A ilha de Curaçao fica nas chamadas Antilhas Holandesas, dentro da região do Caribe. A cidade de Willemstad é dona de uma atmosfera incrível, uma mistura de povos e culturas que faz esta ilha tão única e encantadora. Entre os loiros holandeses e os negros de origem jamaicana, todos parecem estar sempre numa boa, tranquilos e dispostos a curtir a vida. Confira nesse post, um relato de viagem para Curaçao.

Seria realmente um pecado se fosse o contrário, afinal, como estar de cara feia em meio a um paraíso? Andando pelas ruas de Punda, vendo de perto as casinhas típicas que tinha o oceano brilhando ao fundo, quis me mudar pra lá instantaneamente. Não tenho dúvidas de que Curaçao é um dos melhores destinos caribenhos para quem gosta de sair, de curtir a natureza e conhecer pessoas e culturas diferentes. Do outro lado, há o distrito de Otrobanda, que também conta com alguns hotéis, mas é menos turístico e reduto de locais.

Fiquei apenas cinco dias por lá, que foram o suficiente para me apaixonar. Neste período, tentei conhecer o máximo de coisas possíveis e não aluguei carro, coisa que muitos turistas fazem por conta da ilha ser grande e ter muitas praias. O hotel que eu escolhi foi no bairro de Pietermaai e eu não poderia ter feito escolha melhor. Fica pertinho do centro, de ótimos restaurantes, e caminhando numa linha reta alcançava praias facilmente.

2014-06-11 12.05.39

2014-06-11 15.10.10

2014-06-11 12.11.09

Já ficou com vontade de conhecer? Confira pacotes de viagem para lá!

2014-06-12 19.16.29

Além disso, vale também pegar carona nos táxis compartilhados. Os motoristas são super simpáticos, meio doidos, mas dirigem com tranquilidade e o melhor: cobram pouco. No caso, além de ter você como passageiro, também carregam outras pessoas na van e vão deixando a galera no meio do caminho, sem fazer muitos desvios, assim não atrapalha ninguém.

Curaçao infelizmente foi tomada por praias particulares, dominadas por resorts. A boa notícia é que as praias são abertas e em muitas delas eu sequer paguei alguma coisa, mas talvez tenha sido sorte. Se você não utilizar as cadeiras dos hotéis, que são pagas, ninguém vai te cobrar nada além da chamada taxa ambiental, que custa cerca de três dólares, mesmo preço médio das espreguiçadeiras.

Resumindo a minha viagem e experiência pessoal na ilha, aqui vão algumas dicas:

Onde comer:

Kome

Sou suspeita pra falar do Kome porque é o lugar onde eu provei o melhor risoto da minha vida, feito com trufas brancas. Talvez tenha sido sorte, ou meu paladar não estava dos mais aguçados, ou estava simplesmente muito bom. Meu namorado pediu o peixe do dia, que era um Red Snapper, enorme e que veio inteirinho no prato. Apesar de achar estranho, também estava ótimo e crocante. E ah! O Kome também é um lugar bem aconchegante e intimista, ideal para a hora do jantar.

kome

2014-06-13 23.28.38

2014-06-13 23.28.45

Ginger

Especializado em comida caribenha, o Ginger é um cantinho super intimista aos fundos de um outro restaurante, então cuidado pra não confundir. É um lugar bem legal pra jantar, com mesinhas do lado de fora e sofás confortáveis. Pedi um camarão na brasa com tequila e limão, acompanhado de arroz de coco, que estava delícia.

ginger

2014-06-12 22.01.34

Mundo Bizarro

Posso transportar esse restaurante pra SP? O Mundo Bizarro é um lugar todo lindo, meio bucólico e romântico. Além de ser intimista e super decorado, tem uma comida deliciosa! Eu pedi um quiche vegetariano que estava dos deuses e apesar da foto não mostrar muito, ele é enorme. Meu namorado pediu risoto com salmão, que também estava ótimo. De sobremesa, creme brulée e creme de Aloe Vera – sim, consomem muito e inclusive pra comer -, com sorvete de hortelã, super suave e gostoso. Eles também servem café da manhã aos domingos e tem algumas noites de tango.

mundo bizarro

Confira mais dicas de alimentação em Curaçao

2014-06-10 20.39.16

Onde beber:

Miles

O Miles é um bar de jazz bem despretensioso, pertinho de onde eu me hospedei, então eu fui mais de uma vez. O atendimento, pra variar, não é dos melhores, mas uma vez que você é visto, o atendente te fala o cardápio. Sim, porque não tem nada impresso. É um bom lugar pra happy hour, ouvir música e tomar uma cerveja, como a Amstel e a Brion, feitas em Curaçao, além de drinks, como o Mojito.

milescuraçao

milesjazz

 

2014-06-11 21.41.39

Chill Bar

O Chill é um lugarzinho onde você não quer sair mais. Basicamente, é um quiosque todo praiano em Mambo Beach, no espaço do Lions Dive & Beach Resort, onde você pode se sentar no balcão ou nas mesas na areia, ou até mesmo se jogar nas redes que estão entre as palmeiras. O cardápio conta com hambúrgueres artesanais feitos na grelha, pratos de carne acompanhada de salada, paninis e drinks a um preço tão amigável quanto o bar.

2014-06-10 15.27.21

2014-06-13 15.32.10

2014-06-13 15.29.05

 

Chill Curaçao

Zanzibar

Esse bar com influências da África Oriental fica na praia de Jan Thiel e ao cair da noite vai ficando cada vez mais animado. Além de servir café da manhã, almoço, jantar, petiscos e drinks, também aluga cadeiras de praia, tem banheiro e chuveiro disponíveis e conta com um spa ao ar livre. Ou seja, o tratamento é completo. Eu fui durante o almoço sem muita fome e pedi um combo onde vinham algumas pequenas porções de várias coisas, como camarões, um caldo, pães e acompanhamento. Além de dividir com o meu namorado, surgiu uma outra bela companhia que fez meu dia ainda mais feliz.

2014-06-12 14.39.46

2014-06-12 14.42.11

2014-06-12 14.55.53

Onde ir:

Sea Aquarium

O aquário de Curaçao é enorme, bem interessante pra ver de perto as espécies marinhas. O mais legal é que os animais maiores, como golfinhos, tubarões e leões marinhos, ficam no próprio oceano e circulam por toda a área que envolve o estabelecimento. A cada hora tem apresentações com algum dos animais, incluso no valor da entrada, havendo também a chance de nadar com eles, atividade paga à parte. Achei o preço justo pelo o que pude ver e o passeio com certeza agrada as crianças. O lugar também tem uma lanchonete de boa qualidade e logo ao lado há algumas praias onde você pode comer e dar um mergulho depois, como a Mambo Beach.

2014-06-10 13.02.33

2014-06-10 15.12.52

2014-06-10 14.49.39

2014-06-10 15.17.08

Jan Thiel

Essa praia particular é um tanto longe do centro, mas é muito linda e vale o esforço. Apesar de atrair os ricaços, em sua maioria, tem espaço pra todo mundo e não tem essa de alguém te olhar torto. A infraestrutura é muito boa, com vários quiosques, onde além de servirem comida e drinks, dá para alugar equipamentos de mergulho e cadeiras confortáveis.

2014-06-12 16.25.04

2014-06-12 15.55.43

Mambo Beach

A Mambo também é privada e também tem bastante infraestrutura para os turistas, com banheiros próximos, algumas lojas, bares, quiosques e, acima de tudo, um mar lindão bem na sua frente com uma plataforma onde a galera se joga pra mergulhar.

2014-06-10 15.30.24

Visite também: Daaibooi Beach (praia local), Playa PortoMari e Kokomo Beach.

Não valeu a pena

Eu prezo muito por praias que não são particulares, e pensando nisso fui até Caracasbaai e me arrependi. Simplesmente não dá nem pra ficar na areia, porque além de ter um espaço bem pequeno, é um tanto suja. Também fui até a praia Blue Beach, dentro de uma enorme propriedade particular, bem longe do centro, e acho que pela distância toda acabou não valendo a pena, pois poderia ter visitado outro lugar. Claro que é maravilhosa, mas talvez seja ideal para quem tem crianças, porque é bem tranquila e atrai muitas famílias.

2014-06-11 14.14.15

Onde dormir:

St. Tropez Ocean Club

Funcionando como um clube de dia e lounge a noite, o St. Tropez é também um hotel em Pietermaai. Os quartos são lindos, confortáveis e espaçosos, com direito a varanda com vista para o oceano. Por ser aberta ao público, que paga uma quantia para entrar, a piscina infinita é tão concorrida que pelas manhãs já fica lotada de gente tomando sol, podendo não sobrar um espacinho para você. Durante o dia, o bar serve café da manhã e refeições, e à noite tem happy hour e jantar. Aos fins de semana, vira point de “esquenta” pra balada, mas a música diminui por volta das 2 horas da manhã e sinceramente nem fica tão alta. Eu não me incomodei com isso, mas vale o aviso.

2014-06-09 19.56.14

2014-06-09 19.44.01

Kontiki Beach Resort

Fiquei bem na dúvida em relação a esse hotel, pertinho de Mambo Beach. São bangalôs de madeira e tem uma piscina incrível, então é bem atraente, especialmente para casais.

kontiki

kontiki2

 

kontiki3

Boutique Hotel Klooster

Também em Pietermaai, este hotel tem um bom custo benefício. Tem uma pequena piscina no pátio com redes para descanso. Apesar de simples, acho que cumpre a função principal de oferecer um bom lugar para dormir. A localização é ótima, tem tudo pertinho e serve café da manhã, pago à parte, já que isso é praticamente uma regra nos hotéis de Curaçao.

klooster2

klooster

Texto por Brunella Nunes
Fotos: © Brunella Nunes e divulgação

3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.