Quem gosta de natureza e busca um passeio diferente nos arredores de Nápoles, com certeza vai se encantar pelas belezas do Monte Vesúvio, localizado no Parco Nazionale del Vesuvio.

No ano 79, o vulcão Vesúvio devastou as cidades italianas de Pompéia e Herculano. A erupção foi tão catastrófica que o vulcão espalhou uma nuvem mortal de fumaça, cinzas e pedras a mais de 30 quilômetros de altura — sem contar nas toneladas de lava para todos os lados!

Quem visita a região pode ir até as cidades de Pompéia e Herculano, consideradas dois dos sítios arqueológicos mais importantes do mundo, andar pelas ruínas e ver o que sobrou das construções após a erupção do Vesúvio. Centenas de anos após essa tragédia, o Parco Nazionale del Vesuvio foi criado, permitindo que visitantes subam até o topo da cratera para observar o vulcão.

Procurando dicas de hospedagem em Nápoles? Acesse nosso site!

Ele está apenas dormindo

Isso mesmo! O vulcão Vesúvio ainda está ativo, talvez por isso muita gente tenha o fascínio de fazer a caminhada e ver de perto as fumaças saindo das rochas. Pode parecer um passeio de pessoas sem juízo, mas tudo está sob controle e você pode fazer o passeio sem medo. Os especialistas do Observatório Vesuviano monitoram constantemente o vulcão e qualquer atividade sísmica.

Rumo ao topo da cratera

O Parco Nazionale del Vesuvio abre todos os dias. No verão, o horário vai dar 9h30 às 18h30. Você compra o bilhete por 10 euros antes da entrada oficial do parque, que fica a 500 metros de distância da bilheteria.

A distância a ser percorrida a partir da entrada do parque até a cratera é de aproximadamente 800 metros. A caminhada até o topo é para todas as pessoas. Você vai encontrar casais de idosos, pais com filhos pequenos e até com as crianças no colo fazendo o caminho.

É para todas as idades
A trilha é bem inclinada

Mas não subestime esse trecho curto, tentando ir rápido demais. Isso porque, durante o caminho, você vai encontrar trechos com inclinação, pedras e areias que deixam tudo mais escorregadio.

A trilha é toda cercada com corrimãos de madeira. Isso te dá um pouco mais de segurança e até conforto (para se segurar e fazer algumas pausas). Se o tempo estiver bom, é possível parar e admirar a paisagem durante a subida. Você tem uma visão privilegiada do mar e das cidades ao redor.

Não subestime a distância curta
É um zig-zag pelo caminho
Quando você acha que chegou, tem mais subida!
Subindo a montanha, sem fazer manha!

Paredões cobertos com vegetação também emolduram o cenário, deixando o visual ainda mais incrível. Mas não fique triste se alguma nuvem surgir e encobrir a vista. Você estará a uma altitude de 1.281 metros acima no nível do mar. É relativamente comum isso acontecer, mas as nuvens não ficarão por lá durante todo o dia e desaparecem rapidinho, principalmente se você estiver fazendo seu passeio durante a tarde.

Nem as nuvens tiram a beleza do paredão verde
Se o tempo colaborar, a vista vale a pena

Na cratera do vulcão Vesúvio: o esforço vale a pena

Foto nenhuma consegue enquadrar ou reproduzir a grandiosidade da cratera do vulcão Vesúvio, que tem 600 metros de diâmetro e 300 metros de profundidade. Você vai conseguir ver a fumaça saindo lentamente por entre as rochas e sentir aquele cheiro característico de enxofre pelo ar.

Ao vivo é surpreendente
No topo da cratera do Vesúvio
Foto nenhuma retrata a imensidão que é aqui em cima
O Vesúvio está apenas dormindo

Ande em volta da cratera, mas siga as recomendações das placas de segurança e nem pense em tentar subir em alguma rocha. Em cada parte que chegar, você terá uma visão diferente da cratera. Aproveite para fazer muitas fotos e registrar esse momento.

Dicas gerais para quem vai visitar o Vesúvio

Confira algumas dicas para tornar seu passeio ainda mais interessante:

  • Horário bom para visitar: entre 11h/12h até 15h, isso porque, geralmente, o céu está mais limpo.
  • Com neblina, em alguns momentos, a cratera fica encoberta e você vai precisar esperar as nuvens desaparecerem.
  • De manhã, sem ser no verão, é bem frio lá em cima. Por isso, vale a pena levar um casaco para resistir ao vento.
  • No verão, a temperatura fica muito quente! Vá com roupas leves e esteja com a sua garrafinha de água por perto.
  • Não se esqueça de tênis confortáveis. Você viu que a subida é íngreme e cheia de pedras.
  • Na entrada do parque, você vai observar que o parque aluga bastões que ajudam as pessoas a se apoiar durante a subida. Se você quiser, é só solicitar!
  • O último posto para usar um banheiro é na entrada oficial do parque. A partir do momento que você entrega seu bilhete, não tem mais banheiros públicos para usar.
  • Assim que chegar no topo do vulcão, você vai encontrar pequenos estabelecimentos que vendem bebidas e lembrancinhas.

Como chegar: com ônibus de turismo ou de carro

A estrada até o parque tem muitas curvas, mas é linda

Quem está nos arredores de Nápoles tem duas formas de chegar até o Vesúvio. A primeira é ir com um ônibus de turismo. Esses ônibus são encontrados em vários lugares, como hotéis e também empresas especializadas.

Pergunte na recepção do seu hotel para ver qual empresa eles indicam (geralmente, eles te buscam e trazem novamente na porta do hotel). Se preferir, você pode entrar em contato com empresas de turismo que fazem o translado.

Confira dica de viagem diurna ao Monte Vesúvio e Pompéia saindo de Nápoles.

A segunda opção é ir com um carro alugado. Para quem vai com um automóvel, é bom saber que:

  • O GPS funciona perfeitamente! Basta traçar o destino como Parco Nazionale del Vesuvio que você chega sem transtornos até lá.
  • Você vai deixar seu carro em um estacionamento pago que custa 5 euros. Você vai parar seu o carro em fila, um atrás do outro. Quanto mais gente tiver, mais longe seu carro vai ficar do começo da trilha.
  • Saindo do estacionamento tem um táxi que custa 2 euros e dá direito a ida e a volta. Ele leva as pessoas até a bilheteria do parque. Em média, a cada 15 minutos um novo táxi sobe e desce.
  • Quem não quiser pegar um táxi pode fazer o trajeto todo a pé. São 3km de subida em uma estrada asfaltada, mas estreita, até a bilheteria, ok?

Confira valores de aluguéis de carros.

E aí, partiu fazer essa aventura em terras italianas? Para pesquisar passagens aéreas para a Itália, use nosso buscador de passagens baratas e economize!

Texto e fotos por: Andressa Xavier Pellanda

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.