Quer conhecer mais um destino mexicano de arrancar suspiros, que tem águas cristalinas e oferece uma experiência um pouco mais privativa que a agitada Cancún? Bora conhecer Tulum, uma cidade paradisíaca no México que tem chamado muita atenção recentemente.

Tulum entrou no radar dos viajantes do mundo todo, que passaram a incluir a cidade em seu roteiro de viagem, já que a cidade fica a apenas 130 km da famosa Cancún ou mesmo estão trocando um destino pelo outro.

Com um perfil um pouco diferenciado do resto da região, Tulum tem o mesmo tipo de praia caribenha de areias brancas, águas calmas, azuladas, limpas, possui belos cenotes para nado e construções históricas, mas as semelhanças param por aí.

Se você gosta de destinos mais rústicos, privativos, sem tanta intervenção humana e praias de perder o fôlego, confira abaixo nosso guia completo sobre Tulum e saiba onde ficar, onde comer, o que levar na mala, a documentação necessária e mais!

Conheça Tulum

A pequena cidade de Tulum começou a ficar conhecida por ser um sítio arqueológico que recebia visitantes que passavam apenas o dia conhecendo suas ruínas e alguns dos cenotes, e depois voltavam para Cancún ou outras cidades da região.

Embora cada vez mais popular e se desenvolvendo, atraindo novos hotéis, restaurantes e lojas, a cidade tem uma infraestrutura mais rústica, simples e sem as mega construções das outras cidades de Quintana Roo.

Apesar disso, o viajante pode esperar hotéis aconchegantes, confortáveis e até bem chiques, respeitando essa proposta mais rústica (inclusive alguns dos hotéis mais caros da região ficam em Tulum).

Para quem busca praias com mar do caribe, calmaria, conexão com a natureza e até um certo tom místico que a cidade carrega, Tulum é o destino ideal para sua viagem.

O que fazer em Tulum

Tulum tem muitas atrações interessantes e cobiçadas para fazer, atraindo viajantes do mundo todo nem que seja para passar o dia no local.

As praias são indispensáveis, mas vamos começar nossa lista do que fazer falando sobre as Ruínas Maias no sítio arqueológico de Tulum, principal atração do lugar.

Ruínas Maias

As ruínas são uma das mais conhecidas e visitadas de todo o México (perde nesse quesito para Chichén Itzá, que também fica perto e vale muito a pena conhecer), que ficam a beira-mar, em uma falésia, servindo como um “porto” para as embarcações dos maias.

A visita, especialmente se for guiada, conta um pouco da história do local, dos moradores daquela área e te leva em uma verdadeira viagem no tempo sobre as construções e a rotina que se sabe sobre aquele povo.

Os passeios às ruínas costumam ser bem cansativos, especialmente porque precisa bater bastante perna embaixo do sol, por isso leve água, protetor solar, boné e sombrinha se conseguir.

Praias em Tulum

Depois da parte histórica, é hora de curtir as praias de Tulum! Um ponto curioso sobre esse assunto é que são poucas as praias públicas, a maioria são privativas dos hotéis à beira-mar e outras são de propriedades privadas. A melhor praia pública de Tulum é a Playa Santa Fé.

Se você não estiver nos hotéis que tem praia privativa e não quer ir só conhecer a Playa de Santa Fé, você pode apostar nos famosos clubes de praia, ou beach clubs, que oferecem acesso ao mar, areia, cadeiras, guarda-sol e estrutura completa de restaurante, mas esses tem custo para entrar e também consumo mínimo para permanecer no local.

Cenotes de Tulum

Um programa tão imperdível quanto às ruínas ou as praias, os cenotes de Tulum são super famosos e indispensáveis.

Para quem não conhece, os cenotes são piscinas naturais com águas de rios subterrâneos, geralmente bem geladas, que ficam dentro de cavernas, que pela ação do tempo ou por simplesmente serem assim, tem aberturas ao ar livre permitindo o acesso.

Apesar de ser bem rústico e natural, sempre rola uma estrutura aos arredores, com escada, corrimão e funcionários de alguma empresa monitorando o local, oferecendo também colete salva-vidas (pois é muito fundo mesmo).

Em Tulum, conheça o Gran Cenote, o Cenote Dos Ojos, o Cenotes Casa Tortuga e o Cenote Manatí.

Foto: Flickr/dronepicr

Falando em outras programações, a cidade também possui uma rua principal, a Carretera Tulum-Boca Paila, com comércio e restaurantes que vale a pena bater perna. 

Um ponto turístico super instagramável, que aposto que você já viu algum amigo ou blogueiro fazendo foto é na escultura Ven a la luz que fica no Ahau Hotel.

Encontre aqui atividades para fazer em Tulum e reserve online

Hotéis em Tulum

Tulum tem hospedagens para todos os gostos, vamos te mostrar algumas das opções mais conhecidas da região:

Wakax Hacienda – Cenote & Boutique Hotel: o nome diz tudo, mas este hotel boutique fica imerso na natureza ao lado de um cenote, realmente incrível! Um dos mais bem avaliados da região (e não é o mais caro por sinal), é descrito como um “absoluto sonho” pelos viajantes recentes.

Foto: Booking

Azulik Tulum: cinco estrelas, este hotel é realmente um sonho e é quase indescritível, vamos deixar as fotos para vocês se impressionarem juntos. Com atendimento de celebridades, realmente o lugar só recebe famosos e grandes personalidades.

Foto: Booking

Hotel Ma’xanab Tulum: mais um hotel muito bem avaliado e este pé na areia, o Hotel Ma’xanab é considerado fantástico, com nota 9,1/10, oferece café da manhã e alguns quartos têm vista do mar.

Foto: Booking

Tulum tem uma variedade impressionante de hotéis e pousadas, clicando aqui você confere uma lista completa com mais sugestões.

Onde comer em Tulum

Apesar da pouca estrutura, Tulum tem algumas opções bem interessantes de alimentação e por ter uma pegada mais “natural”, tem vários pratos veganos e vegetarianos no cardápio dos locais.

Não se engane, pois a tradicional comida mexicana ainda é a principal influência do local, assim como os frutos do mar.

Não deixe de conhecer o Taboo (restaurante e beach club), se gosta de comida japonesa o Kokoro Tulum é super indicado e bem avaliado e o Rosa Negra que é um pouco mais sofisticado de comida latino americana.

Quando ir

Tulum é um destino de praia e sol o ano todo, por isso praticamente não tem tempo ruim para conhecer o local. Falamos em praticamente porque em setembro e outubro costuma ser a época de furacões (que também passa por Miami, Orlando e outros lugares da Flórida), mas as ocorrências são bem raras.

Como chegar em Tulum

O aeroporto mais próximo de Tulum é o internacional de Cancún. Uma vez com as passagens compradas para Cancún e chegando na cidade, o viajante pode pegar um ônibus até Tulum ou alugar um carro para completar os 130 km que separam as cidades.

Documentação necessária

Para conhecer Tulum, é a mesma regra do México em geral, por isso será necessário passaporte, comprovantes de vacina em espanhol e o visto mexicano. Se você já tem o visto americano válido, é só apresentar que será válido. 

Caso não tenha, será necessário agendar uma entrevista no consulado do México, em Brasília, São Paulo ou Rio de Janeiro. Os agendamentos são feitos por aqui e custa US$48 por pessoa.

Ainda será necessário preencher a autorização de viagem do governo mexicano alguns dias antes de embarcar.

O que levar na mala

Como vocês perceberam, em Tulum será necessário roupas de banho e roupas para passeios que exigem andar bastante e possivelmente no meio da natureza, então na sua mala esses devem ser os itens essenciais.

Além disso, é uma viagem no exterior, então para evitar dificuldade de comprar remédios específicos e itens que só encontramos no Brasil, considere isso na sua mala de viagem. Não é tipo Estados Unidos que tem uma farmacinha e um Wal-mart em cada esquina, ok?

Prontos para colocar Tulum no roteiro de viagem? Confira passagens promocionais para Cancún e outros destinos do México e do mundo aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.