A Grécia reserva destinos imperdíveis para o viajante que deseja mergulhar em uma experiência regada a história e belas paisagens, e uma viagem para Creta não seria diferente – a maior ilha grega surpreende pelo cenário natural em contraste com os vestígios da civilização europeia mais antiga.
E se a história de Creta é marcada pelos diversos domínios que a ilha já teve, é justamente por isso que os costumes e cultura da região é tão diferente do restante do país: há muitas referências bizantinas, turcas, venezianas e romanas presentes na arquitetura e no dia a dia dos cretenses, o que torna a viagem ainda mais curiosa e necessária.
Neste artigo você conhecerá todas as atrações imperdíveis para conhecer durante uma viagem para Creta, e que vão te dar vontade de ir para a Grécia agora mesmo!
Partiu Grécia? Pesquise aqui sua passagem barata.
Viagem para Creta: o que conhecer em Agios Nikolaos
Agios Nikolaos é a única cidade de Creta que não é protegida por um forte. Isso porque antigamente o local passava desapercebido pelos exploradores, e essa peculiaridade deixa a sua arquitetura mais diferente das demais cidades da ilha. Veja quais são as principais atrações por ali:
- As praias de Agios Nikolaos: grande parte das praias da cidade não são muito urbanizadas, mas valem a visita por serem paradisíacas e com o mar favorável para o banho, como a Ammoudi Beach, a Almyros Beach, ambas com uma rusticidade ímpar, a Kitroplatia, logo no centro e uma das poucas que oferecem estrutura para turistas, a famosa Gargadoros Beach e a Ammos Beach, que surpreende pela cor do mar.
- Lago Voulismeni: na mitologia greta, este era o lago onde Artemis e Atenas se banhavam, e fica bem no coração de Nikolaos. Antigamente ele era um lago de água doce, mas em 1867 foi ligado ao mar por um canal. Atualmente ele funciona como um píer para os pescadores, além de ser um dos principais cartões postais de Creta.
- Museu Arqueológico e Folklore Museum: as principais cidades de Creta possuem esses dois museus, que são responsáveis por armazenar e exibir todos os tesouros arqueológicos encontrados ao longo dos anos, vestígios da vida dos nativos da região da época dos domínios veneziano e otomano. O passeio é uma experiência imersiva na história de Creta e na mistura de cultura de seu povo.
Encontre uma hospedagem em Agios Nikolaos
- Tour pelas igrejas da cidade: Agios Nikolaos possui 3 principais construções religiosas e históricas – a Igreja Bizantina de Agios Nikolaos, construída em 827, a Catedral de Agia Triada, com seu design em formato de cruz, e a Panagia Vrefotrofos, bem no centro da cidade, pertinho do mar. É possível conhecê-las em uma tacada só.
- Elounda: o turismo de luxo fica todo concentrado nessa cidade vizinha a Nikolaos, e recebe diversos famosos ao longo dos anos. Além das praias, outra atração imperdível na região é a ilha abandonada de Spinalonga – um passeio de barco que parte de Elounda para conhecer as ruínas do local que já serviu de colônia de pacientes com lepra. Na época, houve muita repercussão negativa a respeito dessa atividade, e depois de muitos anos desativada, se tornou um dos sítios arqueológicos mais populares de Creta.
O que conhecer em Chania
Com construções medievais que constrastam com o mar Egeo, Chania é bastante movimentada pelo artesanato e turismo. Quem passa por ali se apaixona nos primeiros segundos que pisa na cidade, e não é para menos – um local que cresceu em volta de um porto e erguida pelos venezianos no século XIV confere um charme especial e único. Veja o que você não pode perder na segunda maior cidade de Creta:
- Antigo Porto / Forte Venezuelano: o cartão postal de Chania conta com dois universos distintos formando um ambiente só: enquanto a arquitetura é formada pelo Forte e farol em estilo medieval, temos também os barcos do porto criando um visual charmoso. A cereja do bolo são os bares e restaurantes que trazem o agito para este cenário peculiar e cheio de história.
- Old Chania Market: para encher as malas de recordações de Creta, este é o ponto primordial para você fazer as suas comprinhas. São centenas de barraquinhas comercializando couro, roupas, sapatos, produtos culinários locais, entre outras especialidades.
Encontre uma hospedagem em Chania a preços acessíveis
- Explore Chania a pé: uma das experiências mais completas para conhecer Chania é explorar a cidade batendo perna. São centenas de lojinhas, bairros pitorescos, ruelas e praças cercadas de curiosidades e construções históricas. Na lista, vale incluir o bairro de Top Chania, Splatzia e a Daliani Street.
- Tabakaria: este bairro fantasma tem tanta história para contar, que faz toda a diferença inclui-lo em seu roteiro. O antigo complexo de fábricas de couro foi construído longe do centro da cidade para que o cheiro não incomodasse os habitantes. Poucos comerciantes ainda continuam por lá, e isso garante uma atmosfera completamente diferente (e curiosa) do restante da cidade.
- Museu Arqueológico e Museu Marítimo de Creta: assim como Agios Nikolaos, Chania também possui esses dois importantes museus que relatam a história local, principalmente a grande influência comercial que o mar trouxe para os cretenses.
+ Confira passeios incríveis para fazer durante sua estadia em Creta
Viagem para Creta: o que conhecer em Rethymnon
De todas as cidades de Creta, Rethymnon é a que mais preserva as características medievais de suas construções, com grande influência veneziana e turca. É um local de atmosfera singular, com ruas exclusivas para pedestres, casas históricas, igrejas, mesquitas e um comércio agitado. Tome nota do que você não pode perder em Rethymnon durante a sua viagem para Creta:
Hospede-se em Rethymnon nos melhores estabelecimentos da cidade
- Porto Veneziano / Fortezza: local ideal para tomar um café e apreciar o cenário – um forte construído em meados de 1.500 que atualmente serve para arrancar suspiros de quem visita a cidade.
- Museu Arqueológico / Folklore and History Museum: o primeiro possui um acervo bem menor que o museu de Chania, mas que tem bastante importância para Creta – lá eles narram a história local a partir dos períodos Neolítico e Romano. Já o segundo possui mais de 5 mil itens que também contemplam a história de seu povo, por intermédio de fotografias, artesanatos, entre outras curiosidades.
- Tour pelo centro histórico: contemple construções incríveis, atrações e lojinhas durante o passeio, como a fonte Rimondi, a rua Souliou, a mesquita Neratze e a galeria Centre for Byzantine Art.
- Laiki Open Market: acontece às quintas e sábados próximo à marina, e por lá você encontrará todos os tipos de artesanatos feitos por moradores da região.
- Praias de Rethymnon: as que oferecem toda infraestrutura turística são Platanias, Adelianos Kampos, Panormos e Balí. Mas se a ideia é curtir as melhores praias de Creta, aposte na Agia Galini, Rodakino, Preveli e Plakias.
- Monastério Arkadi: localizado a 23km da cidade, esta construção datada de 1597 no estilo renascentista foi o principal refúgio dos cretenses durante a invasão dos turcos-otomanos, e se tornou um símbolo da resistência.
O que conhecer em Heraklion
A capital de Creta não podia ficar de fora dessa lista, até mesmo porque muita da história da ilha está concentrada por ali. É por Heraklion que os turistas chegam, e antigamente era onde tudo costumava acontecer – por isso, os muros medievais do forte impressionam por sua magnitude. Para fechar a tour por Creta, confira a lista de atrações que você não pode perder em sua capital:
- Forte Rocca Al Mare: o local que servia como segurança da cidade e prisão, hoje é um dos cartões postais de Creta, com barcos colorindo o cenário medieval de encontro com o mar.
- Rua 25 de Agosto: esta rua não é aberta para carros, portanto, é perfeita para passear distraidamente para conferir as lojas e as construções históricas, como a Loggia, que já foi um clube da alta sociedade, a Catedral Saint Titus e a Basílica de San Marco, esta última construída no século XIII, e que abriga a Municipal Art Gallery, e a Lion Square, o ponto final da Rua 25 de Agosto, cheia de restaurantes e cafeterias.
- Museu Arqueológico / Museu Histórico de Creta: parada obrigatória para conhecer mais da história da ilha, com centenas de artigos que narram a história da civilização mais antiga da Europa.
- Market Street / Bembo Fountain: ponto de encontro dos locais, ideal para conhecer um pouco mais dos costumes da região. A fonte em estilo veneziano, a mais antiga da ilha, rende belíssimas fotos.
- Palácio de Knossos: a principal atração de Creta é também o sitio arqueológico mais importante da Ilha. Descoberta durante escavações iniciadas em 1.900, diversos artigos foram encontrados durante o processo, e que tornaram possível descobrir mais do que foi a sociedade cretense durante a Idade do Bronze. O famoso labirinto de Minotauro fica nos subsolos desta construção.
Encontre as melhores hospedagens na capital de Creta
Como chegar em Creta
Se você estiver planejando uma viagem de Atenas para Creta, há algumas opções de transporte, seja por avião ou ferry.
- Avião: A maneira mais rápida de chegar a Creta a partir de Atenas é de avião. O voo entre o Aeroporto Internacional de Atenas (ATH) e os dois aeroportos principais de Creta (Heraclião – HER ou Chania – CHQ) dura aproximadamente 1 hora. Existem várias companhias que oferecem voos frequentes, como Aegean Airlines, Olympic Air e Ryanair. Esse método é ideal para quem tem menos tempo, já que as passagens aéreas costumam ser acessíveis, especialmente se compradas com antecedência.
- Ferry: Para aqueles que preferem uma experiência mais tranquila e querem apreciar as belas paisagens do Mar Egeu, viajar de ferry é uma excelente opção. Os ferries partem de Pireu, o porto principal de Atenas, que está a cerca de 20 minutos de carro do centro da cidade ou facilmente acessível pelo metrô. As travessias podem durar entre 6 e 9 horas, dependendo da embarcação e da rota escolhida. As principais empresas de ferry incluem Minoan Lines, Blue Star Ferries e Anek Lines, com destinos que chegam tanto a Heraclião quanto a Chania.
Lembre-se de verificar os horários e disponibilidade de ambos os meios de transporte com antecedência, já que as opções podem variar dependendo da época do ano.