No Rio de Janeiro, dentro do Parque Nacional da Tijuca, considerada a maior floresta urbana do mundo, fica o Mirante da Cascatinha. Apesar de não ser muito popular, a trilha que leva os visitantes até este ponto garante contato com a natureza e uma vista lindíssima da mata fechada.

A trilha do Mirante do Cascatinha tem 1,2 km de extensão e com aproximadamente 25 minutos de caminhada, chega-se ao deck de madeira. Lá do alto, você consegue observar a Cascatinha Taunay, o Morro do Conde, o Pico da Tijuca e o Andaraí Maior.

Quanto custa viajar para o Rio de Janeiro?

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Roberta Mello 💫 (@roobertamello) em

Passagens aéreas para o Rio: encontre promoções aqui

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Thamires Peixoto 🦋 (@thamires_peixoto) em

Onde ficar hospedada no Rio de Janeiro? Seu hotel ideal está aqui

Como chegar ao Mirante do Cascatinha

Uma boa pedida é ir de carro, subindo a Estrada dos Picos até o Centro de Visitantes, que fica no Recanto dos Pintores — isso porque você consegue parar o veículo neste local, perto do ponto inicial da trilha (poupando uma pernada dentro do parque).

Alugue um carro no Rio de Janeiro para fazer seu passeio

Caminhe pela estrada asfaltada até chegar à placa indicativa para iniciar a trilha, com uma breve escadaria que leva os turistas para o meio da mata.

Existem várias bifurcações ao longo do trajeto, mas tudo é bem sinalizado com placas para você seguir rumo ao Mirante do Cascatinha.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Leandro Colares (@leandrodp) em

10 passeios para fazer com as amigas no Rio de Janeiro

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Casal que Trilha 🌄 (@casalquetrilha2019) em

Confira quais são as melhores praias do Rio de Janeiro

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por 🔰 G A B R I E L P A I V A 🔰 (@paivagabriell_) em

Pertinho do mirante, ainda existe uma trilha curtinha que leva ao Alto do Cruzeiro, um local com valor histórico no Rio de Janeiro, já que foi construído pelos escravos, já que eles não podiam participar das celebrações que aconteciam na Capela Mayrink.

Quem não consegue ir de carro até o Centro de Visitantes pode ir até o Parque Nacional da Tijuca, que fica no bairro de Alto da Boa Vista, de ônibus. As linhas que passam pertinho são a 301, 302 e 345. Neste caso, a caminhada começa no portão de entrada do parque e até a Capela Mayrink.

O trajeto desta maneira é mais puxado, já que será necessário pegar bons trechos de subida, contabilizando uma caminhada somente de ida de pelo menos 1h30.

O que levar na trilha

Ao fazer trilhas em mata fechada, por questões de segurança, vá sempre acompanhada pelo menos com mais uma pessoa. O sinal de celular é instável dentro da floresta, se você torcer o pé ou precisar de alguma ajuda, terá uma companhia junto contigo!

  • Use roupas leves e um tênis bem confortável para caminhar;
  • Leve bastante repelente, principalmente se for caminhar pela manhã;
  • Protetor solar também é importante para não se queimar;
  • Leve uma garrafinha de água para se hidratar;
  • Muitas pessoas levam lanches para fazer piquenique no mirante. Caso opte por isso, recolha seu lixo!

A Cidade Maravilhosa é um destino esplendoroso para uma viagem! Inclusive, aproveite para conferir lugares secretos no Rio de Janeiro para sair da mesmice e tornar sua trip ainda mais legal.

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.