
  • AirFrance: 55 x 35 x 25cm, com peso total de 12 kg.
  • American Airlines: 56 x 36 x 23cm, com peso total de 10 kg.
  • Avianca: 55 x 35 x 25cm, uma peça de até 10 kg.
  • Gol Linhas Aéreas: 55 x 40 x 25cm, uma peça de até 10 kg.
  • LATAM: 55 x 35 x 25cm, uma peça de até 10 kg.

Dica: quando for comprar sua mala de mão, procure modelos que sejam confeccionados com materiais flexíveis e adaptáveis. Assim, você consegue dar uma empurradinha para “encaixar” no compartimento de bagagem, fazendo com que a bagagem caiba em qualquer lugar.

Malas para viajar: como escolher sua bagagem sem vacilo

Importante: além de viajar com mala de mão, você pode entrar na cabine do avião com uma bolsa de uso pessoal, que pode ser uma mochilinha, uma bolsa, uma bolsa de notebook etc. Essa bolsa deve caber embaixo da poltrona na sua frente, dividindo esse espaço com seus pés. Assim, você pode usá-la para levar mais itens 😉 especialmente os mais pesados, como câmeras fotográficas.

Clique aqui e confira quais itens consideramos essenciais levar em uma bagagem de mão e quais são proibidos, especialmente em voos internacionais.

Já nos voos nacionais, é importante você saber que é possível levar líquidos, remédios e aerossóis. O que fica barrado na hora de viajar com mala de mão em voos nacionais são os objetos pontiagudos, cortantes ou que possam causar ferimentos, como alicates de unha e canivetes. Também é proibido entrar com substâncias inflamáveis, químicas ou toxicas.

E como funciona com as mochilas?

viajar com mala de mão
Foto: Pixabay

Mochileira que se preze viaja com sua velha guerreira nas costas que literalmente tem tudo o que se precisa. Como já é de praxe, quem viaja fazendo mochilão evita ao máximo ter que despachar a mochila. Afinal de contas: tudo o que importa está literalmente nas costas!

Quais são as melhores mochilas para viajar? Clique aqui e saiba mais!

Quem faz viagens mais longas opta por usar mochilas de 50 L, 60 L e até 70 L. E você pode, sim, entrar com mochilas com essas capacidades na cabine do avião. Se não ultrapassar o peso máximo e a mochila couber no compartimento, não tem problema. Mas respeite principalmente o peso estabelecido pela companhia aérea, ok?

Viajar com mala de mão sem nenhuma outra bagagem, é possível?

viajar com mala de mão
Foto: Pixabay
  • A resposta é sim \o/ As vantagens de se viajar apenas com a bagagem de mão são:
  • Você não paga por bagagem despachada.
  • Você não precisa enfrentar filas para despachar a mala de mão.
  • O check-in pode ser feito pela internet ou totens de atendimento com maior rapidez.
  • Você não corre o risco de ter sua bagagem extraviada e toda dor de cabeça que isso pode gerar.
  • Seu deslocamento dentro do aeroporto é mais prático, afinal de contas, você tem apenas uma malinha.
  • Você realmente tem que carregar somente o necessário.
  • Assim que sair do avião, você não precisa ficar esperando a sua bagagem na esteira.

Companhias aéreas low cost de verdade estão chegando no Brasil, saiba mais sobre elas

Dicas para montar sua mala de mão

viajar com mala de mão
Foto: Pixabay
  • Vale a pena desapegar na hora de planejar sua viagem! Claro que você vai precisar ser bem organizada e montar sua mala com bastante sabedoria. Confira algumas dicas para facilitar seu planejamento:
  • Se você não usa em casa, você não vai usar na viagem. Tenha consciência na hora de escolher o que colocar na mala, optando pelo que você usa no dia a dia.
  • Leve roupas versáteis, de acordo com o clima da cidade de destino e peças de roupa que possam ser combinadas entre si.
  • Opte por peças de roupas com tecidos flexíveis e que ocupem menos espaço na mala. Procure por roupas com tecido estilo corta-vento, que não amasse muito.
  • Não leve calçados novos ou que nunca tenha usado. Escolha seu tênis/chinelo/sandália velho de guerra para evitar fazer bolhas nos pés.
  • Compre potinhos com tamanho reduzido para colocar seu shampoo e condicionador. Se preferir, compre os itens de higiene já em tamanho reduzido.
  • Tenha acessórios em tamanhos reduzidos, como escova de cabelo e escova de dente. Se você não vive sem secador de cabelo, certifique-se
  • Se precisar reduzir o volume de peças de roupas, não o peso, opte por comprar um saco a vácuo.
  • Faça uma checklist e retire itens desnecessários

Se você não tem muita noção de peso (o que é bem normal, diga-se de passagem), vale a pena comprar uma balancinha portátil para pesar sua bagagem, principalmente na volta da viagem (já que é normal trazermos algumas coisinhas especiais das viagens). Por isso, faça compras com consciência também, tá bom?

Ainda tem dúvidas sobre como arrumar essa bagagem? Clique aqui e veja como preparar uma mala de mão com dicas de comissárias de bordo.

Viajar com mala de mão pode trazer muitas vantagens na hora de planejar a viajar, de se deslocar e especialmente nos gastos com passagens aéreas. Por isso, liberte-se e comece a preparar sua malinha somente com o que é essencial. Valerá a pena 😉

Então, já que viajar com mala de mão e sem despachar nenhuma outra bagagem tende a ficar mais em conta, que tal você começar a sonhar com o próximo destino? Use nossa ferramenta Para Onde Viajar e encontre opções de cidades com custos médios que cabem realmente no seu bolso!

2 comentários

  1. Olá pessoal tenho uma dúvida: irei viajar e levar a cadeirinha de carro e liguei na Gol e disseram q eu deveria comprar uma franquia… eu comprei porém tenho amigas que disseram que não pagaram! Minha filha tem 3 anos e meio. Queria saber se realmente tinha necessidade de comprar a franquia?

    1. Olá Eliene, acreditamos que para cadeirinha de carro é necessário, o que não se paga é o carrinho de transporte normal… Porém é melhor confirmar essa informação com a Gol mesmo =/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *