A gente adora falar sobre lugares maravilhosos e ler histórias inspiradoras, só que não viajar por falta de grana pode ser bem frustrante. Mas calma, há solução para todas as coisas, inclusive essa. O ID Jovem dá viagens gratuitas para pessoas de baixa renda no Brasil, além de incluir programação cultural pela metade do preço.

A iniciativa, do Governo Federal, é direcionada a jovens de 15 a 29 anos que vivem com até dois salários mínimos no mês. Por meio de um aplicativo para smartphone ou cadastro no site, os interessados podem se cadastrar usando o Número de Identificação Social (NIS), sendo seus 11 dígitos a senha de acesso para emitir o ID Jovem.

Para viajar sem pagar nada, basta apresentar RG e a imagem do cartão diretamente na tela do celular quando for retirar o bilhete, pelo menos três horas antes do ônibus sair do terminal. O mesmo benefício é válido para idosos, conforme falamos com mais detalhes neste post.

Os veículos, comboios ferroviários ou embarcações do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros devem reservar duas vagas em cada horário de saída para atender os beneficiários, além de duas vagas com 50% de desconto mínimo caso os assentos gratuitos já tenham se esgotado. A empresa que descumprir com o serviço poderá ser denunciada pelo número 166.

O ID Jovem pode ser usado também na hora de comprar ingressos de shows, teatro, eventos esportivos e espetáculos, com direito a 50% de desconto. Caso o documento oficial oferecido pelo governo for recusado na hora do pagamento, os jovens devem procurar pelo Procon. E aí, partiu? Confira a ferramenta do Quanto Custa Viajar que mostra onde ir com o seu orçamento, não importa qual seja! Clique na imagem e descubra! 🙂

Post por Brunella Nunes
Fotos: divulgação

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.