Uma viagem de carro pela Itália é o sonho de muitos viajantes. Paisagens maravilhosas, com estradas seguras que inspiram qualquer motorista, e destinos que enriquecem não só as nossas memórias, mas também o nosso conhecimento cultural e histórico são algumas das milhares de recompensas que este tipo de experiência nos oferece.

E é neste artigo que iniciaremos uma jornada de construção dos roteiros de viagem de carro pela Itália para diferentes destinos: cidades que podem ser incluídas no percurso, atrações em cada parada para curtir, tempo de viagem entre um ponto a outro, entre outras informações que deixarão a sua aventura ainda mais completa!

Antes de tudo você precisa chegar até lá certo? Pesquise aqui passagem aérea para a Itália

Viagem de carro pela Itália – trafegando pelas estradas

Não há muitos segredos quanto as leis de trânsito na Itália, mas uma coisa é certa – elas são seguidas à risca. Isso porque quem tenta dar um “jeitinho” ou acaba infringindo alguma regra mesmo que sem querer, é multado sem dó. Um exemplo disso são os radares espalhados pelas estradas: eles não são sinalizados justamente para você não ultrapassar os limites de velocidade em nenhum trecho sequer. Nas cidades o limite de velocidade é de 50 km/h, já nas rodovias o permitido é 100 km/h e nas autoestradas 130 km/h. Outra regra básica é a utilização dos faróis baixos nas autoestradas de duas pistas – a multa certamente chegará para você caso trafegar com eles desligados.

Algo muito semelhante com nossas regras aqui do Brasil é o tráfego por faixa. A pista da direita é destinada para caminhões e veículos com baixa velocidade, e para ultrapassar, utilize somente a faixa da esquerda.

Quanto aos pedágios, – uma das principais dúvidas de viajantes motorizados – funciona da seguinte forma: você paga um valor fixo assim que entra na autoestrada, e há ainda o que varia entre a distância percorrida. Você paga tudo junto ao sair daquele da autoestrada daquela região sinalizada. Os pedágios italianos aceitam dinheiro ou cartão, ou até mesmo o Telepass, um sistema de passe livre (igual ao Sem Parar no Brasil) oferecido pela própria locadora, e que pode ser devidamente pago ao final de sua viagem, quando devolver o carro, em seu cartão de crédito.

Pesquise aqui o aluguel do seu carro na Itália

Viagem de carro pela Itália: Milão – Turim – Gênova

viagem de carro pela Itália

Foto: Wikimedia Commons

Uma viagem de carro pela Itália pode ser iniciada de diferentes pontos do país, mas quem chega pelo aeroporto de Milão já pode começar por ali sem perder tempo. A capital do design é recheada de atrações históricas que não podem ser deixadas de fora do roteiro, e 3 dias são suficientes para aproveitar bem do que a cidade tem a oferecer.

Principais atrações em Milão

  • Catedral de Duomo: ir para Milão e não conhecer a catedral mais famosa da Europa é praticamente um pecado, já que o coração da cidade ganha um enorme destaque com a imponente construção histórica. Seja em uma visita rápida ou em um tour completo, vale a visita.

Encontre as melhores hospedagens em Milão

  • Caminhada pelo centro histórico da cidade: os amantes de arquitetura e design vão se esbaldar em uma caminhada sem pressa por Milão, para conhecer as principais construções. Mas o passeio precisa ser feito sem pressa, para não perder cada detalhe!
  • Cruzeiro por Como, Lugano e Bellagio: Se o tempo de viagem permitir, que tal incluir um breve cruzeiro pelos Alpes italiano e suíço em apenas 11 horas? É uma ótima forma de começar bem a viagem, não acha?
  • Passeio de Barco nos Canais de Navigli: Esse passeio de 45 minutos é uma verdadeira viagem no tempo – você conhecerá diversos pontos históricos de Milão com audioguia e português.

Alugando um carro em Milão

Depois de aproveitar a cidade de Milão, é hora de alugar um carro e partir para a estrada e começar de fato a sua viagem de carro pela Itália. Para isso, é necessário que você tenha um cartão de crédito com limite disponível com o valor total do aluguel, uma PID (Permissão Internacional para Dirigir), que é emitida pelo Detran do seu estado, e sua habilitação original brasileira. Quanto ao modelo de carro escolhido, pode ser o que melhor atender o seu custo-benefício desejado, já que as estradas italianas são muito boas, com ótima pavimentação.

Ah! Não se esqueça de levar os seus documentos originais para a retirada do carro na locadora, ok?

Para maior comodidade durante a sua viagem, o ideal é você garantir um chip para obter internet livre em seu celular. Assim você utiliza o Waze ou o Google Maps durante todo o percurso sem maiores dores de cabeça. Você pode adquirir um chip no Brasil mesmo, em empresas especializadas, ou quando chegar em território italiano.

De Milão para Turim

A viagem de Milão para Turim é tranquila – são apenas 142,1 km percorridos em 1h46min pela via A4. Há 6 pedágios em todo o percurso, que somam cerca de 43€. O trajeto inclui diversas rotas restritas, que são apontadas no Waze, portanto, informe-se quanto aos horários e acessos de acordo com o dia e horário da sua viagem.

Para curtir ao máximo de Turim é recomendável você reservar 3 dias da sua viagem. A cidade é popular não só por sua arquitetura histórica, mas também por sua rica gastronomia e eventos artísticos.

Encontre as melhores acomodações em Turim

Principais atrações em Turim

  • Se apaixone pela Mole Antonelliana: O símbolo de Turim possui 167,5 m de altura e impressiona por sua imponência, pois é avistada de diversos pontos diferentes da cidade. A construção abriga os museus do Ressurgimento Italiano e do Cinema, além de um elevador panorâmico que te oferece a melhor vista da cidade.
  • Piazza Castello (foto): Um verdadeiro museu a céu aberto de construções medievais, renascentistas e barrocos, e que também concentra grande parte das atrações populares de Turim – o Palácio Real, o Museu de Arte Antiga dentro do Palazzo Madama e a catedral com a cópia do Santo Sudário.
  • Museu Egípcio de Turim: Este é o museu mais antigo do mundo, e só perde em sua importância para o próprio Museu do Cairo. São 3500 artigos arqueológicos espalhados em 10.000m² da Accademia delle Scienze.
  • Basílica de Superga: Outra parada obrigatória para quem não quer perder uma construção histórica importante da cidade. É lá que estão as tumbas da família real dos Saboia, em um edifício de estilo barroco assinado por Filippo Juvarra.
  • Museu do Automóvel: Turim também se tornou popular por ser o berço da marca Fiat, então nada mais justo conhecer o Museu do Automóvel da cidade. O acervo apresenta uma verdadeira linha do tempo, desde as primeiras criações e modelos comercializados até os modernos carros de Fórmula 1.

De Turim para Genova

Seguindo viagem para dentro da região noroeste da Itália, o viajante que sair de Turim rumo a Genova não irá se arrepender. São apenas 171km de distância entre as duas cidades – um pouco mais de 2 horas de percurso de carro, e a soma dos pedágios gira em torno de 40€.

Genova é um marco histórico italiano, além de oferecer o melhor das belezas naturais do país. Portanto, para curtir ao máximo a cidade, 3 ou 4 dias são suficientes para explorar as principais atrações.

Encontre as melhores hospedagens em Genova

Principais atrações em Genova

  • Porto Antico de Gênova: Um dos principais pontos turísticos da cidade, o porto garante um dia agradável não só para você apreciar a paisagem, mas também para aproveitar o que a região tem a oferecer – restaurantes incríveis, barcos de diferentes tipos, incluindo os históricos e atrações culturais, como o Museu Nacional da Antártida e a Biosfera.
  • Tour por Genova: Este passeio inclui diferentes modalidades, que vão desde o tour privado, de tuk tuk, de ônibus, de bicicleta elétrica até segway! Os percursos podem variar entre o centro da cidade, o lado oculto de Genova e os dois juntos, incluindo o porto, a Piazza di Ferrari, alguns bairros importantes e edifícios históricos.
  • Tour gastronômica: Além de provar a deliciosa culinária local, este tour inclui outras surpresas durante o percursos, incluindo as construções mais impressionantes do centro da cidade. Diversas lojas e barraquinhas típicas são incluídas no itinerário, com guia em inglês, e começa no monumento Garibaldi, terminando no palácio Ducal.
  • Museo Palazzo Reale: Aqui você conhecerá a história de diversos aristocratas locais, conhecendo toda a decoração do palácio, enriquecida por tapeçarias, artigos de decoração e móveis históricos.
  • Spinata Castelletto: Nos dias mais ensolarados, o local oferece o melhor cenário de Genova, pois trata-se da região mais alta da cidade. Todas as cores da região oferecem as melhores fotos para recordação.
  • Casa de Cristóvão Colombo: Uma exposição com diversos pertences do explorador genovês, espalhados pelos dois andares do edifício. A visita é feita com um guia, que deixa o passeio ainda mais enriquecido de história.
  • Porta Soprana: Uma das entradas de Gênova com arquitetura medieval impressiona por sua estrutura de pedra e design intacto. Ao subir na torre você se depara com uma vista impressionante da cidade.
  • Bate e volta para Portofino: Que tal aproveitar a viagem para incluir a belíssima cidade de Portofino no itinerário? São só 46km de distância que separam você dessa oportunidade de conhecer a Piazetta di Portofino, a Chiesa di San Martino e di San Giorgio e apreciar a orla da praia com todas as suas cores presentes nas construções do entorno.

Cidades próximas que merecem a sua visita

Falando em cidades próximas, por todo o itinerário entre Milão, Turim e Genova há inúmeras opções para fazer aquela paradinha, ou adicionar um dia de visita para apreciar diferentes atrações. Veja quais são elas:

Asti

Localizada entre Turim e Genova, Asti possui pouca movimentação turística – um prato cheio para o viajante que busca por um local mais sossegado, e que ainda apresenta características históricas impressionantes. A cidade é marcada por sua arquitetura medieval e a enogastronomia, portanto, aproveite para escolher a dedo um restaurante para usufruir de uma inesquecível refeição.

O centro histórico é onde fica concentrada as principais atrações de Asti: já na Piazza Vittorio Alfieri, basta um giro sem sair do lugar para ver os mais surpreendentes edifícios. Não deixe de visitar também o Palazzo Alfieri, caso você passe por lá no final de semana, e aprecie sem moderação os jardins e salas da atração. Asti também é recheada de torres que merecem a sua atenção: Troyana, del Comentini, Torre de Regibus e Rossa di San Secondo e a da Catedral de Santa Maria Assunta são os nomes que devem ser incluídos neste roteiro. Uma das igrejas góticas mais antigas da cidade, a Igreja Colegiada de San Secondo, surpreende por sua arquitetura, mas a mais famosa mesmo é a Catedral de Santa Maria Assunta, que recebeu diversas reconstruções ao longo de 700 anos.

Alba

Logo ao lado de Asti tem Alba, que além dos vinhos, também é conhecida por suas trufas brancas (em outubro acontece uma feira na cidade onde você poderá garantir pelo menos um pouco dessa iguaria). E como se não bastasse essa viagem ser regada a vinho e trufa, há ainda um terceiro fator que te convencerá a passar por Alba: é lá que fica a fábrica da Ferrero, famosa por seu bombom Ferrero Rocher e também pela Nutella.

Erguida na época da Roma Antiga, Alba também possui as mesmas características medievais da vizinha Asti, mas com uma dinâmica totalmente diferente: os restaurantes ficam abertos somente durante o horário do almoço e do jantar, e algumas atrações ficam abertas em horários diferenciados.

Mas o forte mesmo de Alba são as plantações: tanto fazendas de avelãs como os vinhedos oferecem uma programação perfeita para uma passada breve na cidade.

Cinque Terre

Se o seu bate e volta para Portofino lhe encorajar, que tal esticar um pouquinho mais essa aventura até Cinque Terre? O conjunto de 5 vilas de pescadores centenária é um dos destinos mais populares de uma viagem de carro pela Itália que fica na Riviera Italiana, e fica bem perto de Toscana. E tome nota desses nomes: Monterosso al Mare, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomagiore são as 5 vilas pertencentes a este parque nacional que se tornou Patrimônio Histórico pela UNESCO em 1997, e cada uma delas possui um charme único:

  • Monterosso Al Mare: é a maior das vilas, mas que tem a maior orla privatizada pelos bares e hotéis da região. Ela é bem badalada, ideal para quem procura mais agito.
  • Vernazza: suas vielas estreitas e os restaurantes com vista para o mar dão aquele toque especial à viagem – uma coisa mais intimista e romântica, perfeita para casais em busca de um climinha perfeito.
  • Corniglia: é a vila mais alta de Cinque Terre, e portanto, é a que oferece a vista mais linda de todo o conjunto.
  • Manarola: é onde o viajante consegue explorar melhor do comércio e costumes da região, mas que o mar não é tão convidativo assim pela sujeira.
  • Riomaggiore: talvez seja a mais intimista das 5 vilas, com uma praia pequena, becos secretos e diversas escadarias.

Por ser uma região de difícil acesso, vale deixar o aviso: Cinque Terre não é uma área muito preparada para circular de carro. Os estacionamentos não são baratos, e é bem difícil encontrar vaga livre na rua, mas também não é impossível. Se a viagem até lá for somente um bate e volta, vale a pena deixar o carro no estacionamento e circular pelas vilas de trem ou barco, pela comodidade (já que voltar de trem depois de um dia na praia não é muito confortável). Se a ideia é prolongar a estadia por alguns dias, o ideal é chegar até lá de trem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.