As férias de inverno estão se aproximando no hemisfério sul e, com elas, abre temporada a estação com maior área esquiável da América do Sul, o Valle Nevado Ski Resort. Pensando nos brasileiros que vão visitar o complexo pela primeira vez, seja para passar o dia a partir de Santiago, seja para ficar hospedado em um de seus três hotéis, o Valle listou algumas dicas para aproveitar tudo ao máximo e evitar imprevistos.

1-Transporte

Mesmo bem próximo a Santiago, cerca de 46 km do centro da capital chilena, o caminho até o Valle Nevado requer cuidado. A estrada é estreita e cheia de curvas sinuosas. Ao todo, são mais de sessenta curvas. Para quem não está acostumado com o trajeto e nem possui habilidade em dirigir na neve, o recomendado é contratar algum sistema de transfer – privado ou excursão.

Partiu, Santiago? Encontre passagens áreas aqui com os melhores preços!

2- Roupas apropriadas

Incluir na mala peças adequadas para temperatura abaixo de zero é importante para conseguir aproveitar cada momento no Valle Nevado. O ideal é vestir-se em camadas, com segunda pele térmica, agasalhos e calças impermeáveis. Para qualquer eventualidade, há lojas no resort onde é possível alugar calças, jaquetas, luvas e capacetes, além de uma charmosa ruazinha de pedestres com lojas das principais marcas especializadas em frio e neve. Para não congelar os pés, prefira um calçado impermeável também, já que a neve acaba molhando. Gorro, cachecol, luvas e óculos com proteção UVA/UVB são indispensáveis, pois a luz do sol refletida na neve potencializa o efeito dos raios solares, podendo prejudicar a visão e queimar a pele.

3- Cuidados básicos

Principalmente por conta da luz refletida na neve queimando a pele, aceite aquela velha recomendação dos dermatologistas sobre o uso de protetor solar todos os dias e lembre-se também do protetor labial e do hidratante. Fazendo o básico, você evita queimaduras e o ressecamento da pele. Além disso, não esqueça de tomar muita água, evitar refeições pesadas e nunca sair com o cabelo molhado. Sua saúde agradece! Para os prevenidos de plantão, vale incluir analgésicos, umidificantes nasais e pomadas para dor muscular.

4- Adaptação de altitude

O Valle Nevado está em um dos pontos mais altos da Cordilheira dos Andes, a mais de três mil metros acima do nível do mar – sendo que muitas das pistas estão ainda mais acima. Algumas dicas para amenizar os efeitos dessa mudança são: respirar fundo e mais vezes, já que nosso corpo costuma ficar cansado mais rápido; beber bastante água, no mínimo 3 litros por dia, pois em altitudes mais elevadas o ar tende a ser bastante seco; evitar alimentos pesados e não exagerar nas bebidas alcoólicas. Alguns medicamentos podem ser encontrados nas farmácias do Chile para prevenir o mal-estar, mas não os tome sem a recomendação de seu médico.

5- Equipamentos

É de extrema importância a utilização do capacete durante a prática de esqui ou snowboard, pois mesmo que a pista não ofereça muito risco, o acessório pode diminuir as consequências para a cabeça decorrentes de quedas ou acidentes que possam ocorrer. A bota e o esqui também devem ser adequados ao seu tamanho para evitar torções no pé ou desconforto. Os especialistas das lojas de aluguel de equipamentos do Valle Nevado vão escolher o conjunto ideal para cada pessoa, considerando também o nível de experiência de cada esquiador.

6- Reconhecimento de terreno

Fazer o reconhecimento das mais de 40 pistas da estação antes de sair esquiando montanha abaixo é a melhor opção mesmo que você tenha um pouco de prática ou esteja na companhia de alguém com mais experiência. O Valle Nevado oferece aulas para todos os níveis – particulares ou coletivas – e os valores podem ser consultados no site oficial da estação ou diretamente na Escola de Neve. Consulte o mapa de pistas antes de partir para a aventura!

7- Seja prudente

Esquie somente em pistas habilitadas para o seu nível. As pistas do Valle Nevado são divididas e identificadas por cores, sendo as verdes as mais fáceis, as azuis de nível intermediário, e as vermelhas e pretas, as mais difíceis. Na dúvida, consulte as sinalizações ou converse com o seu instrutor. Para esta temporada, toda a sinalização da estação será renovada, garantindo melhor comunicação para todos.

8- Acidentes acontecem

Conselho de mãe não se pode dispensar, certo? Então, é melhor prevenir do que remediar mesmo! É recomendável comprar seguro-saúde para qualquer viagem, mais ainda se você vai praticar esportes. A neve é fofa e uma clínica particular totalmente equipada está à disposição de quem visita o Valle Nevado, mas, para evitar surpresas, é essencial, caso você queira praticar esqui ou snowboard, contratar um seguro que contemple cobertura para esportes. E não importa se você vai esquiar pela primeira vez ou já é um profissional. Previna-se!

9- Tire muitas fotos!

Antes de ir para as pistas, tenha certeza de que sua câmera e/ou seu celular estejam com a bateria carregada e tome todos os cuidados necessários para ter muita história para contar na volta para casa. Não esqueça de incluir a hashtag #vallenevado em suas fotos das redes sociais!

Reservas:

Telefone: 0800 892 1047 | E-mail: reservas@vallenevado.com | Site: http://www.vallenevado.com/pt/ | App: iOS ou Android | Tour operadores brasileiros credenciados

Sobre o Valle Nevado – principal resort de esqui da América do Sul, com a maior quantidade e variedade de pistas, o mais moderno sistema de teleféricos, opções fora-de-pista e heli-ski. Está localizado a apenas 90 minutos do Aeroporto Internacional de Santiago, no Chile, e a mais de 3 mil metros de altitude, na espetacular Cordilheira dos Andes, a segunda cadeia de montanhas mais alta do mundo. O Valle Nevado é a base de três hotéis confortáveis e modernos, vendidos em pacotes de esqui que incluem hospedagem, bilhetes para os teleféricos e meia pensão. Apartamentos independentes em condomínios também estão disponíveis. O complexo Valle Nevado oferece aos hóspedes uma experiência completa, incluindo boutiques, seis restaurantes, um spa e fitness center, cinema, biblioteca, bares e lounges, um bar com música ao vivo, centro de entretenimento esportivo e vistas deslumbrantes da magnífica Cordilheira em todas as direções. Acompanhe: vallenevado.com/pt | Facebook | Instagram | Twitter | Vimeo

Texto e fotos enviados por B4Tcomm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *