Já pensou em caminhar entre colinas enormes e coloridas no meio do deserto? Esse é o passeio Valle del Arcoiris no Deserto do Atacama! O Vale do Arco Íris é um lugar para deslumbrar as diversas cores formadas pela própria natureza.

Passeio Valle del Arcoiris

Como é um passeio tranquilo e a altitude não é muito alta, o pessoal da agência Do Brasil para o Mundo, agendou como o nosso primeiro passeio no Deserto do Atacama. A van veio nos buscar logo pela manhã em nossa hospedagem, de lá partimos para 90 quilômetros de estrada, uma parte trecho asfaltado e outra de estrada bem cheia de pedras (aliás foi a estrada mais tensa que vimos no Atacama, se você pretende ir por conta própria, aqui vai bem um carro 4×4!).

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Quanto custa Viajar (@quantocustaviajar) em

No deserto a noite costuma esfriar, então ainda logo cedo as temperaturas são mais baixas, lembre-se de ir agasalhado! Ao longo do passeio, com a caminhada e o sol subindo ainda mais, as temperaturas ficam mais gostosas.

Pesquise aqui sua passagem aérea para Calama, cidade mais próxima do Deserto do Atacama com aeroporto!

Chegando no passeio, tivemos um delicioso café da manhã oferecido pelo tour. No café da manhã já tivemos explicações da nossa guia Marta sobre o Valle del Arcoiris. As cores presentes nas rochas – verde, branco, vermelho- são resultados de diversos materiais que estão ali no local que foi formado há milhões de anos por conta do movimento das placas tectônicas.

Foto: Equipe Quanto Custa Viajar

O passeio do Vale do Arco Íris é uma caminhada tranquila pelo vale, observando as rochas e suas cores. Rende lindas fotografias pois realmente o contraste das cores das colinas com o céu azul sem nuvens é maravilhoso!

Foto: Equipe Quanto Custa Viajar

Hierbas Buenas

Depois da caminhada pelo Valle del Arcoiris, voltamos para a van do tour que nos levou até Hierbas Buenas, um sítio arqueológico onde encontramos diversos petróglifos, desenhos nas pedras, feito há muitos anos por caravanas que passavam pelo local e se refugiavam ali para descansar e trocar mercadoria com outros povos.

Foto: Equipe Quanto Custa Viajar

Os desenhos são bem nítidos e há muitas representações de Guanacos e Vicunhas, camelos selvagens típicos da região (há também Alpacas e Lhamas na região, porém elas são domesticadas e não selvagens).

Ficamos sabendo que o passeio do Vale do Arco Íris não é muito conhecido, são poucos os viajantes que optam por esse tour em uma viagem para o Deserto do Atacama. Como nós ficamos 8 dias por lá, fizemos todos os passeios (menos subir em vulcão rs…) e achamos o Valle Del Arcoiris um local muito bonito e gostoso para começar uma aventura pelo deserto! Por ser um passeio tranquilo, é ótimo para a aclimatação com a altitude de San Pedro de Atacama e de outros passeios que podem ultrapassar 4 mil metros de altitude!

Confira os custos de hospedagem em San Pedro do Atacama.

Foto: Equipe Quanto Custa Viajar

O que levar e o que vestir

Para esse passeio é recomendado levar um boné, óculos de sol, protetor solar e claro, a garrafa de água que é amiga inseparável em uma viagem para o Deserto do Atacama. Se você fizer o passeio logo cedo como nós, vá de calça, um bom tênis ou bota para caminhada e um casaco quentinho que seja tranquilo de guardar depois se esquentar!

Nós sempre levávamos uma mochila para os passeios, assim conseguíamos guardar tudo sem problemas 🙂

Mais dicas sobre o passeio

Apenas em Hierbas Buenas há banheiro, então programe-se para não passar apuros (principalmente as mulheres rs…!).

Vimos relatos de passeios que fazem primeiro Hierbas Buenas e depois o Valle del Arcoiris, então a sequência muda conforme a agência.

Foto: Equipe Quanto Custa Viajar

Cuidado ao escolher com quem você irá fazer o tour! Vimos pessoas que foram para passeios onde o café da manhã não passava de Ruffles com suco O.o No nosso tinha pão fresquinho de uma padaria deliciosa de San Pedro de Atacama, café, chás, leite quente, pó de chocolate, queijo, salame…

Como o passeio demora apenas um turno, você pode fazer outro passeio no período da tarde.

É necessário pagar uma taxa de entrada do parque que custa 3000 pesos chilenos por pessoa.

Aproveite para encontrar, observar e tirar fotos de Lhamas e Alpacas que ficam pela região de Hierbas Buenas 🙂

Esse passeio foi feito em parceria com a agência Do Brasil para o Mundo que vende online passeios para o Atacama, onde você pode pagar parcelado e sem IOF, #fikdik

Foto: Equipe Quanto Custa Viajar

Descubra quanto custa viajar para o Deserto do Atacama!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.