O que será que está tocando em Paris nesse exato momento? E na Tunísia? Ou em Tóquio? Você descobre facilmente no Radio Garden, um mapa interativo que reúne estações de rádio de diversos países, oferecendo uma viagem musical embalada por novas frequências, línguas e culturas.

Com os serviços de streaming bombando o tempo inteiro, muita gente passou a ouvir podcasts ao invés de acompanhar estações de rádio. Acontece que com a maravilhosa conexão a internet a gente pode expandir o alcance das ondas sonoras, proporcionando uma interessante jornada de descobertas por meio do antigo meio de comunicação.

No Radio Garden, que tem o formato de um globo terrestre, estão reunidas quase 8 mil estações de rádio mundiais, que podem ser ouvidas em tempo real. Tem de tudo: de programas de entrevistas a noticiários; de música étnica a k-pop. Não há mais barreiras entre som e espaço!

Além de conhecer artistas e estilos musicais nunca ouvidos antes, essa é também uma oportunidade de ouvir sotaques, jingles, anúncios, reportagens…coisas que dão uma profundidade e proximidade muito maiores do que simplesmente jogar um nome no app de streaming favorito.

Foto: reprodução

Para visitar um país ou cidade específica, basta arrastar o mapa com o dedo ou o mouse do computador. Os pontinhos verdes sinalizam as rádios ativas em cada região. Uma caixa de buscas também auxilia na tarefa. Caso o usuário tenha gostado de alguma estação de rádio, pode marcá-la com um coração e assim personaliza as próprias escolhas em seus favoritos.

Quem acessa pelo computador pode checar as informações de maneira mais completa. Na barra lateral, ao digitar o nome de uma cidade, o usuário tem acesso a uma lista de principais rádios, com sugestões das mais populares tanto na cidade quanto no país em questão. Além disso o site indica as rádios dos arredores.

Ao clicar em cima do nome da rádio também é possível acessar o site oficial, compartilhar nas redes sociais ou descobrir onde exatamente ela está no mapa, assim também fica mais fácil visitar as rádios “vizinhas”.

São muitas possibilidades de viajar na música internacional. Em Almada, que faz parte da área metropolitana de Lisboa, descobrimos a Rádio Ophelia, que durante a noite traz uma seleção de música eletrônica e rap português de ótima qualidade.

Fugindo das músicas mainstream, a rádio Free Brooklyn de Nova York é uma boa opção para encontrar novos artistas. Eles também apresentam podcasts e programas.

Para quem estuda francês, uma boa dica é sintonizar estações de rádio que sejam menos musicais e com mais conteúdo, como acontece na France Culture, localizada em Paris. Bate-papos sobre atualidades e cultura embalam a programação.

O desempenho do site é ótimo, praticamente sem falhas nas transmissões. Às vezes o som simplesmente para devido ao sinal interrompido. Mas basta acessar o Radio Garden novamente para que a rádio volte a ser sintonizada.

A iniciativa foi lançada em 2016 pelas companhias alemãs Studio Puckey e Studio Moniker, junto ao Institute for Sound and Vision, da Holanda.

Pronto para explorar o mundo musical? Sintonize a sua rádio clicando aqui!!

Foto: reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.